Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação à EaD e às tecnologias educacionais, julgue os itens seguintes.

O nível de ensino mais beneficiado com a EaD em todo o mundo é o ensino fundamental para crianças e adultos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à EaD e às tecnologias educacionais, julgue os itens seguintes.

A EaD, por sua flexibilidade e economia de escala, tem sido utilizada como uma resposta alternativa a desafios políticosociais, econômicos e pedagógicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A direção de uma faculdade municipal, localizada na capital de um estado, constatou que muitos professores da rede pública não tinham qualificação de nível superior. Por esse motivo, para atender à recomendação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) — Lei n.º 9.394/96 —, a direção da instituição decidiu iniciar alguns cursos de formação de professores, por meio de metodologia a distância, e encarregou determinada professora de coordenar o projeto. Essa professora iniciou seu trabalho com uma reflexão acerca das características dos textos que seriam utilizados no material dos cursos para, em seguida, partilhar suas reflexões com os elaboradores desse material.

A partir da situação apresentada e com relação às características do material didático utilizado nos cursos a distância, julgue os itens a seguir.

O texto adequado na EaD muitas vezes tem um caráter parafrástico na medida em que se presta à mediação entre textos acadêmico-científicos e os leitores.

  • C. Certo
  • E. Errado

A direção de uma faculdade municipal, localizada na capital de um estado, constatou que muitos professores da rede pública não tinham qualificação de nível superior. Por esse motivo, para atender à recomendação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) — Lei n.º 9.394/96 —, a direção da instituição decidiu iniciar alguns cursos de formação de professores, por meio de metodologia a distância, e encarregou determinada professora de coordenar o projeto. Essa professora iniciou seu trabalho com uma reflexão acerca das características dos textos que seriam utilizados no material dos cursos para, em seguida, partilhar suas reflexões com os elaboradores desse material.

A partir da situação apresentada e com relação às características do material didático utilizado nos cursos a distância, julgue os itens a seguir.

Na elaboração do material didático para a EaD, recomendase evitar reiterações e repetições para que os leitores não se sintam entediados.

  • C. Certo
  • E. Errado

A direção de uma faculdade municipal, localizada na capital de um estado, constatou que muitos professores da rede pública não tinham qualificação de nível superior. Por esse motivo, para atender à recomendação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) — Lei n.º 9.394/96 —, a direção da instituição decidiu iniciar alguns cursos de formação de professores, por meio de metodologia a distância, e encarregou determinada professora de coordenar o projeto. Essa professora iniciou seu trabalho com uma reflexão acerca das características dos textos que seriam utilizados no material dos cursos para, em seguida, partilhar suas reflexões com os elaboradores desse material.

A partir da situação apresentada e com relação às características do material didático utilizado nos cursos a distância, julgue os itens a seguir.

A elaboração de textos para a EaD tem de partir de pressupostos corretos quanto aos antecedentes socioculturais e sociolingüísticos dos educandos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A direção de uma faculdade municipal, localizada na capital de um estado, constatou que muitos professores da rede pública não tinham qualificação de nível superior. Por esse motivo, para atender à recomendação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) — Lei n.º 9.394/96 —, a direção da instituição decidiu iniciar alguns cursos de formação de professores, por meio de metodologia a distância, e encarregou determinada professora de coordenar o projeto. Essa professora iniciou seu trabalho com uma reflexão acerca das características dos textos que seriam utilizados no material dos cursos para, em seguida, partilhar suas reflexões com os elaboradores desse material.

A partir da situação apresentada e com relação às características do material didático utilizado nos cursos a distância, julgue os itens a seguir.

A educação a distância (EaD) será sempre inferior à educação presencial porque não permite que professores e alunos possam construir significados compartilhados na interação face a face.

  • C. Certo
  • E. Errado

A direção de uma faculdade municipal, localizada na capital de um estado, constatou que muitos professores da rede pública não tinham qualificação de nível superior. Por esse motivo, para atender à recomendação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) — Lei n.º 9.394/96 —, a direção da instituição decidiu iniciar alguns cursos de formação de professores, por meio de metodologia a distância, e encarregou determinada professora de coordenar o projeto. Essa professora iniciou seu trabalho com uma reflexão acerca das características dos textos que seriam utilizados no material dos cursos para, em seguida, partilhar suas reflexões com os elaboradores desse material.

A partir da situação apresentada e com relação às características do material didático utilizado nos cursos a distância, julgue os itens a seguir.

O material didático poderá ser apresentado em vários suportes e ajustar-se à comunicação educacional multimídia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na organização dos planos de estudo de forma interdisciplinar, sugere-se que o processo pedagógico tenha como base

  • A.

    o trabalho sistematizado com leitura restrita dos livros didáticos adotados, garantindo-se o cumprimento do currículo mínimo estabelecido em lei.

  • B.

    a produção própria e coletiva de textos, de forma a garantir a cobertura de todos os capítulos dos livros didáticos adotados.

  • C.

    o uso de poucos recursos pedagógicos, considerada a constatada e tradicional baixa disponibilidade desses recursos nas escolas.

  • D.

    a investigação de problemas de ordem socioeconômica, do ponto de vista histórico, geográfico, sociológico, filosófico e político.

O protagonismo juvenil encontra na escola um espaço para iniciação na vida pública. Uma das formas de exercício deste protagonismo são as assembléias de classe, que se configuram, segundo Sayão e Aquino (2004), como

  • A.

    instâncias decisórias no âmbito discente, que atuam em articulação com o colegiado escolar a fim de encaminhar os pontos de vista do alunado na operacionalização do projeto pedagógico.

  • B.

    reuniões de reflexão sobre a condução dos trabalhos pedagógicos, tendo em vista identificar dificuldades disciplinares dos alunos e atuar segundo as regras escolares.

  • C.

    agremiações estudantis eleitas a cada dois anos com representatividade de todos os segmentos escolares e que atuam junto à direção como mediadoras de reivindicações.

  • D.

    momentos em que se pára para pensar o vivido e para ensinar a participação em condições de eqüidade, em função de acordos mútuos estabelecidos previamente.

  • E.

    grupos de alunos representantes que ganham assento em reuniões de conselhos de classe, tendo em vista a participação nos processos de avaliação de desempenho.

O trabalho da professora Carmem tem sido inovador em relação ao reforço e aos processos de recuperação; sua experiência é desenvolvida dentro do processo regular de aulas, por meio de sistema de monitoria entre os alunos e de atividades diversificadas que resgatam aprendizagens de conteúdos escolares. As alternativas pedagógicas que direcionam o trabalho de suporte e de recuperação junto aos alunos têm como princípio

  • A.

    o controle do processo avaliativo que orienta a prática classificatória e a emancipação social.

  • B.

    o acompanhamento sistemático da progressão e aquisições a partir de uma visão conteudista.

  • C.

    o acompanhamento por meio de uma pedagogia diferenciada e de avaliação mediadora.

  • D.

    a objetividade e precisão dos conteúdos escolares por meio de avaliação contínua e quantitativa.

  • E.

    a implantação de avaliação mediadora baseada em intervenções frontais que resgatam a homogeneidade de comportamentos e de conteúdos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...