Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os alunos organizam uma linha de tempo com os acontecimentos mais significativos da história do município.

Essa atividade – confecção e exploração da linha de tempo – permite ao professor trabalhar com seus alunos a noção de tempo:

  • A. histórico.
  • B. intuitivo.
  • C. social.
  • D. físico.
  • E. psicológico.

Um professor planejou com seus alunos uma visita a uma fábrica de sapatos. Os alunos percorreram todas as dependências, observaram os operários trabalhando, entrevistaram pessoas, fizeram anotações. Assinale a etapa do trabalho desenvolvido em sala de aula, após a visita feita, em que está implícito o conceito de divisão social do trabalho.

  • A.

    organização de um esquema apresentando as etapas da produção de um sapato

  • B.

    elaboração de planta simplificada mostrando a disposição espacial do local visitado

  • C.

    confecção de uma linha de tempo representando um dia na vida de um operário

  • D.

    utilização de mapa para identificação de locais de onde vem a matéria-prima (couro) e para onde é vendida a produção

  • E.

    discussão sobre as entrevistas feitas, com roteiros preparados pelos alunos, com os operários e o proprietário da fábrica

Observe atentamente a foto abaixo.

Imaginemos uma situação de ensino de História em uma turma de 4ª série.

A professora utiliza a foto acima para disparar uma discussão com os alunos em sala.

A partir da situação descrita, podemos concluir que a professora trabalha com uma perspectiva de currículo:

  • A. estruturalista.
  • B. positivista.
  • C. fenomenológica.
  • D. tecnicista.
  • E. crítica.

As práticas escolares envolvem relações de dominação, mas ao mesmo tempo são marcadas por conflitos, tensões e tentativas de resistência.

A relação professor-aluno pode ser estabelecida em termos de troca e respeito mútuo, onde as competências e os limites de cada um são respeitados e usados

  • A.

    com o objetivo de obter uma educação de qualidade.

  • B.

    para conseguir que o aluno respeite o professor.

  • C.

    em direção ao exercício da autonomia e da independência.

  • D.

    para manter a disciplina de estudo e apreensão do conhecimento.

  • E.

    na busca de uma relação horizontal, sem diferenças de funções.

A disciplina na sala de aula é resultado de compromissos firmados pelo grupo.

Cabe ao professor

  • A.

    informar aos educandos as regras de conduta definidas pela escola.

  • B.

    elaborar as regras a serem cumpridas pelos educandos.

  • C.

    encaminhar as transgressões à Direção da escola.

  • D.

    mediar situações de diálogo e de confronto.

  • E.

    solicitar ao Conselho de Escola a organização das regras de convivência da escola.

O diálogo pressupõe um ato de reflexão-ação comigo, com o outro e com o mundo.

O planejamento participativo revela a importância da organização coletiva e sua possibilidade de

  • A.

    uma prática mais eficiente.

  • B.

    resultados mais produtivos.

  • C.

    atividades mais estruturadas.

  • D.

    ação crítica e transformadora.

  • E.

    otimização de trabalho e recursos.

Fala-se hoje, com insistência, no professor pesquisador. No meu entender o que há de pesquisador no professor não é uma qualidade ou uma forma de ser ou de atuar que se acrescente à de ensinar. Faz parte da natureza da prática docente a indagação, a busca, a pesquisa.

Nesse sentido, é preciso que, em sua formação permanente, o professor

  • A.

    reconheça suas deficiências e se empenhe em estudar.

  • B.

    compreenda a importância da aquisição de técnicas de pesquisa.

  • C.

    obtenha uma postura humilde de procura de seu próprio conhecimento.

  • D.

    se perceba e se assuma, porque professor, como pesquisador.

  • E.

    repense seu papel de professor, buscando aprender como se pesquisa.

José, professor do Ensino Médio acompanhou sua turma numa visita à Câmara Municipal para algumas entrevistas com os vereadores. Essa atividade pedagógica estimula o protagonismo juvenil porque

  • A.

    confronta os alunos com os conteúdos geopolíticos estudados no currículo, preparatórios para a vida universitária.

  • B.

    estimula o diálogo com poderes instituídos da sociedade civil organizada em camadas sociais distintas.

  • C.

    auxilia na formação da consciência do voto como ação responsável.

  • D.

    induz os alunos ao cumprimento de compromissos de interesse partidário, quando eleitos em cargos públicos.

  • E.

    fortalece a formação do grêmio estudantil como instância de representação de entidades civis dentro da escola.

Considerando a comunicação e a interlocução entre os participantes no processo de planejamento, mediante constituição de equipes, encontros e avaliações sistemáticas, capacitação de pessoal para o planejamento, constituição de grupos de estudo, aplicação de critérios na distribuição de tarefas, articulação com outros grupos sociais, com o currículo e com a construção do conhecimento, julgue os itens subseqüentes. Toda e qualquer organização interessada em implantar prática de natureza participativa deve promover o diálogo como esforço de aproximação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a comunicação e a interlocução entre os participantes no processo de planejamento, mediante constituição de equipes, encontros e avaliações sistemáticas, capacitação de pessoal para o planejamento, constituição de grupos de estudo, aplicação de critérios na distribuição de tarefas, articulação com outros grupos sociais, com o currículo e com a construção do conhecimento, julgue os itens subseqüentes. Apesar das potencialidades de um grupo, podem surgir conflitos entre os participantes durante a organização do trabalho pedagógico em sala de aula. Diante de situações como essa, independentemente do nível de conflito, a melhor estratégia para preparar os alunos é o professor dissolver o grupo.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...