Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os alunos organizam uma linha de tempo com os acontecimentos mais significativos da história do município.
Essa atividade – confecção e exploração da linha de tempo – permite ao professor trabalhar com seus alunos a noção de tempo:
Um professor planejou com seus alunos uma visita a uma fábrica de sapatos. Os alunos percorreram todas as dependências, observaram os operários trabalhando, entrevistaram pessoas, fizeram anotações. Assinale a etapa do trabalho desenvolvido em sala de aula, após a visita feita, em que está implícito o conceito de divisão social do trabalho.
organização de um esquema apresentando as etapas da produção de um sapato
elaboração de planta simplificada mostrando a disposição espacial do local visitado
confecção de uma linha de tempo representando um dia na vida de um operário
utilização de mapa para identificação de locais de onde vem a matéria-prima (couro) e para onde é vendida a produção
discussão sobre as entrevistas feitas, com roteiros preparados pelos alunos, com os operários e o proprietário da fábrica
Observe atentamente a foto abaixo.
Imaginemos uma situação de ensino de História em uma turma de 4ª série.
A professora utiliza a foto acima para disparar uma discussão com os alunos em sala.
A partir da situação descrita, podemos concluir que a professora trabalha com uma perspectiva de currículo:
As práticas escolares envolvem relações de dominação, mas ao mesmo tempo são marcadas por conflitos, tensões e tentativas de resistência.
A relação professor-aluno pode ser estabelecida em termos de troca e respeito mútuo, onde as competências e os limites de cada um são respeitados e usados
com o objetivo de obter uma educação de qualidade.
para conseguir que o aluno respeite o professor.
em direção ao exercício da autonomia e da independência.
para manter a disciplina de estudo e apreensão do conhecimento.
na busca de uma relação horizontal, sem diferenças de funções.
A disciplina na sala de aula é resultado de compromissos firmados pelo grupo.
Cabe ao professor
informar aos educandos as regras de conduta definidas pela escola.
elaborar as regras a serem cumpridas pelos educandos.
encaminhar as transgressões à Direção da escola.
mediar situações de diálogo e de confronto.
solicitar ao Conselho de Escola a organização das regras de convivência da escola.
O diálogo pressupõe um ato de reflexão-ação comigo, com o outro e com o mundo.
O planejamento participativo revela a importância da organização coletiva e sua possibilidade de
uma prática mais eficiente.
resultados mais produtivos.
atividades mais estruturadas.
ação crítica e transformadora.
otimização de trabalho e recursos.
Fala-se hoje, com insistência, no professor pesquisador. No meu entender o que há de pesquisador no professor não é uma qualidade ou uma forma de ser ou de atuar que se acrescente à de ensinar. Faz parte da natureza da prática docente a indagação, a busca, a pesquisa.
Nesse sentido, é preciso que, em sua formação permanente, o professor
reconheça suas deficiências e se empenhe em estudar.
compreenda a importância da aquisição de técnicas de pesquisa.
obtenha uma postura humilde de procura de seu próprio conhecimento.
se perceba e se assuma, porque professor, como pesquisador.
repense seu papel de professor, buscando aprender como se pesquisa.
José, professor do Ensino Médio acompanhou sua turma numa visita à Câmara Municipal para algumas entrevistas com os vereadores. Essa atividade pedagógica estimula o protagonismo juvenil porque
confronta os alunos com os conteúdos geopolíticos estudados no currículo, preparatórios para a vida universitária.
estimula o diálogo com poderes instituídos da sociedade civil organizada em camadas sociais distintas.
auxilia na formação da consciência do voto como ação responsável.
induz os alunos ao cumprimento de compromissos de interesse partidário, quando eleitos em cargos públicos.
fortalece a formação do grêmio estudantil como instância de representação de entidades civis dentro da escola.
Considerando a comunicação e a interlocução entre os participantes no processo de planejamento, mediante constituição de equipes, encontros e avaliações sistemáticas, capacitação de pessoal para o planejamento, constituição de grupos de estudo, aplicação de critérios na distribuição de tarefas, articulação com outros grupos sociais, com o currículo e com a construção do conhecimento, julgue os itens subseqüentes. Toda e qualquer organização interessada em implantar prática de natureza participativa deve promover o diálogo como esforço de aproximação.
Considerando a comunicação e a interlocução entre os participantes no processo de planejamento, mediante constituição de equipes, encontros e avaliações sistemáticas, capacitação de pessoal para o planejamento, constituição de grupos de estudo, aplicação de critérios na distribuição de tarefas, articulação com outros grupos sociais, com o currículo e com a construção do conhecimento, julgue os itens subseqüentes. Apesar das potencialidades de um grupo, podem surgir conflitos entre os participantes durante a organização do trabalho pedagógico em sala de aula. Diante de situações como essa, independentemente do nível de conflito, a melhor estratégia para preparar os alunos é o professor dissolver o grupo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...