Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando a comunicação e a interlocução entre os participantes no processo de planejamento, mediante constituição de equipes, encontros e avaliações sistemáticas, capacitação de pessoal para o planejamento, constituição de grupos de estudo, aplicação de critérios na distribuição de tarefas, articulação com outros grupos sociais, com o currículo e com a construção do conhecimento, julgue os itens subseqüentes. O tempo, o agrupamento e a atitude dos alunos nos trabalhos em grupo, a resolução de conflitos e o cuidado físico requerem a intervenção do professor mais intensamente nas séries iniciais da escolarização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao planejamento participativo — concepção, construção, acompanhamento e avaliação —, julgue os itens a seguir. A avaliação perde sua importância no processo de execução do planejamento participativo, uma vez que todos aprovam e tomam coletivamente as decisões.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere aos aspectos pedagógicos e técnico-didáticos do treinamento — metodologia de ensino, conceituação, tipos e modalidades, técnicas e instrumentos de avaliação do desempenho didático e avaliação de aprendizagem —, julgue os itens seguintes. A maneira de pensar a formação humana é alterada devido a fatores como: a organização da produção industrial, o modelo do Estado e das relações econômicas estabelecidas mundialmente.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere aos aspectos pedagógicos e técnico-didáticos do treinamento — metodologia de ensino, conceituação, tipos e modalidades, técnicas e instrumentos de avaliação do desempenho didático e avaliação de aprendizagem —, julgue os itens seguintes. Com base na concepção do conhecimento empirista, a avaliação de aprendizagem significa valorizar a autoavaliação e julgar o crescimento e o desenvolvimento de cada aluno.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das características e tecnologias da educação a distância, julgue os itens seguintes.

No Brasil, os usos da informática educativa são inúmeros e, muitos deles, bastante positivos. Sendo assim, o grande salto qualitativo nesse campo já ultrapassou o limite da intencionalidade dos profissionais de ensino, para efetivar-se como uma prática real nas escolas. Um dos fatores que contribuiu muito para esse avanço foi a mudança na formação inicial dos professores ocorrida nas últimas décadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das características e tecnologias da educação a distância, julgue os itens seguintes.

Na relação educativa a distância, o material didático assume um papel de maior flexibilidade na intervenção didática.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das características e tecnologias da educação a distância, julgue os itens seguintes.

Uma das características da educação a distância é a previsão de uma comunicação de mão-dupla.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao tratamento do Tema Transversal "Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis", a terceira ação do Programa Comunidade Presente (Texto VI) é adequada porque

  • A.

    trata-se de trabalho invidual, de cunho psicoterapêutico e enfocando as diversas dimensões da sexualidade.

  • B.

    realiza intervenção em âmbito coletivo para problematizar questões que incluem posturas e crenças

  • C.

    conforma-se aos hábitos legitimados pelos diversos grupos de inserção do aluno e vincula a sexualidade a tabus.

  • D.

    valoriza o "biologismo" em busca de mudanças de comportamento através de informações isoladas.

  • E.

    reproduz a educação realizada no âmbito familiar, com a imposição de valores restritos.

Sabe-se que política não se confunde com ética, mas esta

não pode ser contraditória àquela. Nesse sentido, as leis

que regem o país devem estar pautadas na justeza ética e

na dignidade humana. Discutir com os alunos a respeito do

pleno exercício da cidadania, portanto, pressupõe trabalhar

com a turma a(o):

I – íntima relação entre respeitar e ser respeitado;

II – direito ao respeito unilateral;

III – direito a uma vida digna;

IV – direito a oportunidades para realizar projetos;

V – zelo pelos valores individualizados.

Estão corretos os itens:

  • A.

    I, II e V, apenas.

  • B.

    I, III e IV, apenas.

  • C.

    I, IV e V, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    III, IV e V, apenas.

Com relação à avaliação no processo ensino/aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

O processo de avaliação é parte do processo ensinoaprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...