Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com base no texto 5A4AAA, assinale a opção correta.

  • A. As práticas pedagógicas do CEI Hilca Schnaider dão sinais de oposição ao seguinte conceito de leitura e letramento defendido pela educadora Magda Soares: É preciso desmanchar essa ideia do livro como objeto sagrado; é sagrado sim, mas para estar nas mãos das pessoas, ser manipulado pelas crianças.
  • B. Do trecho ‘o maior objetivo é que os pais percebam a qualidade das histórias que estão sendo trabalhadas com seus filhos’ (segundo parágrafo), concluiu-se que a progressão das crianças fica em segundo plano nos objetivos das atividades do CEI Olga Bremer.
  • C. Os alunos no CEI Olga Bremer praticam a atividade de leitura como atividade extraescolar.
  • D. No CEI Hilca Schnaider, as crianças não possuem liberdade de escolha dos livros, uma vez que passam por um processo semelhante a uma subida de “degraus” para o acesso à leitura.
  • E. O texto relata diferentes realidades nos dois CEI: no primeiro, há uma situação de familiarização da criança com o livro e a leitura; no segundo, esse processo inexiste.

Com relação ao cotidiano escolar e sua relação com a sociedade, assinale a opção correta.

  • A. O professor deve valorizar o saber formal em detrimento de outros letramentos, para ajudar a criança a construir uma identidade cultural de maior aceitação social.
  • B. As escolas de educação infantil localizadas em uma mesma região devem uniformizar suas propostas e ideias pedagógicas, em respeito à comunidade que atendem.
  • C. Os problemas de comportamento das crianças em sala de aula são desvinculados da experiência particular e dos conhecimentos prévios delas.
  • D. Cabe ao professor despertar na criança o desejo de aprender e buscar meios de renovar seu prazer em ensinar.
  • E. Toda prática pedagógica na educação infantil é eminentemente neutra, o que facilita a interação entre os participantes da escola.

Com relação ao processo de ensino aprendizagem na educação infantil, assinale a opção correta.

  • A. A abordagem da aprendizagem significativa defende que crianças apresentam características cognitivas e comportamentais inatas, pouco suscetíveis a mudanças.
  • B. A concepção interacionista considera que o sucesso na aprendizagem está condicionado mais ao esforço do aluno que ao empenho do professor.
  • C. Uma das funções da aprendizagem transformadora é estabelecer limites bem definidos para as crianças na escola.
  • D. O ensino deve ser centralizado na afetividade e embasado no pressuposto de que crianças ainda são incapazes de apreender conhecimentos complexos.
  • E. Uma prática pedagógica exitosa requer do professor postura sensível, capacidade de indagar, fundamentação teórica e criatividade.

Para Pimenta e Anastasiou (2002), a ensinagem é um processo que não polariza o ensino ou a aprendizagem.

Analise as seguintes afirmativas relativas à docência no ensino superior, tendo em vista a ensinagem.

I. A ação de ensinar não se restringe à mera exposição dos conteúdos, mas inclui a necessidade de um resultado bem-sucedido daquilo que se intenciona ensinar.

II. O ensino e a aprendizagem constituem unidade dialética no processo, tendo como características o papel condutor do professor e a autoatividade do aluno, em que o ensino provoca a aprendizagem por meio de tarefas constantes dos sujeitos do processo.

III. Apreender / compreender é um processo que demanda a escolha e a execução de uma metodologia adequada aos objetivos e conteúdos do objeto de ensino e aos alunos.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas
  • D. I, II e III.

A sociedade atual está sendo pautada pela tríade: informação, conhecimento e aprendizagem. Essa sociedade está gerando demandas de ensino e de aprendizagem particulares a este novo milênio, que tem privilegiado a informação facilmente produzida e disseminada pela internet. Passamos a ter uma relação mais pessoal e dinâmica com a informação e uma interação mais frequente com as fontes, sejam elas pessoas ou bancos de dados localizados em qualquer lugar do mundo. Nesse sentido, para que o uso da informática possibilite enriquecer os processos educativos, é necessário

  • A. A sociedade atual está sendo pautada pela tríade: informação, conhecimento e aprendizagem. Essa sociedade está gerando demandas de ensino e de aprendizagem particulares a este novo milênio, que tem privilegiado a informação facilmente produzida e disseminada pela internet. Passamos a ter uma relação mais pessoal e dinâmica com a informação e uma interação mais frequente com as fontes, sejam elas pessoas ou bancos de dados localizados em qualquer lugar do mundo. Nesse sentido, para que o uso da informática possibilite enriquecer os processos educativos, é necessário
  • B. realizar cursos de aperfeiçoamento sobre introdução ao uso de informática na educação, desenvolvendo materiais didáticos que sirvam de consultas virtuais nos repositórios de conteúdos de aprendizagem que dispensem a interação entre professor e aluno.
  • C. realizar trocas comunicacionais entre professores e alunos, disponibilizando o material didático em um repositório digital para realização das tarefas ou atividades propostas.
  • D. ter competências para explorar, selecionar e organizar informações relacionadas ao conteúdo planejado para manter apenas os registros de sala de aula.
  • E. configurar os espaços de aprendizagem individual com materiais autossuficientes destinados ao aprendizado dependente.

Com relação ao processo de ensino e aprendizagem, julgue o item seguinte. A abordagem sociocultural do ensino considera a aprendizagem como um produto do ambiente, das pessoas ou de fatores externos ao aluno. Por sua vez, a abordagem cognitivista considera a educação como um produto da transmissão de ideias selecionadas e organizadas logicamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

O excerto da canção de Chico Buarque remete ao determinismo biológico, relacionado à ideia de que o indivíduo já nasce com predisposição genética para a aprendizagem e o desenvolvimento. A corrente teórico-pedagógica relacionada a essa concepção denomina-se

  • A. comportamental.
  • B. humanista.
  • C. interacionista.
  • D. inatista.
  • E. empirista.

A prática educativa direcionada para os diferentes grupos — crianças, jovens e adultos — exige a adoção de

  • A. métodos de ensino genéricos para todas as idades, uma vez que isso facilita o processo de ensino.
  • B. estratégias de ensino para todos os públicos baseadas nas práticas específicas para as crianças.
  • C. estímulos diferentes para jovens ou crianças, já que os processos de aprendizagem desses grupos são diferentes.
  • D. stímulos diferentes para jovens ou crianças, já que os processos de aprendizagem desses grupos são diferentes.
  • E. estímulos idênticos para adultos, jovens e crianças, já que o processo de aprendizagem é o mesmo independentemente da idade.

A respeito de prática educativa e de sua relação com o desenvolvimento dos indivíduos, assinale a opção correta.

  • A. O treinamento de indivíduos é uma atividade realizada em ambiente profissional com o propósito de obter resultados paulatinamente, com foco nas necessidades futuras da organização.
  • B. A educação direcionada à preparação dos indivíduos para o mercado de trabalho denomina-se educação profissional.
  • C. Educação se refere especificamente ao desenvolvimento da capacidade intelectual e moral do indivíduo, mas não física.
  • D. A formação provê qualificação para indivíduos em idade escolar, de modo que esse conceito não se aplica a indivíduos inseridos no mercado de trabalho.
  • E. O desenvolvimento das habilidades dos indivíduos visa sua qualificação imediata, ou seja, objetiva a obtenção de resultados no presente.

Considerando que a finalidade da educação infantil, primeira etapa da educação básica, consiste no desenvolvimento integral da criança de até cinco anos de idade, julgue os itens a seguir, a respeito das diretrizes curriculares para a educação infantil. Os professores da educação infantil têm o papel de centralizadores do processo educacional das crianças.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...