Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

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Ao interromperem sua trajetória escolar, jovens e adultos de camadas populares repetem histórias, muitas vezes coletivas e familiares, de negação de direitos. Não admitir o enraizamento dessa negação, dessa identidade coletiva, social e popular, compromete a percepção da própria identidade da educação de jovens e adultos (EJA), correndo-se o risco de essa modalidade ser encarada como mera oferta individual de oportunidades pessoais perdidas. A respeito do ensino médio e da educação de jovens e adultos, julgue os itens subsequentes. A função social da EJA é assegurar a escolarização dos sujeitos que foram excluídos do direito à educação. O ensino e o ambiente escolar devem incluir este sujeito, desenvolvendo sua autonomia e suas capacidades de refletir, criticar e problematizar a sua realidade por meio da participação democrática e da superação dos desafios à sua existência e sobrevivência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao interromperem sua trajetória escolar, jovens e adultos de camadas populares repetem histórias, muitas vezes coletivas e familiares, de negação de direitos. Não admitir o enraizamento dessa negação, dessa identidade coletiva, social e popular, compromete a percepção da própria identidade da educação de jovens e adultos (EJA), correndo-se o risco de essa modalidade ser encarada como mera oferta individual de oportunidades pessoais perdidas. A respeito do ensino médio e da educação de jovens e adultos, julgue os itens subsequentes. O processo ensino/aprendizagem com jovens e adultos pressupõe que o docente articule em sua práxis os conhecimentos que pretende transmitir e os já adquiridos pelos alunos. A articulação entre a proposta pedagógica e a vivência dos alunos facilita o aprendizado na EJA e em qualquer fase da vida escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

O desenvolvimento recente da Linguística demonstra rápidas e sucessivas mudanças no modo de fazer pesquisa, surgindo várias tendências. Dentre elas, há a teoria funcionalista com vários ramos, mas com muitos fundamentos comuns. Com base nos fundamentos comuns da teoria funcionalista, todas as alternativas fazem referência a esses pressupostos teóricos comuns, exceto.

  • A. O funcionamento, em termos de política geral linguística, entende que a linguagem se define, essencialmente, como instrumento de interação individual, empregado com o objetivo primário de estudar usos imaginários de linguagens.
  • B. O funcionamento, em termos de política geral linguística, entende que a linguagem se define, essencialmente, como instrumento de interação individual, empregado com o objetivo primário de estudar usos imaginários de linguagens.
  • C. Como a Gramática Funcional se inclui, por definição, numa teoria pragmática de linguagem, tendo a interação verbal como objeto de análise, constitui uma de suas tarefas revelar as propriedades das expressões linguísticas em relação à descrição das regras que regem a interação verbal.
  • D. A teoria funcional da linguagem é capaz de fornecer gramáticas para línguas tipologicamente diferentes e, ao mesmo tempo, procura explicar as similaridades e as diferenças entre os diferentes sistemas linguísticos.
  • E. Para a teoria funcionalista, como a língua é instrumento de interação social, com propósitos comunicativos, as expressões linguísticas devem ser consideradas em circunstâncias efetivas de interação verbal e suas propriedades como co-determinadas pela informação contextual e situacional disponível aos interlocutores.

De acordo com Bagno (2004), os professores brasileiros possuem duas opções em termos de ensinar – ensinar o português ou estudar o brasileiro. Abaixo, há a exposição de um excerto com um desses posicionamentos. A partir da interpretação adequada dele abaixo, marque a alternativa em discordância a esse posicionamento.

  • A. Ensinar português é transmitir uma ideologia linguística, que prega a incompetência da maioria dos brasileiros em falar “a língua de Camões”, que acusa todos eles de contribuírem desastrosamente para a ruína do idioma.
  • B. Ensinar português é querer provar que a língua boa, certa e bonita vive do outro lado do Atlântico, falada pelos habitantes de um paraíso linguístico chamado Portugal.
  • C. Ensinar português é transmitir que todas as línguas mudam, que toda língua é um grande corpo em movimento, em formação e transformação, nunca definitivamente pronto.
  • D. Ensinar português é afirmar e confirmar a superstição que gira em torno dos fatos linguísticos na nossa cultura: português é “muito difícil”, “brasileiro não sabe português”.
  • E. Ensinar português é se contentar com o que vem pronto, é querer reproduzir sem crítica uma doutrina transmitida intacta durante séculos a fio para os brasileiros.

Uma das principais características do lúdico é o(a)

  • A. prazer.
  • B. desafio.
  • C. conquista.
  • D. envolvimento.
  • E. aprendizagem.

Julgue os itens a seguir, considerando o ensino por ciclos e a implementação do 3.º Ciclo para as Aprendizagens. A vivência é uma intervenção pedagógica atrelada aos ciclos de aprendizagem e que permite que o professor, baseando-se no cumprimento dos objetivos pedagógicos, avalie se um aluno, após um período de cinco a dez dias em nova turma, deve avançar de etapa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na educação de crianças, a repressão do movimento do corpo é

  • A. prejudicial para a aprendizagem.
  • B. fundamental para manter a ordem.
  • C. prática que evita desgastes físicos.
  • D. mecanismo de formação do intelecto.
  • E. necessário para garantir a obediência.

A respeito da pluralidade presente nos espaços educativos, suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula e no ensino integrado e globalizado, julgue os itens subsequentes. Espera-se do professor preparo teórico-prático adequado para superar a fragmentação entre os domínios do conhecimento, de modo que alcance uma visão interdisciplinar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, considerando o ensino por ciclos e a implementação do 3.º Ciclo para as Aprendizagens. Para todo conhecimento deve-se fazer a transição do conhecimento sintético ao conhecimento sincrético, adquirindo-se a capacidade de reunir diferentes saberes em um todo coeso.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para Piaget (1975), a aprendizagem ocorre sempre que um conjunto de processos dentro do sistema nervoso aciona os esquemas cognitivos para processar e identificar a entrada de estímulos. Quando a criança adquire novas experiências através da interação com o ambiente, vendo ou ouvindo coisas novas, ela adapta os novos estímulos às estruturas cognitivas que já possui. O autor considera o processo cognitivo através de duas dimensões – aprendizagem e desenvolvimento – apresentando os seguintes estágios do desenvolvimento cognitivo da criança:

  • A. Sensório-motor, Operatório-concreto, Pós-operatório e Acomodação.
  • B. Sensório-motor, Operatório-concreto, Pós-operatório e Acomodação.
  • C. Sensório-motor, Operatório-concreto, Operatório-formal e Operatório-informal.
  • D. Sensório-motor, Assimilação, Acomodação e Operatório-concreto.
  • E. Pré-operatório, Operatório, Operatório-concreto e Operatório-informal.
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