Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

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O estudo do ensino e da aprendizagem na sala de aula é um campo relativamente recente em psicologia da educação. Segundo Coll e Solé, durante as quatro últimas décadas do século XX, a pesquisa sobre o ensino e a aprendizagem em sala de aula experimentou modificações em suas formulações. Atualmente os trabalhos:

I tratam ensino e aprendizagem em sala de aula como duas entidades separadas.

II pretendem explicar o que ocorre na sala de aula.

III são fundamentados nas teorias behavioristas.

IV são formulados na visão socioconstrutivista.

V derivam de conceitos do positivismo lógico.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I e III.
  • B. II e IV.
  • C. II e V.
  • D. II, IV e V.
  • E. I, III e V.

O professor necessita ficar atento aos progressos de aprendizagem, às dificuldades e aos erros nas avaliações dos seus discentes. Um bom procedimento para corrigir os erros dos educandos é

  • A. destacar, em vermelho, nas atividades avaliativas o que está errado, de modo que fique bem evidente o que eles não fizeram corretamente.
  • B. fazer comparações dos educandos entre si, mostrando que uns vão bem enquanto outros se desenvolvem muito mal.
  • C. conversar com cada educando, informando onde e por que errou, sugerindo ideias de como desenvolver a atenção em sala de aula e a participação nas atividades de estudo individual e de grupo em sala de aula e fora dela.
  • D. mostrar a resposta certa e mandar que a escrevam repetidas vezes no caderno, para que não esqueçam e nunca mais errem.
  • E. expor o erro para toda a sala de aula, enfatizando que aquele educando precisa de ajuda de todos.

Segundo Santos, na área “acesso à universidade”, a maior frustração na década de 2000 foi a de que o objetivo de democratização do acesso na maioria dos países não foi conseguido. Os fatores de discriminação, sejam eles a classe, a raça, o sexo ou a etnia, continuaram para fazer do acesso uma mistura de mérito e privilégio. Isto posto, em vez de democratização, houve massificação e uma forte segmentação do ensino superior com práticas de autêntico dumping social de diplomas e diplomados. Sendo assim, propõe ideias mestras para pautar a área de acesso. São elas:

  • A. incentivos para parcerias ativas, no domínio pedagógico e científico, com as escolas públicas; reestruturação do ENEM; programas de ação afirmativa (cotas e outras medidas) para acesso e acompanhamento.
  • B. incentivos para parcerias ativas, no domínio pedagógico e científico, com as escolas públicas; gratuidade na universidade pública com bolsas de manutenção aos estudantes das classes trabalhadoras; reestruturação do ENEM.
  • C. incentivos para parcerias ativas, no domínio pedagógico e científico, com as escolas públicas; gratuidade na universidade pública com bolsas de manutenção aos estudantes das classes trabalhadoras; programas de ação afirmativa (cotas e outras medidas) para acesso e acompanhamento.
  • D. reestruturação do ENEM; extinção da gratuidade na universidade pública, exceto para oriundos da classe trabalhadora; programas de ação afirmativa (cotas e outras medidas) para acesso e acompanhamento.
  • E. incentivos para parcerias ativas, no domínio pedagógico e científico, com as escolas públicas; extinção da gratuidade na universidade pública, exceto para oriundos da classe trabalhadora; programas de ação afirmativa (cotas e outras medidas) para acesso e acompanhamento.
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