Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No Estado de São Paulo tem havido expressivo aumento das matrículas no Ensino Médio nos últimos anos, mudando o perfil de sua clientela. Diante deste quadro e de acordo com a Indicação CEE nº 9/2000 (Diretrizes para a Implementação do Ensino Médio no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo), ao discutirem o seu projeto pedagógico e o currículo, os profissionais de uma escola devem privilegiar como princípios básicos
desenvolvimento de competências, construindo habilidades; aprendizado de conteúdos como suporte às competências; articulação do saber escolar com a vida, o trabalho e as relações sociais.
interdisciplinaridade e contextualização do conhecimento; integração entre linguagens e procedimentos que permitam projetos diversos; mobilização do raciocínio e da construção interativa
compreensão das linguagens como portadoras de significados, conhecimentos e valores; fortalecimento da capacidade argumentativa; respeito às diferentes expressões culturais dos educandos.
sensibilidade para o reconhecimento das diferenças; liberdade e autonomia para a experimentação no oferecimento de meios de superação dos alunos; práticas de reconhecimento, respeito e acolhimento da identidade
agrupamento dos conteúdos curriculares por áreas; conexão entre os conhecimentos na história e através dela; importância dos conteúdos; análise da realidade onde a escola está inserida.
Um grupo de professores se reuniu para analisar o caso de Luciana. Cada um deles emitiu uma opinião a respeito da transferência de conhecimentos, algo que Luciana não conseguia realizar. Tais opiniões foram reproduzidas a seguir. No que diz respeito à transferência de conhecimentos, identifique as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F). I - "Se Luciana não transfere conhecimentos, supõe-se que sua capacidade de reinvestir aquisições cognitivas em situações novas está, de alguma forma, sendo comprometida." II - "A transferência não é evidente, pois mobiliza esquemas de inferência, de generalização, de resolução de problemas, de raciocínio por analogia." III - "A transferência de conhecimentos é um processo espontâneo, de modo que Luciana deve estar sendo inibida em sua espontaneidade." IV - "Precisamos lembrar que estes esquemas são construídos muito desigualmente e que podemos favorecer a aquisição de uma competência universal da transferência que atinja Luciana." V - "Podemos ajudar Luciana por meio de uma diversificação de tarefas e de situações, de maneira a que possa exercitar a transferência, negociando com ela um novo contrato didático." A seqüência correta é:
I – V ; II – V ; III – V ; IV – F ; V – F
I – V ; II – V ; III – F ; IV – V ; V – V
I – V ; II – V ; III – F ; IV – F ; V – V
I – F ; II – F ; III – V ; IV – F ; V – V
I – F ; II – F ; III – V ; IV – V ; V – F
Várias explicações vêm sendo buscadas para a ocorrência do fracasso escolar. A situação de Luciana pode ser explicada, por exemplo, pela "indiferença às diferenças", que atribui o fracasso
à herança genética da estudante, provavelmente comprometida por hereditariedade.
à condição econômico-social desfavorável da aluna e de sua família.
à desadaptação da estudante ao ambiente escolar e às suas regras específicas.
ao meio cultural desprovido de estímulos ao estudo no ambiente doméstico.
ao funcionamento do sistema de ensino quanto à forma como trata as diferenças.
A estruturação do ensino em ciclos em progressão continuada promove o desenvolvimento do aluno para que adquira os domínios básicos dos conhecimentos culturais, em ritmos próprios, com valorização das conquistas de cada um. A progressão continuada prevê, respectivamente, como estratégias pedagógicas e como aspectos organizacionais:
socialização de conhecimentos pelos alunos e adoção de critérios de montagem de turmas por desempenho
exposição sistemática dos conteúdos escolares para toda a turma e reclassificação meritória.
monitoria de grupos pelos alunos e horário reduzido de aulas para turnos diurno e noturno.
trabalhos com pequenos grupos com temáticas diferenciadas pelo grau de conhecimentos e controle de freqüência.
trabalho com pequenos grupos e reorganização nos horários e nos tempos escolares
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Em relação aos conhecimentos teórico-práticos, julgue o item a seguir.
O processo ensino-aprendizagem orientado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais parte de situações práticas, contextualizadas, visando à sua teorização.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Quanto à educação e à diversidade de contextos culturais, julgue o item a seguir.
A atenção à diversidade cultural pode ser considerada um dos princípios comprometidos com a eqüidade, para que todos os alunos possam realizar aprendizagens fundamentais para seu desenvolvimento e socialização.
Para que uma aprendizagem significativa possa acontecer, é necessário investir em ações que potencializem a disponibilidade do aluno para a aprendizagem, o que se traduz, por exemplo, no empenho em estabelecer relações entre seus conhecimentos prévios sobre um assunto e o que está aprendendo sobre ele.
(PCN, 1998)
A afirmação acima destacada, partindo de uma perspectiva construtivista, convida o professor a refletir que, ao iniciar uma nova situação de ensino-aprendizagem, devemos considerar que:
em geral, os conceitos prévios dos alunos são esquemas mentais alternativos, imperfeitos, incompletos e, por isso, devem, desde o primeiro momento, ser afastados do contexto da sala de aula e do ensino.
antes de qualquer nova situação de ensino deve ser feita uma investigação extensa de todos os conhecimentos prévios que possam influenciar no objeto de estudo, devendo ser discutidos apenas no início de uma situação de ensino
o conhecimento prévio dos alunos constitui um amplo esquema de ressignificação, devendo ser mobilizados durante todo o processo de ensino-aprendizagem, pois a partir deles o indivíduo interpreta o mundo.
a natureza da estratégia didática não influencia a disponibilização dos conhecimentos prévios dos estudantes.
todo conhecimento prévio surge do contexto social do estudante e, portanto, deve ser substituído por meio da transmissão clara e objetiva de novos materiais adequados de ensino.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Frente a um cenário marcado pela explosão do conhecimento e da tecnologia médica, por crescentes demandas sociais pela garantia de competência e qualidade, pelo aumento da regulação e monitoração das atividades profissionais e, principalmente, pela reforma do sistema de saúde, algumas novas tendências na educação dos profissionais de saúde começam a ser observadas. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.
A educação passa a ser entendida como um processo permanente, que abarca a pré-graduação, a graduação, a formação por especialidade e a educação permanente.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem, relativos a objetivos de ensino.
A preocupação aludida pelo autor do texto refere-se a decorrências da visão comportamentalista do processo ensino-aprendizagem.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A partir dos textos acima, julgue os itens que se seguem.
Ainda hoje, existem cursos de licenciatura ineficientes na consecução do objetivo da didática conforme defendida por Martins no fragmento de texto acima.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...