Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

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Em uma aula tradicional, reprodutiva, o professor ensina e o aluno aprende, cada um no seu lugar. Pedro Demo diz que se deve trabalhar não apenas a abordagem instrucionista do conhecimento e da aprendizagem, mas ir mais além, extrapolando a fronteira do que é ensinado e buscando, de forma proativa, uma maior riqueza na abordagem de fenômenos que necessitam gerar conhecimento e aprendizagem que vão além das fronteiras das disciplinas. O autor sugere que o ideal seria adotar uma postura não linear e complexa para a aprendizagem. Nesse sentido:

  • A. as abordagens educacionais biológicas e sociológicas são fundamentais.
  • B. a ideia de pensamento complexo e de transdisciplinaridade são inseparáveis.
  • C. o pensamento é visto como algo a ser conquistado com o intelecto.
  • D. o conhecimento deve ser abordado de maneira holística e sistemática.
  • E. os fundamentos educacionais são perenes e não transmutáveis.

João é daqueles meninos que incomoda muito na sala de aula (isso é um problema), e é posto repetidamente de castigo ou enviado à direção da escola (isso é processo, ou uma tentativa de solução). Para o Prof. Danilo Gandin, não será suficiente analisar a situação numa relação direta: problema => solução. A fim de descobrir qual é a necessidade ou quais são as necessidades que devem ser satisfeitas para solucionar ou diminuir o problema, é necessário chegar a ele com:

  • A. um plano estratégico definido para que se possa atuar sem erros.
  • B. uma boa dose de paciência e muita conversa e compreensão.
  • C. um convite para que os pais compareçam à escola para ajudar.
  • D. uma motivação afetiva que envolva a situação familiar do aluno.
  • E. um conjunto de ideais e de crenças sobre o processo educativo.

A Pedagogia da Virtualidade está apoiada na apropriação tecnológica em razão dos princípios da educação popular, que tem por objetivo o encaminhamento para a conformação de uma sociedade aberta e democrática que, por sua vez, deve sustentar-se na ética e na vontade política dos sujeitos. No contexto da natureza política da educação aliada ao uso criativo da Internet, fica demonstrada a possibilidade de uma ação transformadora, por meio de um sistema que facilite o espaço de intervenção, a partir de uma ótica sócio-histórica com a qual sejam potencializados os recursos pedagógicos, sobretudo com um suporte em rede que esteja apoiado, na sua programação, em situações reais.

Um dos desafios da Pedagogia da Virtualidade é:

  • A. romper com o paradigma da supervalorização dos aspectos cognitivos da aprendizagem.
  • B. criar cursos de alfabetização digital para os professores nas escolas em que atuam.
  • C. superar a cultura do silêncio mediante uma criação de círculos na cibercultura.
  • D. proporcionar vivências e dinâmicas de integração de grupos não entrosados.
  • E. atualizar os profissionais da Educação que ainda não têm acesso à Internet.

O educador e a educadora devem ter consciência de que sua ação como alfabetizador e alfabetizadora é uma ação política. (Paulo Freire) Assim, é dever da educadora e do educador:

  • A. o comprometimento com a formação da cidadania.
  • B. a honestidade das suas intenções educativas.
  • C. a competência técnica para o domínio das classes.
  • D. o desenvolvimento de atividades libertadoras.
  • E. a constituição de despertar consciências.

A figura pretende representar, além da inter-relação entre os dois mecanismos e seu caráter processual e dinâmico, a natureza complexa da evolução dos dois mecanismos ao longo de uma hipotética sequência didática, não linear e mesmo problemática. No eixo das coordenadas, representa-se ____________________________, e no eixo das abscissas, ______________________, ao longo da qual os dois mecanismos evoluem.

Os termos que completam corretamente o trecho acima são, respectivamente:

  • A. o grau de controle por parte do professor – o grau de interatividade professor/alunos.
  • B. a dimensão temporal dos processos de ensino e aprendizagem – o grau de controle por parte do professor e dos alunos.
  • C. o grau de interatividade professor/alunos – especificidade da sequência didática.
  • D. o grau de controle por parte do professor e dos alunos – a dimensão temporal dos processos de ensino e aprendizagem.
  • E. a dimensão temporal dos processos de ensino e aprendizagem – especificidade da sequência didática.

Os principais tipos de segmentos de interatividade (SI), propostos por Coll e colaboradores, são:

  • A. definição do conteúdo – apresentação de informação – correção de exercícios – recapitulação.
  • B. definição do conteúdo – apresentação de informação – realização de exercícios em grupos – correção de exercícios.
  • C. apresentação de informação – realização individual de exercícios – correção de exercícios – recapitulação.
  • D. definição do conteúdo – desdobramento em unidades de conteúdo – realização de exercícios em grupo – correção de exercícios.
  • E. definição do conteúdo – desdobramento em unidades de conteúdo – apresentação da informação – recapitulação.

O sistema para análise de interação que usa como categorias a fala do professor, a fala do aluno e o silêncio, foi proposto por:

  • A. Piaget
  • B. Winnicott.
  • C. Winnicott.
  • D. Flanders.
  • E. Ausubel.

Entre as características do professor competente, segundo os resultados das pesquisas processo-produto, está:

  • A. a formação superior em pedagogia.
  • B. o vínculo trabalhista com estabilidade.
  • C. o uso adequado dos recursos auxiliares de ensino.
  • D. a utilização de livro texto de autor clássico.
  • E. a maneira de fazer perguntas aos alunos.

Conforme apontam Coll e Solé, na análise do processo de ensino e de aprendizagem, para além dos conteúdos, há fatores importantes entre a atividade educacional do professor e a aprendizagem dos alunos. São eles:

I comportamentos do professor.

II interações professor/alunos na sala de aula.

III atividade mental construtiva dos alunos.

IV processos psicológicos dos alunos.

V atividades e tarefas escolares de ensino e aprendizagem.

Estão corretos os itens:

  • A. II e V.
  • B. II e IV.
  • C. I, II, III, IV e V.
  • D. II, IV e V.
  • E. I, II e III.

Conforme mostram Coll e Solé, o que diferencia a educação escolar de outros contextos de educação é:

  • A. o planejamento e a sistematicidade das práticas educacionais.
  • B. o fato de que os docentes também representam figuras parentais.
  • C. o uso da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel.
  • D. o conceito de educação suficientemente boa cunhado por Winnicott.
  • E. a visão de interatividade proposta por Watson na teoria bahaviorista.
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