Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Cabe ao professor do AEE

  • A. oferecer o atendimento clínico aos alunos com diagnóstico clínico.
  • B. oferecer aulas de reforço escolar aos alunos com deficiência.
  • C. oferecer o AEE, prioritariamente, na sala de recursos multifuncionais da própria escola ou em outra escola de ensino regular.
  • D. decidir pela promoção ou retenção de alunos com deficiência que estudam em classes comuns.
  • E. desenvolver atividades pedagógicas diferenciadas com necessidades especiais enquanto o professor da sala de aula trabalha com os demais alunos.

A coluna da esquerda apresenta abordagens de investigação e a da direita, características de cada uma. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

Marque a sequência correta.

  • A. 2, 1, 1, 2
  • B. 2, 2, 1, 1
  • C. 1, 1, 2, 2
  • D. 1, 2, 2, 1

Bogdan e Biklen (1994), ao teorizarem sobre a pesquisa em educação, sinalizam algumas características da pesquisa qualitativa na área. NÃO é característica desse tipo de pesquisa:

  • A. A análise dos dados tende a seguir um processo indutivo.
  • B. Os dados coletados são predominantemente descritivos.
  • C. A preocupação do investigador com os resultados é maior do que com o processo.
  • D. O “significado” que as pessoas dão às coisas e à sua vida é foco de atenção especial do pesquisador.

Toda pesquisa deve apresentar um objetivo determinado para saber o que se vai procurar e o que se pretende alcançar. Ele torna explícito o problema, aumentando os conhecimentos sobre um determinado assunto de investigação. Qual alternativa NÃO apresenta norma de formulação de objetivos de uma pesquisa?

  • A. Ser claro, preciso e conciso.
  • B. Referir-se apenas à pesquisa que pretende realizar.
  • C. Expressar apenas uma ideia.
  • D. Apresentar várias ideias e referir-se, também, a outras investigações.

O projeto de pesquisa é o documento que serve como guia para a investigação científica. Tem por finalidades antever e metodizar as etapas de um trabalho de pesquisa, sendo, portanto, o primeiro documento gerado em qualquer processo de investigação. Elaborar o projeto de pesquisa é planejar as ideias a serem desenvolvidas, prevendo as etapas do trabalho. Assinale a alternativa que apresenta unicamente elementos constituintes da estrutura do projeto de pesquisa.

  • A. Capa; folha de rosto; resumo, sumário; justificativa; hipótese; objetivos específicos; fundamentação teórica; metodologia; dados; análise quantitativa dos dados coletados e cronograma.
  • B. Capa; folha de rosto; resumo, sumário; introdução; justificativa; problema; hipótese(s); objetivos; fundamentação teórica; metodologia; cronograma e referência.
  • C. Elementos pré-textuais; problema(s); hipótese(s); objetivo geral; fundamentação teórica; metodologia; análise crítica dos dados qualitativos, resultados e referência.
  • D. Elementos pré-textuais; problema(s); hipótese(s); fundamentação teórica; metodologia; dados quantitativos; análise de dados qualitativos; cronograma e referência.

A autonomia didático-científica é condição necessária para a atividade-fim da universidade. Sobre o papel de decisão dos colegiados de ensino e pesquisa da instituição no exercício dessa autonomia, com base na legislação vigente, considere:

I - Criar, modificar e extinguir cursos.

II - Deliberar sobre os planos de carreira docente.

III - Elaborar programação dos cursos, pesquisas e das atividades de extensão.

Está correto o que se afirma em

  • A. II e III, apenas.
  • B. II, apenas
  • C. I e III, apenas.
  • D. I, II e III.

A respeito da oferta e abrangência dos cursos e programas da educação superior brasileira, considere:

I - Cursos sequenciais por campo de saber, de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino, desde que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.

II - Cursos de graduação, abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo.

III - Cursos de pós-graduação, compreendendo programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino.

IV - Cursos de extensão, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos em cada caso pelas instituições de ensino.

Está correto o que se afirma em

  • A. I e II, apenas.
  • B. III e IV, apenas.
  • C. I, II, III e IV.
  • D. II e III, apenas.

Analise a tirinha acima e, considerando a interrelação entre a prática pedagógica e as áreas de conhecimento, julgue os seguintes itens.

Em relação à produção escrita e oral, a ação pedagógica deve proporcionar ao aluno experiências que evidenciem o rigor da norma culta da língua portuguesa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise a tirinha acima e, considerando a interrelação entre a prática pedagógica e as áreas de conhecimento, julgue os seguintes itens.

O ensino da matemática nos anos iniciais deverá abranger os conhecimentos de estatística, combinatória e probabilidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Kenski (2007) menciona que são utilizados vários tipos de tecnologias para aprender e saber mais e que se necessita da educação para aprender e saber mais sobre as tecnologias.

Tendo como base as ideias da autora, analise as seguintes afirmativas sobre relação entre a educação e as tecnologias e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Grande parte das tecnologias é usada como auxiliar no processo educativo – elas não são o objeto, a sua substância e nem a sua finalidade.

( ) As tecnologias, por si só, fazem a diferença qualitativa no processo educativo.

( ) Um dos problemas, na atualidade, relativos ao uso das tecnologias na educação refere-se à não adequação da tecnologia ao conteúdo a ser ensinado e aos propósitos do ensino.

( ) As articulações entre as instituições educacionais via redes devem ser pensadas somente como um modo diferente de promoção do ensino.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. V F V F
  • B. F V F V
  • C. V F F V
  • D. F V V F
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...