Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Cabe ao professor do AEE
A coluna da esquerda apresenta abordagens de investigação e a da direita, características de cada uma. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
Marque a sequência correta.
Bogdan e Biklen (1994), ao teorizarem sobre a pesquisa em educação, sinalizam algumas características da pesquisa qualitativa na área. NÃO é característica desse tipo de pesquisa:
Toda pesquisa deve apresentar um objetivo determinado para saber o que se vai procurar e o que se pretende alcançar. Ele torna explícito o problema, aumentando os conhecimentos sobre um determinado assunto de investigação. Qual alternativa NÃO apresenta norma de formulação de objetivos de uma pesquisa?
O projeto de pesquisa é o documento que serve como guia para a investigação científica. Tem por finalidades antever e metodizar as etapas de um trabalho de pesquisa, sendo, portanto, o primeiro documento gerado em qualquer processo de investigação. Elaborar o projeto de pesquisa é planejar as ideias a serem desenvolvidas, prevendo as etapas do trabalho. Assinale a alternativa que apresenta unicamente elementos constituintes da estrutura do projeto de pesquisa.
A autonomia didático-científica é condição necessária para a atividade-fim da universidade. Sobre o papel de decisão dos colegiados de ensino e pesquisa da instituição no exercício dessa autonomia, com base na legislação vigente, considere:
I - Criar, modificar e extinguir cursos.
II - Deliberar sobre os planos de carreira docente.
III - Elaborar programação dos cursos, pesquisas e das atividades de extensão.
Está correto o que se afirma em
A respeito da oferta e abrangência dos cursos e programas da educação superior brasileira, considere:
I - Cursos sequenciais por campo de saber, de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino, desde que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.
II - Cursos de graduação, abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo.
III - Cursos de pós-graduação, compreendendo programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino.
IV - Cursos de extensão, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos em cada caso pelas instituições de ensino.
Está correto o que se afirma em
Analise a tirinha acima e, considerando a interrelação entre a prática pedagógica e as áreas de conhecimento, julgue os seguintes itens.
Em relação à produção escrita e oral, a ação pedagógica deve proporcionar ao aluno experiências que evidenciem o rigor da norma culta da língua portuguesa.Analise a tirinha acima e, considerando a interrelação entre a prática pedagógica e as áreas de conhecimento, julgue os seguintes itens.
O ensino da matemática nos anos iniciais deverá abranger os conhecimentos de estatística, combinatória e probabilidade.Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2017
Kenski (2007) menciona que são utilizados vários tipos de tecnologias para aprender e saber mais e que se necessita da educação para aprender e saber mais sobre as tecnologias.
Tendo como base as ideias da autora, analise as seguintes afirmativas sobre relação entre a educação e as tecnologias e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Grande parte das tecnologias é usada como auxiliar no processo educativo elas não são o objeto, a sua substância e nem a sua finalidade.
( ) As tecnologias, por si só, fazem a diferença qualitativa no processo educativo.
( ) Um dos problemas, na atualidade, relativos ao uso das tecnologias na educação refere-se à não adequação da tecnologia ao conteúdo a ser ensinado e aos propósitos do ensino.
( ) As articulações entre as instituições educacionais via redes devem ser pensadas somente como um modo diferente de promoção do ensino.
Assinale a sequência CORRETA.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...