Lista completa de Questões sobre Processo de Planejamento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Diante de seu grupo de alunos, o professor não pode partir da idéia de que todos estão no mesmo nível de desenvolvimento, que todos trazem histórias de vida semelhantes ou os mesmos conhecimentos prévios, a mesma relação com o saber, os mesmos interesses, os mesmos recursos e maneiras de aprender.
Nesta perspectiva, trabalhar em grupo exige, por parte do professor,
um processo de avaliação que contemple os conteúdos trabalhados de maneira ampla, para todos os alunos, para que as diferenças individuais não se acentuem no trabalho coletivo.
capacidade de organizar também um ensino individualizado, para criar uma situação de aprendizagem significativa para os alunos.
organização do espaço da sala de aula, para que cada grupo de alunos possa aprender os conteúdos de seu interesse.
competência técnica para conhecer os vários processos de aprendizagem de todos seus alunos.
predisposição para conhecer seus alunos e, assim, elaborar um levantamento dos principais dados que os caracterizem, visando ao planejamento da prática educativa.
... a prática do planejamento em nosso país, especialmente na Educação, tem sido conduzida como se fosse uma atividade neutra, sem comprometimentos e pouco ou nada se discute a respeito do real significado social e político da ação que se está planejando.
Nesta concepção de planejamento,
as principais preocupações são a prática educativa e a qualidade social de ensino.
o professor planeja sua prática de sala de aula, com competência, em função de conteúdos previamente estabelecidos.
a função da escola é de assegurar acesso a todos alunos, independentemente da qualidade de ensino.
não se pergunta pelas determinações sociais que estão na base do problema a ser enfrentado.
não se considera o que a comunidade escolar reivindica, mas os resultados que a prática escolar conseguiu alcançar.
Considere as seguintes definições:
I. Plano é um guia e tem a função de orientar a prática, partindo da própria prática e, portanto, não pode ser um documento rígido e absoluto.
II. O plano é a formalização dos diferentes momentos do processo de planejar que, por sua vez, envolve desafios e contradições.
III. Plano é um documento que precisa ser seguido pelo coletivo escolar, para que seus objetivos e metas possam ser avaliados em relação à sua pertinência e eficácia.
IV. Plano é um manual de conduta e de intenções que será mais eficaz quanto mais detalhado estabelecer objetivos e metas.
É correto o que consta APENAS em
I e III.
I e II.
I, II e III.
III e IV.
II, III e IV.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, relativos ao processo de planejamento educacional.
O planejamento participativo requer um elemento de coordenação, mesmo tendo um caráter essencialmente democrático.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, relativos ao processo de planejamento educacional.
Para o sucesso do planejamento de caráter participativo, os grupos devem ser formados homogeneamente, sem a participação de muitas pessoas.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, relativos ao processo de planejamento educacional.
A centralidade na questão orçamentária e a avaliação com ênfase nos produtos são características de uma abordagem emancipadora de planejamento.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, relativos ao processo de planejamento educacional.
A teoria positivista e o taylorismo são os pressupostos da abordagem tradicional de planejamento.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, relativos ao processo de planejamento educacional.
Uma liderança liberal tem como atitude principal a iniciativa dos indivíduos e uma liderança autocrática, a obediência.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, relativos ao processo de planejamento educacional.
A missão de uma instituição é estabelecida no nível operacional do planejamento.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir da concepção de interdisciplinaridade e da metodologia de projetos na organização do trabalho pedagógico, julgue os itens que se seguem.
O diálogo do senso comum com o conhecimento científico é uma das características da metodologia de projetos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...