Questões sobre Processo de Planejamento

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A partir da concepção de interdisciplinaridade como princípio da organização do trabalho pedagógico, julgue os itens seguintes.

Sob a perspectiva interdisciplinar, as disciplinas tornam-se fim e não meio para a construção do conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma perspectiva descentralizadora, a formação continuada deve estar centrada na escola e fazer parte do projeto políticopedagógico. Quanto à competência em relação à formação continuada, é correto afirmar que a escola deve

  • A. elaborar e executar seu programa de formação continuada, individualmente, limitando-se aos conteúdos explicitados no currículo da instituição de ensino.
  • B. elaborar o programa de formação continuada, limitando-se aos conteúdos curriculares expressos na proposta da instituição educacional.
  • C. elaborar e executar o programa de formação continuada sem abordar a discussão da escola como um todo e suas relações com a sociedade.
  • D. elaborar seu programa de formação continuada, contando com a participação e o apoio dos órgãos centrais, no sentido de fortalecer seu papel na concepção, na execução e na avaliação do referido programa.

Sobre a atuação do Orientador Pedagógico avalie as afirmativas a seguir:

I - cria as condições necessárias para a reflexão teórica sobre a prática pedagógica e as trocas de experiências.
II - organiza as atividades de cada turno escolar, vigiando a entrada e a saída dos alunos.
III - acompanha a leitura e o debate dos estudos e das pesquisas sobre a prática pedagógica.
IV - atua no intercâmbio entre os gestores e as instâncias centrais do sistema de ensino e da política educacional.
V - observa e analisa os problemas e as soluções comuns.

Assinale as afirmativas corretas:

  • A.

    I, II e IV, apenas;

  • B.

    II, III e IV, apenas;

  • C.

    I, III e V, apenas;

  • D.

    III, IV e V, apenas;

  • E.

    I, IV e V, apenas.

Sobre a ação do Orientador Pedagógico na elaboração de currículos e programas, assinale a afirmativa errada:

  • A.

    acompanha a atualização pedagógica e normativa, com especial atenção, aos fundamentos;

  • B.

    cria oportunidades de estudo e interlocução dos professores que desenvolvem um mesmo conteúdo nas diversas séries e níveis escolares;

  • C.

    organiza reuniões periódicas para a reavaliação do currículo e dos programas;

  • D.

    propicia oportunidades de estudo e decisões coletivas sobre material didático;

  • E.

    escolhe, junto com os professores, o aluno que fará a interlocução entre a turma e o Orientador Pedagógico.

O Orientador Pedagógico deve entender a relevância do debate sobre disciplina escolar para construir o ideal democrático de respeito mútuo e de reciprocidade. Entender esse papel, de forma dialética, significa:

  • A.

    coordenar e mediar os grupos de alunos indisciplinados para alcançar a consciência necessária aos ajustes escolares;

  • B.

    exercer um controle sobre as regras estabelecidas e manter uma permanente observação para favorecer as relações internas;

  • C.

    acreditar que os princípios da escola sejam respeitados em função da cultura interna da escola sob a forma de um ideário educacional trabalhado pelos professores;

  • D.

    tornar claras as regras com os agentes educativos para organizar um organograma da hierarquia escolar;

  • E.

    buscar transformações dentro da escola e fazer com que os alunos sintam a importância do respeito e não a mera obediência às regras.

O Orientador Pedagógico tem por função classificar ou reclassificar um aluno que solicite matrícula e que necessita ser alocado em um ano letivo compatível com sua aprendizagem. Diante de uma solicitação de matrícula por um aluno que não apresenta escolaridade comprovada, por não ter cursado o ensino regular, como deverá ser a matrícula deste aluno?

  • A.

    matrícula renovada com classificação;

  • B.

    matrícula nova;

  • C.

    matrícula nova com classificação;

  • D.

    matrícula renovada com reclassificação;

  • E.

    matrícula por transferência com classificação.

Os critérios de avaliação escolar devem estar definidos, obrigatoriamente, no (s):

  • A.

    documentos escolares;

  • B.

    plano de curso;

  • C.

    regimento escolar;

  • D.

    exercícios dos alunos;

  • E.

    contratos de serviços.

O papel do Orientador Pedagógico é produzir mudanças na prática pedagógica. Essas mudanças abrangem as condições objetivas e as condições subjetivas, sem as separar. Entre as condições subjetivas, presentes na ação orientadora, destacamse as dimensões atitudinal, procedimental e conceitual

Está correta a opção:

  • A.

    1-1-1-2 -2-3-2;

  • B.

    2 -1-1-3-3-2- 1;

  • C.

    1-2-1-2-2-3-3;

  • D.

    3 –3-2-2-1-1-3;

  • E.

    1-2-3-1-2-3-1.

A Orientadora Pedagógica para investigar o nível de aceitação dos grupos de estudo fez a seguinte solicitação:

Prezado(a) colega: opine sobre nosso grupo de estudo, se ele atendeu às suas expectativas. Assinale uma das respostas: SIM – ÀS VEZES - NÃO.

A Orientadora tabulou os dados e os representou no gráfico abaixo.

 

A partir do gráfico, assinale a resposta correta:

  • A.

    50% responderam que às vezes suas expectativas foram atendidas;

  • B.

    mais de 50% disseram que as expectativas foram atendidas;

  • C.

    menos de 20% apontaram um ótimo grau de satisfação;

  • D.

    cerca de 10% indicaram um bom nível de satisfação;

  • E.

    todos responderam que, de uma forma ou de outra, o grupo de estudo satisfez às expectativas.

Sobre as ações do Orientador Pedagógico na escola, analise as afirmativas a seguir:

I - coordenar e controlar as ações educativas no âmbito da escola;
II - obedecer a uma estrutura vertical de poder;
III - ter uma prática articuladora, dinâmica e consciente de seu papel no processo educativo;
IV - manter um controle sistemático do que foi planejado pela direção da escola.

Estão corretas as afirmativas:

  • A.

    I e II, somente;

  • B.

    I e IV, somente;

  • C.

    II, somente;

  • D.

    III, somente;

  • E.

    IV, somente.

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