Questões sobre Processo de Planejamento

Lista completa de Questões sobre Processo de Planejamento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A partir das abordagens de planejamento educacional, julgue os itens a seguir.

A abordagem tradicional, que se baseia em uma teoria positivista e absorve para si características tayloristas, considera o planejamento como responsabilidade de especialistas diretamente vinculados aos níveis hierárquicos mais elevados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens, que versam sobre a pesquisa em educação.

Em educação, a pesquisa quantitativa restringe-se aos dados apurados, enquanto a pesquisa qualitativa faz uma leitura mais crítica da realidade utilizando esses dados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens, que versam sobre a pesquisa em educação.

Na pesquisa participante, pesquisador e pesquisados são sujeitos ativos na produção do conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens, que versam sobre a pesquisa em educação.

Um projeto de pesquisa em educação precisa contemplar apenas o método adotado, pois os outros elementos estão atrelados ao método escolhido.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que o planejamento é uma etapa importante em qualquer processo administrativo, julgue os itens subseqüentes.

Toda instituição de ensino necessita de um projeto pedagógico, que é um instrumento formal, mas não interfere nem reproduz as políticas educacionais dessa instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que o planejamento é uma etapa importante em qualquer processo administrativo, julgue os itens subseqüentes.

Na elaboração de planejamento estratégico, as fases de diagnóstico, de entendimento da missão da instituição, de identificação dos instrumentos e de controle/avaliação podem ser realizadas aleatoriamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

O nível do processo de planejamento vinculado ao momento de estabelecimento da missão da instituição é o

  • A. estratégico.
  • B. tático.
  • C. operacional.
  • D. funcional.

"O ofício de professor se dá dentro de um sistema de educação formal, numa determinada instituição escolar, num coletivo de profissionais que fazem a escola, numa sociedade específica". (Rios, 2001)

A competência profissional possui 4 (quatro) dimensões: técnica, estética, ética e política. Para haver uma docência da melhor qualidade é preciso que o professor busque essas dimensões continuamente, entretanto, a competência profissional é fundada, primordialmente,

  • A.

    na dimensão ética, pois o trabalho só ganhará seu significado pleno se pautado nos princípios éticos com vistas a uma vida digna e solidária.

  • B.

    na dimensão técnica, pois refere-se à capacidade de o professor trabalhar com os conteúdos e estratégias variadas.

  • C.

    nas dimensões éticas e políticas, tendo em vista que elas atendem à participação coletiva na sociedade, ao exercício de direitos e deveres e ao princípio da solidariedade.

  • D.

    na dimensão estética, pois diz respeito à sensibilidade importante às relações interpessoais.

  • E.

    na dimensão política, no que diz respeito à participação na construção coletiva da sociedade.

O projeto é um documento que formula metas, prevê ações, institui procedimentos e instrumentos de ação e propõe

  • A.

    esforço coletivo temporário empreendido para alcançar um objetivo.

  • B.

    direção política e pedagógica para transformar o trabalho escolar.

  • C.

    respostas a um problema concreto por meio de técnicas construtivistas.

  • D.

    construção partilhada entre a coordenação pedagógica e especialistas.

  • E.

    a utilização dos conhecimentos acumulados dos professores pelo seu caráter inovador.

A respeito do planejamento de projetos didáticos, considere as afirmativas abaixo:

1. A organização do processo ensino-aprendizagem, por meio de projetos temáticos, supõe uma forma diferenciada de produção, apropriação e socialização de conhecimentos, na qual os limites entre áreas curriculares se tornam menos relevantes.

2. O planejamento de projetos didáticos deve estar baseado no trabalho coletivo dos docentes da escola.

3. Projetos didáticos devem ser adotados porque estão em voga.

4. Os projetos didáticos devem ter objetivos comuns, traduzidos em temas ou problemas, que exigem um encaminhamento colaborativo e globalizante, e não individual ou fragmentado.

5. O tempo de trabalho a ser destinado a um projeto didático deve ser definido e não pode ser alterado, respeitando-se o princípio da inflexibilidade.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 5 são verdadeiras.

  • B.

    Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 2, 4 e 5 são verdadeiras.

  • E.

    Somente as afirmativas 3 e 5 são verdadeiras.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...