Questões sobre Processo de Planejamento

Lista completa de Questões sobre Processo de Planejamento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ainda no que concerne à comunicação e à interação grupal no processo de planejamento, julgue os itens subsecutivos. É de exclusiva responsabilidade do condutor o bom funcionamento do grupo, que pressupõe planejamentos e ações com relação a horários, pauta de reunião, decisões, divisão de tarefas, programação dos próximos encontros e avaliação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à comunicação e à interação grupal no processo de planejamento, julgue os itens a seguir. Nas atividades de dinâmica de grupo, o planejamento deverá prever um ambiente propício à participação e à interação efetiva entre os participantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à comunicação e à interação grupal no processo de planejamento, julgue os itens a seguir. Para melhor desenvolvimento dos trabalhos, é fundamental que os grupos sejam pequenos, visto que estes permitem o debate e a participação de todos, diferentemente de grupos grandes, que dificultam a verbalização, o que exigirá do coordenador a sua divisão em subgrupos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à comunicação e à interação grupal no processo de planejamento, julgue os itens a seguir. Ao conduzir os trabalhos em grupo na organização, o técnico em assuntos educacionais deve motivar o grupo a evitar o uso de informalidades na linguagem e no comportamento e fazer avaliações periódicas para excluir integrantes capazes de interferir no bom desenvolvimento do grupo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à comunicação e à interação grupal no processo de planejamento, julgue os itens a seguir. Na participação em um grupo, seja ele social, de estudo ou de trabalho, deve-se ter comprometimento com os objetivos pessoais de cada um dos participantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à comunicação e à interação grupal no processo de planejamento, julgue os itens a seguir. Na escolha do mediador de equipe, deve-se levar em consideração que, ainda que falte ao candidato a formação profissional ou a especialização para essa tarefa, ele deve demonstrar capacidade de coordenar criativamente o grupo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à comunicação e à interação grupal no processo de planejamento, julgue os itens a seguir. Um planejamento exige que a participação dos integrantes do grupo aconteça em cada momento e em cada ação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma perspectiva democrática de projeto político-pedagógico tem como característica:

  • A. centralização de papéis e ações.
  • B. tomada de decisões em âmbito hierárquico restrito.
  • C. processo coletivo de cunho classificatório.
  • D. reorganização da escola com a descontinuidade de ações passadas.
  • E. processo coletivo de cunho emancipatório.

As questões 37, 38 e 39 referem-se à obra da EMATER/RS-ASCAR. Diretrizes para ação extensionista na EMATER/RS-ASCAR: a gestão do processo de planejamento. Disponível em: www.emater.tche.br

O processo de planejamento das ações é desencadeado basicamente pela interrelação dos seguintes elementos: políticas e programas públicos, valorização de parcerias estratégicas e de espaços participativos de representação social e das necessidades, problemas e linhas de ação definidas em contato direto com as unidades de planejamento. Neste contexto, o planejamento realizado pela EMATER/RS-ASCAR envolve os seguintes pressupostos:

I. Abrange comunidades rurais, municípios, grupos e associações de beneficiários.

II. Articula-se com instituições parceiras e populações beneficiárias.

III. Amplia o escopo da participação, por meio de processos e canais de discussão necessários à elaboração dos planos de desenvolvimento.

IV. Assume como base geográfica o território de um município, tendo em vista que o conjunto de municípios, ou mesmo de localidades de diferentes municípios, apresentam base geográfica diferenciada.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas I e II.
  • C. Apenas I, II e III.
  • D. Apenas II, III e IV.
  • E. I, II, III, IV.

Considerando o planejamento pedagógico na perspectiva da Didática Fundamental, como o proposto por Vera Maria Candau, três dimensões devem ser levadas em conta:

  • A. contextual, social e política, pois o ensino contextualizado é a principal meta do planejamento pedagógico.
  • B. técnica, instrucional e científica, já que a didática é o artifício metodológico que permite ensinar tudo a todos.
  • C. humana, político-social e técnica, a fim de valorizar as relações entre professores e alunos, o contexto social e a capacidade de saber ensinar.
  • D. subjetiva, afetiva e motivacional, uma vez que a relação entre os sujeitos (professor e alunos) é o principal elemento da aprendizagem.
  • E. instrucional, subjetiva e lúdica, pois a educação envolve o conhecimento, o estilo pessoal e a arte de promover a aprendizagem.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...