Questões sobre Processo de Planejamento

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Um planejamento constitui-se de elementos básicos: objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação. Tendo como referência o elemento objetivo, marque a alternativa INCORRETA:

  • A.

    Os objetivos indicam ações desarticuladas do processo de avaliação das disciplinas.

  • B.

    Os objetivos direcionam a ação didática em determinada disciplina.

  • C.

    O objetivo geral é mais amplo, abrangendo a disciplina na sua totalidade.

  • D.

    O objetivo específico diz respeito às várias especificidades da disciplina.

“Quando se atribuem ao pedagogo as tarefas de coordenar e prestar assistência pedagógico-didática ao professor, não está se supondo que ele deva ter domínio dos conteúdos-métodos de todas as matérias. Sua contribuição vem dos campos do conhecimento implicados no processo educativo-docente, operando uma intersecção entre a teoria pedagógica e os conteúdos-métodos específicos de cada matéria de ensino, entre o conhecimento pedagógico e a sala de aula.” (LIBÂNEO, 1998, p. 128)

 É correto afirmar que algumas ações do pedagogo em relação à assistência ao docente são:

( ) definir objetivos educativos

( ) detectar problemas de aprendizagem entre os alunos, na avaliação, no uso de técnicas e recursos de ensino

( ) organizar turmas

( ) organizar reuniões de estudo

( ) articular planos de ensino

Utilizando (V) para verdadeiro e (F) para falso, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:

  • A.

    F – V – F – V – F

  • B.

    F – V – F – V – F

  • C.

    V – V – V – V – V

  • D.

    V – V – V – F – F

  • E.

    V – F – V – F – V

Em geral, os estudiosos em educação afirmam que o planejamento é importante porque:

  • A.

    explicita os valores, a participação coletiva e a diretrizes do processo educativo escolar.

  • B.

    apenas uma reunião na qual se discute o funcionamento geral da escola.

  • C.

    dispensa a integração e a coerência entre os vários níveis de ensino existentes na escola.

  • D.

    instrui no âmbito escolar como todos profissionais devem garantir seu trabalho.

  • E.

    todas estão corretas.

O planejamento na escola deve:

1. possibilitar um trabalho mais significativo e transformador na sala de aula, na escola e na sociedade.

2. cumprir uma exigência meramente burocrática da escola.

3. corresponder a um projeto-compromisso do professor, tendo, pois, suas marcas.

4. criar e organizar o trabalho. Para tanto, deve ser: objetivo, verdadeiro, crítico e comprometido.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    É correta apenas a afirmativa 4.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

Para garantir um bom planejamento didático-pedagógico das atividades e avaliação dos processos educativos é importante que o educador defina

  • A.

    com clareza os objetivos das atividades, a partir da realização de diagnósticos dos saberes dos alunos, e desenvolva periodicamente processos avaliativos.

  • B.

    a metodologia a ser utilizada durante as atividades e realize a avaliação ao final do ano letivo com o objetivo de verificar o que foi aprendido pelos alunos.

  • C.

    os instrumentais de avaliação a serem utilizados com antecedência e possa aplicá-los durante todo o processo educativo.

  • D.

    os materiais a serem utilizados e implemente processos de autoavaliação, com o objetivo de auxiliar os alunos em novas aprendizagens.

  • E.

    os conteúdos procedimentais e atitudinais a serem desenvolvidos e realize a avaliação ao final do ano letivo para verificar quais conteúdos foram assimilados pelos alunos.

Ao planejar suas propostas pedagógicas, as equipes das escolas devem buscar as correlações entre os conteúdos das áreas de conhecimento e o universo de valores e modos de vida de seus alunos. Nesse sentido, é preciso evitar que as propostas pedagógicas sejam:

I. Reducionistas ou excludentes, na concepção de escola para pobres ou exclusiva de grupos étnicos e religiosos.

II. Executadas em clima de colaboração, proporcionando condições de funcionamento das estratégias educacionais, do espaço físico, do horário e do calendário escolar.

III. Depreciativas da inteligência e da capacidade de alunos e professores e das características específicas das comunidades.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas III.

  • D.

    Apenas I e III.

  • E.

    I, II e III.

Paulo Freire fala da utopia como uma possibilidade, como uma necessidade fundamental do ser humano. Para ele, o amanhã, para cuja realização se luta, implica necessariamente no sonho e na utopia. A partir do texto analise os procedimentos a serem seguidos pelo Supervisor Escolar, apresentados a seguir:

I. Ele deve estar atento a todo discurso fatalista que reduza a educação a um amontoado de técnicas que transformam os educadores em repetidores;

II. Ele deve identificar a ideologia que domina a fala dos professores sobre o modo acomodado de lidar com a educação, de que “o tempo vai ensinar o aluno”.

III. Ele deve estar atento à ética difundida pelo neoliberalismo que estabelece a diminuição das verbas para o ensino fundamental.

IV. Ele deve estar ligado naqueles que se recusam a aceitar a acomodação e não deixam morrer em si o ideal da educação.

Assinale somente as afirmativas corretas:

  • A.

    I, II e III;

  • B.

    II e III;

  • C.

    I, III e IV;

  • D.

    I, II e IV;

  • E.

    I e IV.

O plano de aula é uma ferramenta muito importante para o professor. Por meio dele, o educador pode fazer a previsão dos conteúdos que serão dados, as atividades que serão desenvolvidas, os objetivos que pretende alcançar, e as formas de avaliação. Mais do que saber elaborar um plano, é necessário acreditar que ele é o instrumento pessoal e intransferível de trabalho do professor, e expressa as concepções teóricas que sustentam suas atividades:

  • A.

    docentes.

  • B.

    familiares.

  • C.

    complementares.

  • D.

    discentes.

O estudo da realidade (diagnóstico), a análise e discussão dos dados, a determinação dos objetivos, dos recursos e de como proceder para modificar uma realidade, dá-se o nome de:

  • A.

    Acompanhamento

  • B.

    Avaliação.

  • C.

    Plano.

  • D.

    Planejamento.

Seguir o cronograma de atividades registrando o que foi realizado no Diário de Classe é uma forma de:

  • A.

    Acompanhamento pedagógico.

  • B.

    Controle de ações.

  • C.

    Plano estratégico.

  • D.

    Planejamento.

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