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Com as normas regimentais básicas, além de implementar os dispositivos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional − LDB (Lei no 9.394/96), pretende-se instituir um mecanismo legal e necessário para
I. promover a gestão democrática da escola, desconsiderando seu padrão de qualidade.
II. fortalecer a autonomia pedagógica, financeira e administrativa.
III. valorizar os alunos, por meio de sua participação em grêmios e concursos estudantis.
IV. transformar os processos de avaliação institucional do desempenho das escolas e dos alunos.
Está correto o apresentado APENAS em
I e II.
II e III.
II e IV.
I e III.
III e IV.
Se é função do Coordenador avaliar como foi realizada a aplicação das Situações de Aprendizagem previstas para os diferentes bimestres, caberia, por exemplo, ao final de cada um deles, agendar uma Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo − HTPC específica, para que os professores das disciplinas
apresentem, para a direção de sua escola, os resultados obtidos nas avaliações de sistema, replanejando as ações de capacitação.
avaliem se os alunos fizeram uso adequado do ensino, tirando proveito das competências curriculares especificadas.
verifiquem se foram implantadas ações abstratas, que fogem do cotidiano escolar, por disciplina e série, conforme previsto na proposta pedagógica.
divulguem para os demais colegas uma síntese das conquistas realizadas, dos problemas enfrentados, das ações implantadas etc.
diagnostiquem e registrem os progressos obtidos nas práticas pedagógicas, bem como as dificuldades relativas ao gerenciamento escolar.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca de planejamento, julgue os itens a seguir.
Ao elaborar um projeto, os gestores devem certificar-se da compatibilidade dos objetivos pretendidos com a metodologia a ser utilizada para alcançá-los.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca de planejamento, julgue os itens a seguir.
A elaboração e a execução constituem etapas separadas, que não se correlacionam, da elaboração de um projeto.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca de planejamento, julgue os itens a seguir.
O processo de planejamento compreende três dimensões: técnica, conceitual e política.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca de planejamento, julgue os itens a seguir.
A realização de um trabalho sistematizado com base em uma visão estratégica e objetiva da realidade é própria de planejamentos elaborados por meio da metodologia de projetos.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca de planejamento, julgue os itens a seguir.
No âmbito escolar, o termo planejamento é empregado estritamente em referência a ações administrativas, não abrangendo as pedagógicas, como a elaboração do currículo.
Na execução de um planejamento, prevê- se acompanhamento, registro do processo, sistematização e avaliação, portanto, pode-se inferir que
planejar e sistematizar as atividades se restringe à elaboração do projeto político pedagógico.
o planejamento é desnecessário quando se trata de organização de brincadeiras infantis.
o planejamento é o início de um processo que necessita de avaliação, por isso o registro não é importante uma vez que o que interessa é o resultado obtido.
planejar é atividade intrínseca à educação.
planejar, acompanhar, registrar e avaliar as ações pedagógicas é de competência do coordenador pedagógico. Ao professor compete executar o estabelecido para garantir os resultados esperados.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Com relação ao planejamento instrucional tradicional, analise as afirmações abaixo:
1. Apresentava uma função primordialmente prescritiva, incluindo as etapas de análise das necessidades, seleção dos materiais e métodos instrucionais e avaliação.
2. Suas necessidades eram identificadas a partir de subtarefas que deveriam ser cumpridas pelo estudante e cada parte do conhecimento que ele deveria adquirir. A partir dessa fase, os passos que o aluno deveria seguir para adquirir conhecimento podiam ser planejados.
3. Os objetivos eram subdivididos em gerais e específicos. Estes últimos estabeleciam os comportamentos observáveis e mensuráveis informando ao planejador os métodos e recursos instrucionais necessários para que os objetivos fossem alcançados.
4. Esse tipo de planejamento, hoje, é considerado demasiadamente mecânico e prescritivo embora não se questione sua capacidade quanto à realização de uma boa prática educativa e sua contribuição para o sucesso do processo ensino aprendizagem.
Está(ao) incorreta(s):
2, 3 e 4, apenas.
3 e 4, apenas.
3, apenas.
4, apenas.
1, 2, 3 e 4.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
A política do material didático tem por objetivos:
1. Melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
2. Assegurar padrão de qualidade dos materiais de apoio às práticas educativas.
3. Fomentar a produção de diferentes materiais, por distintos sujeitos, na diversidade de suportes, linguagens e tecnologias em múltiplas abordagens pedagógicas.
4. Fomentar a pesquisa e avaliação sobre produção, avaliação e usos de materiais didáticos.
5. Mediar à interação entre o educador e o aluno no processo de construção do conhecimento.
Está(ão) correta(s) :
1, 2, 3, 4, 5.
3 e 5, apenas.
2, 3, 4, apenas.
3, apenas.
1, 3, 4, apenas.
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