Questões sobre Processo de Planejamento

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Com as normas regimentais básicas, além de implementar os dispositivos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional − LDB (Lei no 9.394/96), pretende-se instituir um mecanismo legal e necessário para

I. promover a gestão democrática da escola, desconsiderando seu padrão de qualidade.

II. fortalecer a autonomia pedagógica, financeira e administrativa.

III. valorizar os alunos, por meio de sua participação em grêmios e concursos estudantis.

IV. transformar os processos de avaliação institucional do desempenho das escolas e dos alunos.

Está correto o apresentado APENAS em

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    I e III.

  • E.

    III e IV.

Se é função do Coordenador avaliar como foi realizada a aplicação das Situações de Aprendizagem previstas para os diferentes bimestres, caberia, por exemplo, ao final de cada um deles, agendar uma Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo − HTPC específica, para que os professores das disciplinas

  • A.

    apresentem, para a direção de sua escola, os resultados obtidos nas avaliações de sistema, replanejando as ações de capacitação.

  • B.

    avaliem se os alunos fizeram uso adequado do ensino, tirando proveito das competências curriculares especificadas.

  • C.

    verifiquem se foram implantadas ações abstratas, que fogem do cotidiano escolar, por disciplina e série, conforme previsto na proposta pedagógica.

  • D.

    divulguem para os demais colegas uma síntese das conquistas realizadas, dos problemas enfrentados, das ações implantadas etc.

  • E.

    diagnostiquem e registrem os progressos obtidos nas práticas pedagógicas, bem como as dificuldades relativas ao gerenciamento escolar.

Acerca de planejamento, julgue os itens a seguir.

Ao elaborar um projeto, os gestores devem certificar-se da compatibilidade dos objetivos pretendidos com a metodologia a ser utilizada para alcançá-los.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de planejamento, julgue os itens a seguir.

A elaboração e a execução constituem etapas separadas, que não se correlacionam, da elaboração de um projeto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de planejamento, julgue os itens a seguir.

O processo de planejamento compreende três dimensões: técnica, conceitual e política.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de planejamento, julgue os itens a seguir.

A realização de um trabalho sistematizado com base em uma visão estratégica e objetiva da realidade é própria de planejamentos elaborados por meio da metodologia de projetos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de planejamento, julgue os itens a seguir.

No âmbito escolar, o termo planejamento é empregado estritamente em referência a ações administrativas, não abrangendo as pedagógicas, como a elaboração do currículo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na execução de um planejamento, prevê- se acompanhamento, registro do processo, sistematização e avaliação, portanto, pode-se inferir que

  • A.

    planejar e sistematizar as atividades se restringe à elaboração do projeto político pedagógico.

  • B.

    o planejamento é desnecessário quando se trata de organização de brincadeiras infantis.

  • C.

    o planejamento é o início de um processo que necessita de avaliação, por isso o registro não é importante uma vez que o que interessa é o resultado obtido.

  • D.

    planejar é atividade intrínseca à educação.

  • E.

    planejar, acompanhar, registrar e avaliar as ações pedagógicas é de competência do coordenador pedagógico. Ao professor compete executar o estabelecido para garantir os resultados esperados.

Com relação ao planejamento instrucional tradicional, analise as afirmações abaixo:

1. Apresentava uma função primordialmente prescritiva, incluindo as etapas de análise das necessidades, seleção dos materiais e métodos instrucionais e avaliação.

2. Suas necessidades eram identificadas a partir de subtarefas que deveriam ser cumpridas pelo estudante e cada parte do conhecimento que ele deveria adquirir. A partir dessa fase, os passos que o aluno deveria seguir para adquirir conhecimento podiam ser planejados.

3. Os objetivos eram subdivididos em gerais e específicos. Estes últimos estabeleciam os comportamentos observáveis e mensuráveis informando ao planejador os métodos e recursos instrucionais necessários para que os objetivos fossem alcançados.

4. Esse tipo de planejamento, hoje, é considerado demasiadamente mecânico e prescritivo embora não se questione sua capacidade quanto à realização de uma boa prática educativa e sua contribuição para o sucesso do processo ensino aprendizagem.

Está(ao) incorreta(s):

  • A.

    2, 3 e 4, apenas.

  • B.

    3 e 4, apenas.

  • C.

    3, apenas.

  • D.

    4, apenas.

  • E.

    1, 2, 3 e 4.

A política do material didático tem por objetivos:

1. Melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

2. Assegurar padrão de qualidade dos materiais de apoio às práticas educativas.

3. Fomentar a produção de diferentes materiais, por distintos sujeitos, na diversidade de suportes, linguagens e tecnologias em múltiplas abordagens pedagógicas.

4. Fomentar a pesquisa e avaliação sobre produção, avaliação e usos de materiais didáticos.

5. Mediar à interação entre o educador e o aluno no processo de construção do conhecimento.

Está(ão) correta(s) :

  • A.

    1, 2, 3, 4, 5.

  • B.

    3 e 5, apenas.

  • C.

    2, 3, 4, apenas.

  • D.

    3, apenas.

  • E.

    1, 3, 4, apenas.

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