Lista completa de Questões sobre Processo de Planejamento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Planejar não é apenas algo que se faz antes de agir, mas é também agir em função daquilo que se pensou fazer.
Planejar, nesse sentido, é
antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto.
projetar um empreendimento a partir de determinado esquema.
preparar qualquer ação segundo método previamente definido.
elaborar roteiro seguro para a ação ser realizada com eficiência.
definir medidas que possibilitem alcançar as ações almejadas, sem cometer erros.
Em todas as escolas existem pessoas que refletem e que inovam, mas é freqüente estarem isoladas e até numa certa marginalidade, muitos preferem produzir a sua reflexão e os seus ensaios numa espécie de clandestinidade, de modo a evitar os desgostos e os afrontamentos dolorosos. Perdem-se muitos esforços, não tanto por falta de idéias, mas por falta de organização da criatividade.
Esta organização torna-se mais difícil porque
não há envolvimento de pais e alunos nas propostas do professor.
os professores têm dificuldade de organizar o trabalho entre si.
as mudanças nos paradigmas de avaliação dificultam a elaboração de projetos alternativos.
as mudanças são realizadas sem a devida preparação e planejamento.
a falta de afinidades entre os projetos não favorece a troca entre as pessoas.
Não há um único responsável pela organização da vida das escolas. Esta é uma tarefa de todos os membros da escola, envolvidos no projeto de incentivar o desenvolvimento intelectual, a vida comunitária e o preparo para o exercício da sua cidadania: a coletividade é o centro configurador da prática escolar.
No entanto, no acompanhamento do trabalho escolar, é fundamental que se tome cuidado com as práticas
pouco estruturadas que possam trazer desordem no decorrer do trabalho.
discriminadoras, em relação à cultura da comunidade escolar.
complexas que não considere as dificuldades de entendimento dos pais e alunos.
conflituosas que possam invadir o espaço de mando da direção da escola.
administrativas, prevenindo a interferência dos pais no uso das verbas da escola.
O planejamento da educação escolar pode ser concebido como processo que envolve a prática docente no cotidiano escolar, envolvendo a fase anterior ao início das aulas, o durante e o depois, num exercício contínuo de ação-reflexão-ação.
Planejar, então, é processo, contínuo e dinâmico, de
organização do trabalho por parte do especialista na escola.
escolha de conteúdos e dinâmicas baseados no desenvolvimento infantil.
definições objetivas e claras que possam ser seguidas pelos educadores.
tomada de decisão, colocação em prática e acompanhamento.
reflexão sobre o trabalho a ser realizado.
Conteúdo significativo não é obrigatoriamente aquele que é útil, que tenha uma aplicação palpável e imediata, mas aquele que
corresponda a alguma necessidade do sujeito no seu processo de desenvolvimento e que também o ajude a compreender a realidade.
numa visão pragmática, resolva os problemas cotidianos do mundo do trabalho.
permita uma formação geral ao indivíduo, preparando- o ao prosseguimento dos estudos em graus mais avançados de conhecimentos.
habilite o indivíduo à realização de várias ações, tornando-o polivalente em seu campo de atuação.
produza prazer ao ser estudado, tornando o aluno um indivíduo mais feliz na sociedade.
O desafio de todo educador na construção do planejamento é conhecer o que planeja e estruturar os objetivos de sua prática que nortearão a organização de sua ação.
No entanto, a ação organizada NÃO pode significar
opção política direcionada pelas diretrizes pedagógicas de uma Secretaria de Educação.
ação estática, mas ato constante de reflexão e de intervenção na realidade.
direção em busca de um projeto político de educação.
ação direcionada pelo interesse ou necessidade dos alunos.
inclusão de conteúdos novos, em função de demandas sociais.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considerando as relações entre educação e treinamento de recursos humanos, tipos e modalidades de educação e treinamento; a educação a distância; a pedagogia e a andragogia, bem como a gestão do conhecimento, julgue os itens que se seguem. Planejamento, política e atividades de gestão de recursos humanos associados às estratégias de negócios e aos funcionários como recursos vitais para a organização são pressupostos defendidos pela gestão estratégica de recursos humanos.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Ainda em relação à etapa de planejamento instrucional, o gestor e sua equipe devem ser capazes de escolher devidamente estratégias e recursos instrucionais, com o objetivo de facilitar o processo de aprendizagem durante as ações educacionais. Geralmente, por não conhecer as alternativas possíveis, a maioria das organizações limita consideravelmente os processos de capacitação à medida que estratégias de ensino são escolhidas por conveniência, e não por finalidade, ou das firmas conveniadas ou do próprio setor de treinamento e desenvolvimento. Em relação à escolha de estratégias de ensino adequadas a situações de treinamento, julgue os itens a seguir.
A leitura, a técnica ainda mais utilizada para transmitir informação em programas de treinamento, oferece pouca ou nenhuma oportunidade para prática, reforço ou retroação dos conteúdos aprendidos.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Ainda em relação à etapa de planejamento instrucional, o gestor e sua equipe devem ser capazes de escolher devidamente estratégias e recursos instrucionais, com o objetivo de facilitar o processo de aprendizagem durante as ações educacionais. Geralmente, por não conhecer as alternativas possíveis, a maioria das organizações limita consideravelmente os processos de capacitação à medida que estratégias de ensino são escolhidas por conveniência, e não por finalidade, ou das firmas conveniadas ou do próprio setor de treinamento e desenvolvimento. Em relação à escolha de estratégias de ensino adequadas a situações de treinamento, julgue os itens a seguir.
A exposição oral dialogada deve ser utilizada principalmente em programas de treinamento que visem o desenvolvimento de novas atitudes dos colaboradores frente ao trabalho.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando que o gestor da área de treinamento e sua equipe tenham identificado que um grave problema de desempenho da gerência de atendimento decorra de falta de conhecimentos, habilidades e atitudes adequadas, a próxima atividade daquele setor refere-se à elaboração do programa de capacitação ou do planejamento instrucional. A esse respeito, julgue os itens subseqüentes.
A seqüenciação do ensino deve determinar os requisitos necessários para cada objetivo, bem como a ordenação de ensino mais adequada para os conteúdos, dos mais complexos para os mais simples.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...