Questões sobre Processo de Planejamento

Lista completa de Questões sobre Processo de Planejamento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Planejar não é apenas algo que se faz antes de agir, mas é também agir em função daquilo que se pensou fazer.

Planejar, nesse sentido, é

  • A.

    antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto.

  • B.

    projetar um empreendimento a partir de determinado esquema.

  • C.

    preparar qualquer ação segundo método previamente definido.

  • D.

    elaborar roteiro seguro para a ação ser realizada com eficiência.

  • E.

    definir medidas que possibilitem alcançar as ações almejadas, sem cometer erros.

Em todas as escolas existem pessoas que refletem e que inovam, mas é freqüente estarem isoladas e até numa certa marginalidade, muitos preferem produzir a sua reflexão e os seus ensaios numa espécie de clandestinidade, de modo a evitar os desgostos e os afrontamentos dolorosos. Perdem-se muitos esforços, não tanto por falta de idéias, mas por falta de organização da criatividade.

Esta organização torna-se mais difícil porque

  • A.

    não há envolvimento de pais e alunos nas propostas do professor.

  • B.

    os professores têm dificuldade de organizar o trabalho entre si.

  • C.

    as mudanças nos paradigmas de avaliação dificultam a elaboração de projetos alternativos.

  • D.

    as mudanças são realizadas sem a devida preparação e planejamento.

  • E.

    a falta de afinidades entre os projetos não favorece a troca entre as pessoas.

Não há um único responsável pela organização da vida das escolas. Esta é uma tarefa de todos os membros da escola, envolvidos no projeto de incentivar o desenvolvimento intelectual, a vida comunitária e o preparo para o exercício da sua cidadania: a coletividade é o centro configurador da prática escolar.

No entanto, no acompanhamento do trabalho escolar, é fundamental que se tome cuidado com as práticas

  • A.

    pouco estruturadas que possam trazer desordem no decorrer do trabalho.

  • B.

    discriminadoras, em relação à cultura da comunidade escolar.

  • C.

    complexas que não considere as dificuldades de entendimento dos pais e alunos.

  • D.

    conflituosas que possam invadir o espaço de mando da direção da escola.

  • E.

    administrativas, prevenindo a interferência dos pais no uso das verbas da escola.

O planejamento da educação escolar pode ser concebido como processo que envolve a prática docente no cotidiano escolar, envolvendo a fase anterior ao início das aulas, o durante e o depois, num exercício contínuo de ação-reflexão-ação.

Planejar, então, é processo, contínuo e dinâmico, de

  • A.

    organização do trabalho por parte do especialista na escola.

  • B.

    escolha de conteúdos e dinâmicas baseados no desenvolvimento infantil.

  • C.

    definições objetivas e claras que possam ser seguidas pelos educadores.

  • D.

    tomada de decisão, colocação em prática e acompanhamento.

  • E.

    reflexão sobre o trabalho a ser realizado.

Conteúdo significativo não é obrigatoriamente aquele que é útil, que tenha uma aplicação palpável e imediata, mas aquele que

  • A.

    corresponda a alguma necessidade do sujeito no seu processo de desenvolvimento e que também o ajude a compreender a realidade.

  • B.

    numa visão pragmática, resolva os problemas cotidianos do mundo do trabalho.

  • C.

    permita uma formação geral ao indivíduo, preparando- o ao prosseguimento dos estudos em graus mais avançados de conhecimentos.

  • D.

    habilite o indivíduo à realização de várias ações, tornando-o polivalente em seu campo de atuação.

  • E.

    produza prazer ao ser estudado, tornando o aluno um indivíduo mais feliz na sociedade.

O desafio de todo educador na construção do planejamento é conhecer o que planeja e estruturar os objetivos de sua prática que nortearão a organização de sua ação.

No entanto, a ação organizada NÃO pode significar

  • A.

    opção política direcionada pelas diretrizes pedagógicas de uma Secretaria de Educação.

  • B.

    ação estática, mas ato constante de reflexão e de intervenção na realidade.

  • C.

    direção em busca de um projeto político de educação.

  • D.

    ação direcionada pelo interesse ou necessidade dos alunos.

  • E.

    inclusão de conteúdos novos, em função de demandas sociais.

Considerando as relações entre educação e treinamento de recursos humanos, tipos e modalidades de educação e treinamento; a educação a distância; a pedagogia e a andragogia, bem como a gestão do conhecimento, julgue os itens que se seguem. Planejamento, política e atividades de gestão de recursos humanos associados às estratégias de negócios e aos funcionários como recursos vitais para a organização são pressupostos defendidos pela gestão estratégica de recursos humanos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ainda em relação à etapa de planejamento instrucional, o gestor e sua equipe devem ser capazes de escolher devidamente estratégias e recursos instrucionais, com o objetivo de facilitar o processo de aprendizagem durante as ações educacionais. Geralmente, por não conhecer as alternativas possíveis, a maioria das organizações limita consideravelmente os processos de capacitação à medida que estratégias de ensino são escolhidas por conveniência, e não por finalidade, ou das firmas conveniadas ou do próprio setor de treinamento e desenvolvimento. Em relação à escolha de estratégias de ensino adequadas a situações de treinamento, julgue os itens a seguir.

A leitura, a técnica ainda mais utilizada para transmitir informação em programas de treinamento, oferece pouca ou nenhuma oportunidade para prática, reforço ou retroação dos conteúdos aprendidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ainda em relação à etapa de planejamento instrucional, o gestor e sua equipe devem ser capazes de escolher devidamente estratégias e recursos instrucionais, com o objetivo de facilitar o processo de aprendizagem durante as ações educacionais. Geralmente, por não conhecer as alternativas possíveis, a maioria das organizações limita consideravelmente os processos de capacitação à medida que estratégias de ensino são escolhidas por conveniência, e não por finalidade, ou das firmas conveniadas ou do próprio setor de treinamento e desenvolvimento. Em relação à escolha de estratégias de ensino adequadas a situações de treinamento, julgue os itens a seguir.

A exposição oral dialogada deve ser utilizada principalmente em programas de treinamento que visem o desenvolvimento de novas atitudes dos colaboradores frente ao trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que o gestor da área de treinamento e sua equipe tenham identificado que um grave problema de desempenho da gerência de atendimento decorra de falta de conhecimentos, habilidades e atitudes adequadas, a próxima atividade daquele setor refere-se à elaboração do programa de capacitação ou do planejamento instrucional. A esse respeito, julgue os itens subseqüentes.

A seqüenciação do ensino deve determinar os requisitos necessários para cada objetivo, bem como a ordenação de ensino mais adequada para os conteúdos, dos mais complexos para os mais simples.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...