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Planejamento Educacional é : " processo contínuo que se preocupa como o "para onde ir" e "quais as maneiras adequadas para chegar lá", tendo em vista a situação presente e possibilidade futuras, para que o desenvolvimento da educação atenda tanto às necessidades do desenvolvimento da sociedade, quanto às do indivíduo." (COARACY, Joana. O planejamento como processo. Revista Educação. Ano I, nº4. Brasília.)
Com base na citação acima pode-se afirmar que são objetivos do planejamento educacional , EXCETO :
conciliar e aperfeiçoar a eficiência interna e externa do sistema;
alcançar maior coerência interna na determinação dos objetivos e nos meios mais adequados para atingi-los;
estabelecer as condições necessárias para o aperfeiçoamento dos fatores que influem diretamente sobre a eficiência do sistema educacional;
relacionar o desenvolvimento do sistema educacional com o desenvolvimento econômico, social, político e cultural do País,em geral, e de cada comunidade, em geral;
previsão das situações específicas do professor com a classe.
Podem ser ensinados a partir das várias áreas do currículo escolar, embora nem todas, por meio das concepções e valores que veiculam nos conteúdos, eduquem em relação a questões sociais.
Têm a mesma natureza das áreas convencionais e, por serem questões sociais, tratam de processos que estão sendo intensamente vividos pela sociedade, pelas comunidades, pelas famílias, pelos alunos e educadores em seu cotidiano.
Têm, como finalidade última, que os alunos possam desenvolver a capacidade de posicionar-se diante das questões que interferem na vida coletiva, superar a indiferença e intervir de forma responsável.
A aplicação dos temas transversais implica, para além da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade, a concepção do conhecimento em rede, sem o qual a transversalidade não se configura.
As áreas convencionais devem acolher as questões dos temas transversais de forma a que seus conteúdos as explicitem e que seus objetivos sejam contemplados.
O quadro abaixo apresenta a correlação entre competências e habilidades, segundo a Matriz do ENEM. Assinale a correlação INADEQUADA.
Outra forma de integração entre família e escola que Joana conheceu foi a Associação de Pais e Mestres (APM). De acordo com o Decreto nº 12.983/78, todas as afirmações abaixo sobre a participação do Diretor da escola na APM são corretas, EXCETO uma. Assinale-a.
A seleção e a indicação de alunos para participação na APM ficam a critério do Diretor da escola, guardada a proporcionalidade de 20%.
A Assembléia Geral da APM é convocada e dirigida pelo Diretor da escola.
O Conselho Deliberativo da APM deve ser constituído por, no mínimo, 11 membros, e o Diretor da escola é seu presidente nato.
O Diretor é sócio nato da APM e, nesta condição e dentro de suas possibilidades, tem o dever moral de contribuir financeiramente com ela.
O Diretor da escola pode participar das reuniões da Diretoria Executiva da APM, mas sem direito a voto.
Interessada em participar do processo educacional de seus filhos, Joana decidiu se candidatar a membro do Conselho de Escola, sobre o qual, de acordo com a Lei Complementar nº 444/85, Art. 95, é correto afirmar que:
deve ser composto na proporcionalidade de: 40% de docentes, 5% de funcionários, 30% de pais e 25% de alunos.
tem o dever de se reunir mensalmente e, extraordinariamente, por convocação do Diretor da escola.
tem a atribuição de deliberar sobre alternativas de solução para os problemas de natureza administrativa e pedagógica.
é presidido pelo Diretor da escola e composto por um mínimo de 10 e um máximo de 40 membros.
acompanha a gestão da escola durante dois anos, período após o qual há eleição para composição de novo Conselho.
Joana interessou-se em participar do Programa Escola da Família, obtendo as informações a seguir.
I – As atividades são desenvolvidas em quatro eixos: cultura, esporte, saúde e qualificação para o trabalho, visando a uma cultura de paz.
II – O Programa foi criado em consonância com os Princípios Básicos da Política Educacional do Estado: inclusão, participação e autonomia.
III – As escolas do sistema de ensino desenvolvem as mesmas atividades socioculturais, garantindo a equidade na promoção do Programa.
IV – O voluntariado é estimulado por meio da participação de universitários, egressos da Rede Estadual de Ensino, que recebem bolsa integral da mensalidade em suas universidades.
V – Resultados de pesquisas evidenciam que houve um leve crescimento de situações de depredação escolar, em conseqüência da maior circulação de pessoas nas unidades em função do Programa.
Por serem corretas, Joana deve considerar, apenas, as informações:
As expectativas de Joana em relação à educação dos filhos dizem respeito, também, às diferentes instâncias que promovem a formação do sujeito no contexto contemporâneo, sobre as quais, segundo Neidson Rodrigues (2001), é correto afirmar que houve:
crescente deterioração da educação escolar no Brasil, o que demanda das famílias suprir as necessidades de escolarização de seus membros.
paulatina transferência das responsabilidades educacionais da escola para as comunidades, devido às novas formas de organização da vida coletiva.
esvaziamento da Igreja como instituição hegemônica e formadora do sujeito ético, havendo um deslocamento desta função para organizações políticas.
assunção completa, pelos meios de comunicação social, do papel educativo antes desempenhado pela família, pelas religiões e pela escola.
perda da hegemonia educativa das famílias, das igrejas e das comunidades, recaindo sobre a escola uma função educativa que ultrapassa a escolarização.
As dúvidas de Joana em relação à educação de seus filhos têm estreita ligação com a organização e gestão da escola em que estudam. Considerando que o projeto pedagógico é instrumento para a melhoria do padrão de gestão, assinale a opção que apresenta apenas características de um projeto pedagógico na perspectiva da concepção democráticoparticipativa.
Envolve a participação de toda a comunidade escolar; inclui exclusivamente aspectos pedagógicos; fomenta a conquista da autonomia.
Favorece o alcance dos objetivos delimitados; supõe o consenso em todas as etapas; explicita as mudanças que são feitas na gestão.
Está em construção permanente; é definido politicamente por especialistas; altera as rotinas escolares.
Supõe processos de negociação; resulta num documento definitivo; apresenta aspectos de ordem eminentemente administrativa.
Parte do diagnóstico da realidade escolar; revela a identidade da escola, intenções e estratégias; orienta mudanças nas relações de poder.
O planejamento, além de ser meio para se programar as ações docentes, é um momento de pesquisa e reflexão ligado intimamente à avaliação. O ato de planejar permite ao professor/ educador fazer a previsão de suas ações e fundamentá-la em opções político- pedagógicas, tendo como referências as situações concretas com que se depara. Sobre as funções do planejamento de ensino é correto afirmar:
explicita princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente que asseguram articulação entre as tarefas das instituições educativas, das normas e leis, das exigências do contexto social e do processo de participação democrática;
expressa os vínculos entre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional e as ações efetivas que o professor irá realizar em várias reuniões, através de objetivos, conteúdos e métodos;
assegura a racionalização, organização e coordenação do trabalho técnico-administrativo da instituição, de modo que a previsão das ações possibilitem ao professor a realização de um ensino de qualidade e evite a improvisação e a rotina;
prevê objetivos, conteúdos e métodos a partir da consideração das exigências postas pela realidade social, do nível de preparo e das condições sócio-culturais individuais dos aprendentes;
assegura a unidade e coerência determinada pelos órgãos públicos estaduais e municipais, atualizando conteúdos que atendam aos interesses dos estabelecimentos do ensino.
A educação escolar baseada nos princípios que regem a educação nacional, explícitos na Constituição Federal de 1988, deve estar ajustada, para aplicação, à situações reais. Para esse fim, ela deve contemplar:
o funcionamento das redes públicas escolares, comunitárias, confessionais e não-escolares ;
a formação de especialistas e docentes para atuarem no ensino fundamental;
o aproveitamento da aprendizagem, promoção do aluno e classificação das escolas;
os recursos financeiros, técnicos, materiais e humanos para o desenvolvimento do ensino;
a participação do poder público e particular, promovendo a qualidade da escola pública.
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