Questões sobre Processo de Planejamento

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Considerando o planejamento nas organizações e suas diversas dimensões, julgue os itens subseqüentes.

São características de um planejamento de currículo na perspectiva tradicional: funções especializadas, tarefas seqüenciais e preestabelecidas e organização disciplinar do conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o planejamento nas organizações e suas diversas dimensões, julgue os itens subseqüentes.

Em uma perspectiva participativa, a pesquisa em educação focaliza a intervenção na realidade, privilegiando tanto mudanças imediatas como aquelas transformações estruturais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o planejamento nas organizações e suas diversas dimensões, julgue os itens subseqüentes.

Os conflitos inerentes ao processo de execução das ações previstas em um planejamento de caráter participativo são pontos essenciais, devendo ser tratados ou considerados no momento da avaliação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o planejamento nas organizações e suas diversas dimensões, julgue os itens subseqüentes.

Na metodologia de projetos em educação, são fatores imprescindíveis a divisão do saber em diferentes compartimentos, o sucesso individual e coletivo e a aprendizagem ativa e significativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir das abordagens de planejamento educacional, julgue os itens a seguir.

Em um planejamento de caráter democrático, a concepção da totalidade da realidade a ser transformada e a participação dos setores organizados da sociedade civil são pressupostos imprescindíveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de planejamento educacional, assinale a opção correta.

  • A.

    Qualquer planejamento de atividades educativas deve apresentar três fases: estabelecimento dos objetivos, previsão dos conteúdos a serem desenvolvidos e previsão das formas de avaliação.

  • B.

    A elaboração do projeto político pedagógico é obrigatória para todo estabelecimento de ensino e, de acordo com a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional — Lei n.º 9.394/1996 —, deve contemplar todas as fases do planejamento educacional.

  • C.

    A sondagem de aptidões do educando, ou a diagnose das potencialidades e limitações das habilidades dos alunos, deve ser contemplada no plano de aula, a fim de que as atividades a serem desenvolvidas venham a criar oportunidades de desenvolvimento das aptidões e habilidades dos discentes.

  • D.

    De acordo com a Lei n.º 9.394/1996, o planejamento das atividades didáticas a serem desenvolvidas é uma das atribuições dos docentes e deve contemplar todas as fases do planejamento educacional.

Sobre o Plano de Ensino numa perspectiva democrática é incorreto afirmar:

  • A.

    Tem como função orientar a prática, partindo da exigência da própria prática, por isso é um documento: presumível, rigoroso e metódico

  • B.

    É um roteiro organizado em unidades didáticas para um ano ou um semestre, respeitando-se seu caráter de flexibilidade.

  • C.

    Deve ser concebido como um instrumento orientador do trabalho docente

  • D.

    É um documento elaborado pelo docente contendo sua proposta de trabalho, numa área, ou disciplina específica.

  • E.

    Um bom plano não transforma, em si, a realidade da sala de aula, pois esta depende da competência – compromisso do docente

As se conceber o conceito de Planejamento de Ensino, "como um meio para facilitar e viabilizar a democratização do ensino" (Fusari) não podemos aceitar que o planejamento seja..

  • A.

    ... mais uma atividade burocrática em que o professor preenche um formulário previamente padronizado, onde é expresso seus "objetivos gerais", "específicos", "conteúdos", "estratégias", avaliação e entrega a secretária no inícios do período letivo, para ser arquivado.

  • B.

    ... o processo de pensar de forma "radical", "rigorosa" e de "conjunto", os problemas da educação escolar, no processo de ensino – aprendizagem.

  • C.

    ... uma atividade consciente de previsão de opções político – pedagógicas, tendo como referências situações didáticas concretas.

  • D.

    ... uma atuação concreta dos educadores no seu fazer pedagógico envolvendo a interação entre os educadores e educandos.

  • E.

    ... uma atitude crítica do educador diante do seu trabalho docente.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"A orientação educacional, hoje, caracteriza-se por um trabalho muito mais abrangente, no sentido de sua dimensão pedagógica. Possui caráter mediador junto aos demais educadores, atuando com todos os protagonistas da escola no resgate de uma ação mais efetiva e de uma educação de qualidade nas escolas." (GRINSPUN.M.P.A. A orientação educacional – conflito de paradigmas e alternativas para a escola. 3ª ed. São Paulo. Cortez, 2006)

De acordo com o conceito acima é correto afirmar que:

I- a orientação educacional está comprometida com a formação da cidadania do aluno.

II- a orientação educacional deve analisar as dificuldades de aprendizagem dos alunos tendo como referência o sistema educacional.

III- a orientação educacional possibilita a construção do conhecimento por meio de intervenção pedagógica junto aos professores.

IV- a orientação educacional busca a construção coletiva da escola, sem perder de vista que o coletivo é composto por pessoas, que devem pensar e agir a partir de questões contextuais.

Estão corretas somente as afirmativas:

  • A. I, III e IV.
  • B. II e III.
  • C. I, II e III.
  • D. II e IV.

Numa concepção crítica de planejamento, a ação improvisada pode ser necessária desde que se tenha

  • A. prévia aprovação da direção da escola ou da supervisão escolar.
  • B. informação anterior sobre as necessidades que o grupo quer discutir.
  • C. certeza de que o assunto a ser trabalhado faz parte do Projeto Pedagógico da escola.
  • D. conhecimento do assunto a ser desenvolvido, consciência das alterações a serem realizadas e controle do que está se improvisando.
  • E. informado anteriormente à coordenação pedagógica do Projeto e apresentado a possibilidade de reposição do assunto que deixou de ser desenvolvido.
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