Lista completa de Questões sobre Processo de Planejamento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
É durante a avaliação que gestamos o novo planejamento e onde descobrimos que há erros que só podem ser descobertos depois de cometidos.
Nesta concepção, o planejamento é um
Acompanhar um projeto significa
Planejar é cumprir atividades em datas marcadas? Como não viver burocraticamente o cumprimento das atividades nas datas planejadas?
As atividades de um planejamento se burocratizam quando:
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Relativamente à educação, ao treinamento e à formação de recursos humanos, julgue os itens a seguir.
O recrutamento interno de pessoal em uma instituição de ensino objetiva reduzir a taxa de flutuação entre os recursos humanos e, ao mesmo tempo, promover a motivação desses profissionais.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
No referente ao tema abordado no texto, é correto afirmar que o ritual pedagógico
definido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio deve ser ratificado na educação continuada dos professores.
manifesta as estruturas mais amplas que o condicionam e o geram.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Ainda acerca do ritual pedagógico focado no texto, assinale a opção correta.
Na escola de organização burocratizada, o ritual pedagógico prescinde de exames, provas e argüições.
Em um contexto de burocratização da organização escolar, os métodos, locais e arrumações dos espaços visam à atividade dos alunos, com decorrente prazer no aprender.
O ritual pedagógico no qual o saber é imposto aos alunos configura-se, na visão de Paulo Freire, em caminho de domesticação.
Os caminhos de domesticação são expressões da própria cultura dos alunos, que se quer respeitada e retroalimentada.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A respeito do conceito apresentado no texto, assinale a opção correta.
O ritual pedagógico é tanto menos coercitivo quanto mais burocratizada for a instituição escolar.
A desburocratização da escola resulta na divisão social e técnica do trabalho.
A organização burocrática da escola submete a atividade docente a normas de conformidade, calendários, horários e carga horária.
Na organização escolar burocrática, os programas constituem planificações a posteriori, por considerar as necessidades discentes.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A escola pública necessita de uma gestão que, partindo da construção do projeto pedagógico, possibilite a escola alcançar sua finalidade, concretizando sua função social. Para concretizar o que pretende, necessitará de um planejamento que organize o trabalho escolar e a prática pedagógica. Portanto, quanto ao planejamento, podemos afirmar que:
é uma ação de inteira responsabilidade do gestor da escola, sendo um risco compartilhar com os demais segmentos da escola.
dificulta a identificação de prioridades, apesar de permitir a delegação de autonomia e buscar a unidade às ações.
é um processo que deve permear todas as atividades da escola, servindo de instrumento permanente na construção e desenvolvimento do projeto pedagógico.
é uma ação que define objetivos e metas, porém não facilita a organização sistemática dos recursos necessários para alcançar os resultados.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O Projeto Pedagógico tem de partir, necessariamente, de uma concepção de educação que se constitua como o referencial teórico que norteará os procedimentos, processos, atividades, organização administrativa e pedagógica, estruturação curricular, organização de tempos e espaços da escola. Assim, uma vez definida a concepção de educação que subsidiará a elaboração do Projeto, passa-se a explicitar os princípios que devem orientar a sua construção. Sobre os princípios, é correto afirmar que:
I- a democracia deve ser um princípio substantivo da gestão da educação, enfatizado na Lei 9394/96.
II- é preciso que haja a ação coletiva, que envolva a participação de todos na análise dos problemas escolares, para que a discussão/reflexão não se dilua, perdendo a visão do todo.
III- na gestão, a autonomia da escola é relativa, impede que a escola construa seus próprios caminhos, sua trajetória, sua cultura, que a distinguem das outras escolas.
IV- a qualidade, na sua dimensão positiva, deve ser priorizada, pois é ela que garante a formação do indivíduo, enquanto cidadão.
O correto está somente em:
I, II e IV.
II e III.
I, II e III.
III e IV.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Um plano de ensino deve incluir
referências, justificativas, conteúdos, objetivos específicos e gerais e metodologia.
justificativa, tema, objetivos específicos e gerais, problema, hipóteses, metodologias e referências.
caracterização, objetivos educacionais, diretrizes gerais, bases teórico-metodológicas.
objetivos específicos, conteúdo, metodologia, número de aulas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...