Questões sobre Processo de Planejamento

Lista completa de Questões sobre Processo de Planejamento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

É durante a avaliação que gestamos o novo planejamento e onde descobrimos que há erros que só podem ser descobertos depois de cometidos.

Nesta concepção, o planejamento é um

  • A. instrumento importante para implantar um trabalho racional e competente, garantindo sempre o mais baixo custo.
  • B. processo ininterrupto, organizador da conquista dos objetivos e metas pré-estabelecidas no projeto.
  • C. ritual necessário visando gerar um Plano, que se constitui em documento oficial da escola.
  • D. exercício que precisa ser realizado com muita competência, para se evitar erros e, conseqüentemente, prejuízos na aprendizagem dos alunos.
  • E. conjunto de definições que auxiliam na organização racional da escola, exigindo competência técnica para sua viabilização.

Acompanhar um projeto significa

  • A. verificar os produtos diários da ação de cada participante.
  • B. permitir flexibilidade e ajustes diários nos objetivos propostos no projeto inicial.
  • C. buscar cotidianamente sintonia entre os objetivos propostos e as ações realizadas, ou seja, verificar a sintonia entre teoria e prática.
  • D. controlar o horário e as ações realizadas por todos os membros que participam do projeto, checando as variações.
  • E. ter domínio de todas as informações sobre as ações executadas para, assim, exigir maior produtividade do grupo, sempre que necessário.

Planejar é cumprir atividades em datas marcadas? Como não viver burocraticamente o cumprimento das atividades nas datas planejadas?

As atividades de um planejamento se burocratizam quando:

  • A. limitam a ação de dirigir a escola como responsabilidade exclusiva do diretor escolar.
  • B. são elaboradas a partir de diretrizes da Secretaria de Educação.
  • C. delegam ao setor administrativo a função de organizar as estatísticas que deverão constar do plano escolar.
  • D. se subordinam a regras e normas organizadas pelo próprio grupo.
  • E. dicotomizam o conteúdo da matéria, do conteúdo do sujeito e da dinâmica do grupo, gerando a perda do significado das ações.

Relativamente à educação, ao treinamento e à formação de recursos humanos, julgue os itens a seguir.

O recrutamento interno de pessoal em uma instituição de ensino objetiva reduzir a taxa de flutuação entre os recursos humanos e, ao mesmo tempo, promover a motivação desses profissionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

No referente ao tema abordado no texto, é correto afirmar que o ritual pedagógico

  • A. é monopólio burguês.
  • B.

    definido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio deve ser ratificado na educação continuada dos professores.

  • C. não permite automatismos.
  • D.

    manifesta as estruturas mais amplas que o condicionam e o geram.

 

Ainda acerca do ritual pedagógico focado no texto, assinale a opção correta.

  • A.

    Na escola de organização burocratizada, o ritual pedagógico prescinde de exames, provas e argüições.

  • B.

    Em um contexto de burocratização da organização escolar, os métodos, locais e arrumações dos espaços visam à atividade dos alunos, com decorrente prazer no aprender.

  • C.

    O ritual pedagógico no qual o saber é imposto aos alunos configura-se, na visão de Paulo Freire, em caminho de domesticação.

  • D.

    Os caminhos de domesticação são expressões da própria cultura dos alunos, que se quer respeitada e retroalimentada.

 

A respeito do conceito apresentado no texto, assinale a opção correta.

  • A.

    O ritual pedagógico é tanto menos coercitivo quanto mais burocratizada for a instituição escolar.

  • B.

    A desburocratização da escola resulta na divisão social e técnica do trabalho.

  • C.

    A organização burocrática da escola submete a atividade docente a normas de conformidade, calendários, horários e carga horária.

  • D.

    Na organização escolar burocrática, os programas constituem planificações a posteriori, por considerar as necessidades discentes.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A escola pública necessita de uma gestão que, partindo da construção do projeto pedagógico, possibilite a escola alcançar sua finalidade, concretizando sua função social. Para concretizar o que pretende, necessitará de um planejamento que organize o trabalho escolar e a prática pedagógica. Portanto, quanto ao planejamento, podemos afirmar que:

  • A.

    é uma ação de inteira responsabilidade do gestor da escola, sendo um risco compartilhar com os demais segmentos da escola.

  • B.

    dificulta a identificação de prioridades, apesar de permitir a delegação de autonomia e buscar a unidade às ações.

  • C.

    é um processo que deve permear todas as atividades da escola, servindo de instrumento permanente na construção e desenvolvimento do projeto pedagógico.

  • D.

    é uma ação que define objetivos e metas, porém não facilita a organização sistemática dos recursos necessários para alcançar os resultados.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O Projeto Pedagógico tem de partir, necessariamente, de uma concepção de educação que se constitua como o referencial teórico que norteará os procedimentos, processos, atividades, organização administrativa e pedagógica, estruturação curricular, organização de tempos e espaços da escola. Assim, uma vez definida a concepção de educação que subsidiará a elaboração do Projeto, passa-se a explicitar os princípios que devem orientar a sua construção. Sobre os princípios, é correto afirmar que:

I- a democracia deve ser um princípio substantivo da gestão da educação, enfatizado na Lei 9394/96.

II- é preciso que haja a ação coletiva, que envolva a participação de todos na análise dos problemas escolares, para que a discussão/reflexão não se dilua, perdendo a visão do todo.

III- na gestão, a autonomia da escola é relativa, impede que a escola construa seus próprios caminhos, sua trajetória, sua cultura, que a distinguem das outras escolas.

IV- a qualidade, na sua dimensão positiva, deve ser priorizada, pois é ela que garante a formação do indivíduo, enquanto cidadão.

O correto está somente em:

  • A.

    I, II e IV.

  • B.

    II e III.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    III e IV.

Um plano de ensino deve incluir

  • A.

    referências, justificativas, conteúdos, objetivos específicos e gerais e metodologia.

  • B.

    justificativa, tema, objetivos específicos e gerais, problema, hipóteses, metodologias e referências.

  • C.

    caracterização, objetivos educacionais, diretrizes gerais, bases teórico-metodológicas.

  • D.

    objetivos específicos, conteúdo, metodologia, número de aulas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...