Questões sobre Projeto Político-Pedagógico

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A respeito da relação do PPP com o currículo, assinale a opção correta.

  • A. Os conteúdos curriculares já estão determinados nos livros didáticos e no PPP, bastando a seleção dos livros que serão adotados.
  • B. O PPP estabelece as ações e estratégias da escola, enquanto o currículo se preocupa apenas com os conteúdos a serem ensinados.
  • C. O currículo descrito no PPP se restringe aos componentes curriculares que serão trabalhados pela escola.
  • D. As Diretrizes e os Parâmetros Curriculares Nacionais determinam os currículos e o PPP apenas seleciona os conteúdos que serão adotados.
  • E. A definição, no PPP, do tipo de cidadão a ser formado, delineia elementos importantes do currículo.

Acerca do projeto político-pedagógico (PPP) da escola de educação infantil, assinale a opção correta.

  • A. O PPP é um plano global da escola que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar naquela instituição e, por isso, deve ser construído coletivamente.
  • B. As escolas de educação infantil situadas dentro de um mesmo município podem ter o mesmo PPP, porque os conteúdos nelas ensinados são iguais.
  • C. Como a construção do PPP é de responsabilidade dos professores, o processo de elaboração desse documento deve ser coordenado pelos gestores da escola.
  • D. O PPP é um documento que sistematiza de modo definitivo e permanente ações educativas que compõem o planejamento da escola de educação infantil.
  • E. O intuito da construção do PPP é cumprir as regras da burocracia das escolas de educação infantil, com a elaboração de planos e documentos.

Considerando a organização do trabalho na escola pública, assinale a opção correta.

  • A. O trabalho coletivo tem sido apontado por pesquisadores e estudiosos como o caminho mais difícil e complexo para o alcance das novas finalidades da educação escolar.
  • B. É tarefa dos pais de alunos trazerem a ciência pedagógica para o trabalho coletivo desenvolvido na escola.
  • C. O projeto político-pedagógico, o trabalho coletivo e o conhecimento da ciência pedagógica são princípios fundamentais para a organização do trabalho na escola pública.
  • D. A organização da escola é competência unicamente do Estado, tanto dentro quanto fora da sala de aula.
  • E. O projeto político-pedagógico resulta da construção individual dos atores da educação escolar.

As Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar do 3.º ciclo para as Aprendizagens são um suporte para práticas pedagógicas inovadoras que procuram romper com concepções conservadoras do ensinar, aprender, avaliar e pesquisar. Essas diretrizes embasam-se no entendimento da escola como espaço flexível, democrático e autônomo e propõem um trabalho pedagógico fundado pelos princípios da continuidade, flexibilidade e articulação, que extrapolam a preocupação exclusiva com resultados.

Tendo o texto apresentado como referência inicial, julgue os próximos itens, relativos às diretrizes nele mencionadas.

O projeto interventivo, que compõe o projeto político-pedagógico da escola, é considerado uma prática colegiada, na medida em que toda a equipe pedagógica da escola deve estar envolvida em seu planejamento e em sua realização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para se adaptar à Lei que orienta o ensino fundamental de 9 anos, as escolas devem

  • A. reorganizar os sistemas de avaliação.
  • B. extinguir a sala de alfabetização escolar.
  • C. criar um novo projeto político-pedagógico.
  • D. separar, fisicamente, as turmas no 1º ano.
  • E. contratar professores mais bem qualificados.

Não se constrói um Projeto Político Pedagógico sem norte, sem rumo. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é também político (GADOTTI e ROMÃO, 1997). Dadas as afirmativas,

I. O Projeto Político Pedagógico deve ter como marco fundamental a participação democrática, o ser multicultural, mantendo o convívio com base em hierarquias fixas.

II. O Projeto Político Pedagógico deve registrar, orientar, estabelecer ações, metas e estratégias que tenham como objetivo o disciplinamento dos corpos e das mentes.

III. O Projeto Político Pedagógico de uma escola é fruto de uma ação cotidiana e que precisa tomar decisões para o bem de toda comunidade escolar.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. I, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Com relação ao projeto político-pedagógico (PPP) e à atuação do profissional de psicologia em projetos pedagógicos, é correto afirmar que

  • A. o PPP é pedagógico porque considera a escola um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, cabendo ao psicólogo orientar os atores desse cenário quanto ao seu papel.
  • B. a elaboração do PPP segue solicitações das famílias e da comunidade presente no contexto escolar, e deve ser feita sem a participação do psicólogo nas etapas que definem as diretrizes pedagógicas e os planos de ação.
  • C. o PPP revela a missão e a visão das equipes multiprofissionais em um contexto escolar, cabendo ao psicólogo selecionar e monitorar essas equipes.
  • D. o PPP reúne propostas de ação concreta a serem executadas durante determinado período de tempo, cabendo ao psicólogo acompanhar a execução e monitorar as ações envolvidas nas tomadas de decisões.
  • E. o PPP é político porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem, cabendo ao psicólogo selecionar os projetos mais convenientes e indicados para o público-alvo a ser atendido.

No que se refere ao diagnóstico e prevenção ao uso de drogas no contexto social e escolar, julgue os próximos itens. Os programas ou projetos escolares de prevenção ao uso de drogas devem ser esporádicos e realizados em momentos específicos, para que os alunos não se sintam desmotivados nem criem aversão ao assunto.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir da participação da comunidade escolar e da reflexão a respeito da composição escolar, a organização da escola, desde os tempos e espaços do currículo até o relacionamento com a comunidade, é estabelecida

  • A. no plano de aula anual.
  • B. no plano de curso.
  • C. no conselho de classe.
  • D. na reunião de pais.
  • E. no projeto político-pedagógico.

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do seguinte enunciado:

“O Projeto Político Pedagógico — PPP — é a sistematização de um processo de planejamento ___________1, que desde a sua ___________2 deve constituir-se como um grande momento de ___________3 para o sucesso da ___________4 da escola”.

  • A. tradicional1, intenção2, massificação3, clientela4
  • B. participativo1, elaboração2, tomada de decisões3, função social4
  • C. participativo1, elaboração2, tomada de decisões3, função social4
  • D. integrado1, determinação2, classificação dos alunos3, nota global4
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