Questões sobre Projeto Político-Pedagógico

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A respeito do projeto político-pedagógico (PPP), julgue os itens subsequentes. O PPP delineia as atribuições dos diversos atores envolvidos no processo educativo, atribuindo ao coordenador pedagógico a responsabilidade de controlar as relações interpessoais que se estabelecem no interior da escola.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do projeto político-pedagógico (PPP), julgue os itens subsequentes. A organização curricular pressupõe a seleção de conhecimentos a serem desenvolvidos e os meios para alcançá-los de forma dinâmica, neutra e culturalmente determinada.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do projeto político-pedagógico (PPP), julgue os itens subsequentes. O PPP privilegia a qualidade e o profissionalismo, para um desempenho competente e comprometido com as responsabilidades da categoria docente, por meio de um comportamento ético e político, próprio de uma prática profissional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nos elementos que apoiam uma aprendizagem efetiva do aluno, julgue os seguintes itens. A construção do projeto político-pedagógico somente se dá na perspectiva da gestão democrático-participativa e norteia-se por pressupostos especificamente sociológicos e metodológicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os quilombolas têm especificidades relacionadas à região, à cultura, à religião que os diferenciam entre si e que precisam ser consideradas na formulação das propostas educacionais.

Na construção do projeto de escola quilombola, é preciso

  • A. compreender as diferenças de sua capacidade intelectual para a aprendizagem de determinados conhecimentos escolares.
  • B. desenvolver práticas de fortalecimento de identidade étnica e da referência de acesso a direitos.
  • C. reconhecer os diferentes modos de vida na expressão de uma cultura limitada e ainda inferior à dos brancos.
  • D. avaliar os conhecimentos prévios das crianças para poder elaborar um projeto pedagógico que recupere a falta dos conhecimentos escolares esperados.
  • E. redefinir os valores da cultura quilombola para que estes possam se adaptar aos conhecimentos da escola formal.

Tratar da participação da família no projeto político-pedagógico significa explicitar maneiras de a família participar efetivamente da instituição. Em relação à parceria escola-família/comunidade, leia as afirmações a seguir:

I. É necessário assegurar o estabelecimento de uma relação efetiva com a comunidade local e de mecanismos que garantem a gestão democrática.

II. Cabe a instituição considerar e valorizar os saberes da comunidade, possibilitando às crianças a construção do sentimento de pertencimento a uma comunidade próxima que as reconhece e as protege.

III. É fundamental que se tenha em mente que, ao chegar à instituição, as crianças já trazem uma história de vida construída na família, na comunidade em que estão inseridas, mas que a responsabilidade do processo educativo delas é da escola.

IV. Além das trocas de informações entre a instituição e as famílias a respeito dos processos de cuidar e educar as crianças, é fundamental que as famílias compartilhem e discutam suas expectativas, dificuldades e críticas em relação ao trabalho e que participem da construção do projeto político-pedagógico.

De acordo com a descrição, são corretas APENAS as ações:

  • A. I, II e IV.
  • B. III e IV.
  • C. I e III.
  • D. II, III e IV.
  • E. II e IV.

Com relação ao projeto político-pedagógico (PPP), que norteia as ações educativas no ambiente organizacional, julgue os itens subsecutivos. O PPP consiste na expressão e na recriação da cultura local.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao projeto político-pedagógico (PPP), que norteia as ações educativas no ambiente organizacional, julgue os itens subsecutivos. O planejamento curricular deve ficar restrito à semana de planejamento realizada pelas escolas, no início do período letivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao projeto político-pedagógico (PPP), que norteia as ações educativas no ambiente organizacional, julgue os itens subsecutivos. O PPP é um guia para a ação, que prevê e fornece uma direção política e pedagógica para o trabalho educativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre o PPP, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Analisar o PPP implica em considerar a gestão democrática para a sua construção.
  • B. Discutir o PPP significa discutir, concomitantemente, a organização do trabalho escolar.
  • C. Propor intervenção na escola, sem contudo analisar de forma crítica a participação da comunidade escolar é possível.
  • D. Compreender a lógica das políticas educacionais e suas perspectivas para a escola pública, revendo os papéis de cada um, é um compromisso com as metas comuns.
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