Questões sobre Projeto Político-Pedagógico

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No que se refere a projetos educacionais, julgue os próximos itens.

Na formulação dos projetos educacionais, a diversidade, o potencial e as limitações do grupo são aspectos que devem ser levados em consideração.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a projetos educacionais, julgue os próximos itens.

A elaboração coletiva de projetos educacionais favorece o desenvolvimento de capacidades relacionadas à tomada de decisões, comunicação interpessoal, formulação e resolução de problemas do cotidiano escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da relação educação e sociedade — dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica —, julgue os itens subseqüentes.

A visão de prática pedagógica defendida pelas teorias crítico-reprodutivistas tem como tarefa assegurar a reprodução da qualificação da força de trabalho, bem como ratificar o otimismo dos educadores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes referentes à metodologia de projetos e à interdisciplinaridade.

A metodologia de projetos caracteriza-se como atividades de pesquisa extraclasse, nas quais os alunos podem aprofundar o conhecimento, tendo em vista que o tempo de permanência dos alunos em sala de aula é pequeno.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, referentes à concepção e aos princípios e eixos norteadores do projeto político-pedagógico da escola.

De acordo com os princípios orientadores dos PCN, o conjunto de decisões críticas a serem adotadas no projeto político-pedagógico privilegiará o coletivo e não segmentos da instituição. A participação deve expressar a contribuição dos vários setores e grupos no próprio envolvimento do processo, por meio de mecanismos de participação traçados no planejamento. Isso torna a comunidade comprometida com os propósitos a serem perseguidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, referentes à concepção e aos princípios e eixos norteadores do projeto político-pedagógico da escola.

A construção do projeto político-pedagógico, para ser democrática, deve primar pela participação de todos os envolvidos, mas em nenhum momento deve eliminar a responsabilidade específica de cada segmento da escola. O conselho escolar deve auxiliar na construção da participação e da confiança dos demais membros da comunidade escolar; os professores devem propiciar a troca de seus saberes com os que não têm grande afinidade e os funcionários podem contribuir, explicitando os problemas, anseios e desafios que percebem no desenvolvimento das atividades de apoio.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, referentes à concepção e aos princípios e eixos norteadores do projeto político-pedagógico da escola.

Toda escola tem um projeto político-pedagógico implícito ou explícito, independentemente da concepção de educação que adote.

  • C. Certo
  • E. Errado

A equipe de uma escola da rede pública de 5.ª a 8.ª série idealizou um projeto de informática para atender os jovens e adolescentes com baixo poder aquisitivo, uma vez que eles não possuem computador e atualmente é uma exigência do mercado de trabalho ter conhecimento em informática. Quando elaborou o projeto, a equipe convidou os estudantes para discutir o projeto. Os estudantes ficaram bastante motivados. Diante do interesse, a equipe escolar iniciou as ações para a implantação do projeto. Os membros da equipe entraram em contato com diversos órgãos para solicitar apoio financeiro. A Secretaria de Educação informou que não poderia financiar, pois o projeto não tinha sido previsto anteriormente. Nesse caso, os alunos tiveram de procurar outras alternativas. As instituições comunitárias, de certa forma, não negaram a importância do projeto, mas responderam que não tinham condições de fornecer qualquer ajuda. Desanimada, a equipe escolar adiou a execução do projeto por prazo indeterminado. Os alunos buscaram outras tentativas de financiamento, mas a equipe se recusou.

 Diante da situação hipotética e considerando o papel político-pedagógico e a organicidade do ensinar, do aprender e do pesquisar, julgue os itens a seguir.

As posições da Secretaria de Educação e das instituições comunitárias em nenhum momento influenciaram a decisão da equipe escolar em adiar a execução do projeto.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Projeto Político Pedagógico (PPP), numa perspectiva contemporânea da educação, sugere uma conjuntura que envolve reflexões sociais, políticas, econômicas e culturais. Nessa ótica e quanto a este documento – o PPP – é correto estabelecer que:

  • A. Sua construção se efetiva em primeiro plano pela esfera central/nacional e só posteriormente a escola, como instância local, adota-o como projeto.
  • B. Tal documento necessita do amparo teórico-metodológico em paradigmas positivistas.
  • C. Esta organização do trabalho pedagógico propõe a gestão de uma nova organização que reduza os efeitos de sua divisão do trabalho, fragmentação e controle hierárquico, tendo como alicerce o conceito de autonomia que garante ao professor a participação e construção do PPP.
  • D. A adoção da subjetividade, na construção de conhecimentos e valores, deve ser eliminada, pois pode comprometer o processo racional de participação coletiva e democrática.
  • E. Para a implementação do PPP numa escola, é suficiente a construção da autonomia e da cidadania.

O Projeto Pedagógico, pensado como instrumento de democratização da escola, considera a necessidade de estabelecimento de relações democráticas no contexto escolar, bem como indica a necessidade de se respeitar a diversidade das características dos atores envolvidos no processo educativo.

Em relação ao referido projeto é podemos afirmar que

I. se desenvolve orientado por concepções de educação, de ensino e convivência societária.

II. prevê como base para a atividade pedagógica, os princípios tecnológicos.

III. acontece no cotidiano das relações em construção, estando em constante (re)construção.

IV. prioriza as ações técnicoadministrativas para a efetivação da organização e avaliação escolar.

V. articula princípios pedagógicos e administrativos na perspectiva do HOMEM que se quer formar.

Marque a opção que indica as afirmativas CORRETAS.

  • A. II – III – IV.
  • B. I – II – III.
  • C. I – II – IV.
  • D. I – III – V.
  • E. II – III – V.
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