Questões sobre Projeto Político-Pedagógico

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Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens seguintes.

O projeto escolar é dinâmico e permanentemente avaliado, devendo ser modificado sempre que não atender mais aos anseios da comunidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens seguintes.

A existência de suporte institucional e financeiro é aspecto secundário na elaboração do projeto pedagógico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dentro de um enfoque crítico, a escola é entendida como uma instituição social permeada pela manifestação das contradições existentes dentro da sociedade brasileira, que é uma sociedade desigual em distribuição de rendas e de acessibilidade às oportunidades. Essas características determinam uma situação na qual podem ser identificadas duas tendências: formar grupos de resistência e pressão para mudar os rumos das coisas através de um processo de conhecimento dos determinantes sociais; e/ou a acomodação de todos os envolvidos no processo àquelas determinações. Nesse sentido, um projeto político-pedagógico deve se propor a

  • A.

    reproduzir a lógica social vigente no meio da instituição escolar e extrapola-la para a comunidade externa para consolidar mais.

  • B.

    fortalecer cada um dos efeitos da divisão social do trabalho, do controle hierarquizado e da fragmentação existentes pelas limitações de mudança.

  • C.

    reduzir as repercussões da divisão social do trabalho, do controle hierarquizado e da fragmentação existente através do acesso ao saber.

  • D.

    administrar a organização do trabalho técnicopedagógico de maneira a ser indiferente às contradições existentes porque não dizem respeito à educação.

A literatura da área da educação coloca, como condição para desenvolver um projeto pedagógico de forma democrática dentro da escola, alguns pressupostos que podem ser expressos através dos seguintes princípios:

  • A.

    contextualização, gestão participativa, flexibilidade, identidade e autonomia.

  • B.

    interdisciplinaridade, gestão participativa, hierarquia bem definida e produtividade.

  • C.

    gestão promissora de indivíduos, publicização de resultados e humildade pessoal.

  • D.

    laborabilidade, democracia, flexibilidade e interdisciplinaridade nas ações a serem realizadas.

Sobre a construção do Projeto Político Pedagógico da escola, analise as afirmativas a seguir, indicando V (verdadeiro) ou F (falso).

( ) A construção do PPP implica envolvimento direto e vontade política dos poderes públicos Estaduais, Municipais e Federal, com a participação indireta da comunidade escolar.

 ( ) Para construir o PPP, é necessário realizar uma análise e avaliação diagnóstica, para criar soluções às situações-problema da escola, dos grupos e dos indivíduos.

 ( ) Para construir o PPP, é necessário definir claramente os princípios e as diretrizes contextualizadas, que projetem o vir a ser da escola.

 ( ) Na construção do PPP, a equipe técnica da escola tem a responsabilidade de elaborar o documento com base nas sugestões da comunidade escolar.

( ) Para a construção do PPP, é necessária a prática do planejamento participativo que aprofunde compromissos, estabeleça metas claras e realizáveis, criando uma consciência coletiva com base nos diagnósticos: geral, das áreas, por componente curricular, por setor escolar, por grupos de professores e por pessoas nos grupos.

Indique a alternativa correta.

  • A.

    VVFFV.

  • B. FFVFV.
  • C. FVFVV.
  • D. VFVFF
  • E. FVVFV

Sobre o Projeto Político Pedagógico da escola, não é correto afirmar que:

  • A.

    a comunidade interna e externa à escola é convidada a participar.

  • B.

    o projeto apóia-se na autonomia, responsabilidade e criatividade.

  • C.

    o projeto é construído de forma interdisciplinar.

  • D.

    a gestão democrática da escola é uma exigência do projeto.

  • E.

    o projeto deve ser responsabilidade exclusiva da direção da escola.

Sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, analise as afirmativas a seguir, indicando V (verdadeiro) e F(falso).

Indique a alternativa correta.

  • A.

    V V V F F.

  • B.

    V V F F V.

  • C.

    V F F V V.

  • D.

    V F V F V.

  • E.

    V V V V V.

De acordo com a Visão de Veiga (1996) sobre o Projeto Político Pedagógico da Escola, analise as proposições abaixo.

I. O PPP deve estar norteado pelos princípios da igualdade de condições de acesso à escola e de permanência nela, na qualidade da educação, na gestão democrática, na liberdade e valorização do magistério.

II. O PPP é um documento que revela as ações pedagógicas e políticas da escola, devendo ser elaborado pelos gestores e pela equipe técnica da escola.

III. O PPP se constitui num instrumento de gestão democrática que expressa o desejo coletivo de mudança, caracterizando-se como um documento que organiza o planejamento pedagógico da escola em sua globalidade, visando superar a fragmentação do trabalho, o autoritarismo e a centralização do poder.

Indique a alternativa correta.

  • A.

    Apenas I e II estão corretas

  • B. Apenas II e III estão corretas
  • C. Apenas a III está correta
  • D. Apenas I e III estão corretas
  • E. I, II e III estão corretas.

Sobre a construção do Projeto Político-Pedagógico, analise as afirmativas abaixo.

I. Para construir projetos sócio-educativos, é necessário definir claramente os princípios e as diretrizes contextualizadas que projetem o vir-a-ser das instituições formadoras.

II. Atualmente as equipes técnicas multidisciplinares poderão contribuir, de forma mais efetiva, para o trabalho sócioeducativo, desde a diagnose até a responsabilidade de elaborar o documento, com base nas sugestões e participação das comunidades interna e externa.

III. A prática do planejamento participativo aprofunda compromissos, estabelece metas claras e realizáveis, criando uma consciência coletiva com base nos diagnósticos.

Indique a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).

  • A.

    Apenas I está correta.

  • B.

    Apenas I e II estão corretas.

  • C.

    Apenas I e III estão corretas.

  • D.

    Apenas II e III estão corretas.

  • E.

    I, II e III estão corretas.

É recente, na discussão educacional brasileira, a questão do Projeto Político Pedagógico das escolas. Sobre ele podemos afirmar:

  • A.

    Trata-se de uma imposição dos Parâmetros Curriculares Nacionais.

  • B.

    É um mecanismo importante de democratização das decisões escolares e pedagógicas que orientam a vida institucional das escolas.

  • C.

    É, na verdade, uma farsa, pois nem é cumprido nem fiscalizado.

  • D.

    Na verdade, ele é mais político que pedagógico, pois se constrói sob a influência direta e legítima de grupos eventualmente no poder.

  • E.

    Restringe radicalmente a autonomia do professor, que se vê na impossibilidade de inovar práticas.

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