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Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens seguintes.
O projeto escolar é dinâmico e permanentemente avaliado, devendo ser modificado sempre que não atender mais aos anseios da comunidade.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens seguintes.
A existência de suporte institucional e financeiro é aspecto secundário na elaboração do projeto pedagógico.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Dentro de um enfoque crítico, a escola é entendida como uma instituição social permeada pela manifestação das contradições existentes dentro da sociedade brasileira, que é uma sociedade desigual em distribuição de rendas e de acessibilidade às oportunidades. Essas características determinam uma situação na qual podem ser identificadas duas tendências: formar grupos de resistência e pressão para mudar os rumos das coisas através de um processo de conhecimento dos determinantes sociais; e/ou a acomodação de todos os envolvidos no processo àquelas determinações. Nesse sentido, um projeto político-pedagógico deve se propor a
reproduzir a lógica social vigente no meio da instituição escolar e extrapola-la para a comunidade externa para consolidar mais.
fortalecer cada um dos efeitos da divisão social do trabalho, do controle hierarquizado e da fragmentação existentes pelas limitações de mudança.
reduzir as repercussões da divisão social do trabalho, do controle hierarquizado e da fragmentação existente através do acesso ao saber.
administrar a organização do trabalho técnicopedagógico de maneira a ser indiferente às contradições existentes porque não dizem respeito à educação.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
A literatura da área da educação coloca, como condição para desenvolver um projeto pedagógico de forma democrática dentro da escola, alguns pressupostos que podem ser expressos através dos seguintes princípios:
contextualização, gestão participativa, flexibilidade, identidade e autonomia.
interdisciplinaridade, gestão participativa, hierarquia bem definida e produtividade.
gestão promissora de indivíduos, publicização de resultados e humildade pessoal.
laborabilidade, democracia, flexibilidade e interdisciplinaridade nas ações a serem realizadas.
Sobre a construção do Projeto Político Pedagógico da escola, analise as afirmativas a seguir, indicando V (verdadeiro) ou F (falso).
( ) A construção do PPP implica envolvimento direto e vontade política dos poderes públicos Estaduais, Municipais e Federal, com a participação indireta da comunidade escolar.
( ) Para construir o PPP, é necessário realizar uma análise e avaliação diagnóstica, para criar soluções às situações-problema da escola, dos grupos e dos indivíduos.
( ) Para construir o PPP, é necessário definir claramente os princípios e as diretrizes contextualizadas, que projetem o vir a ser da escola.
( ) Na construção do PPP, a equipe técnica da escola tem a responsabilidade de elaborar o documento com base nas sugestões da comunidade escolar.
( ) Para a construção do PPP, é necessária a prática do planejamento participativo que aprofunde compromissos, estabeleça metas claras e realizáveis, criando uma consciência coletiva com base nos diagnósticos: geral, das áreas, por componente curricular, por setor escolar, por grupos de professores e por pessoas nos grupos.
Indique a alternativa correta.
VVFFV.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Sobre o Projeto Político Pedagógico da escola, não é correto afirmar que:
a comunidade interna e externa à escola é convidada a participar.
o projeto apóia-se na autonomia, responsabilidade e criatividade.
o projeto é construído de forma interdisciplinar.
a gestão democrática da escola é uma exigência do projeto.
o projeto deve ser responsabilidade exclusiva da direção da escola.
Sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, analise as afirmativas a seguir, indicando V (verdadeiro) e F(falso).
Indique a alternativa correta.
V V V F F.
V V F F V.
V F F V V.
V F V F V.
V V V V V.
De acordo com a Visão de Veiga (1996) sobre o Projeto Político Pedagógico da Escola, analise as proposições abaixo.
I. O PPP deve estar norteado pelos princípios da igualdade de condições de acesso à escola e de permanência nela, na qualidade da educação, na gestão democrática, na liberdade e valorização do magistério.
II. O PPP é um documento que revela as ações pedagógicas e políticas da escola, devendo ser elaborado pelos gestores e pela equipe técnica da escola.
III. O PPP se constitui num instrumento de gestão democrática que expressa o desejo coletivo de mudança, caracterizando-se como um documento que organiza o planejamento pedagógico da escola em sua globalidade, visando superar a fragmentação do trabalho, o autoritarismo e a centralização do poder.
Indique a alternativa correta.
Apenas I e II estão corretas
Sobre a construção do Projeto Político-Pedagógico, analise as afirmativas abaixo.
I. Para construir projetos sócio-educativos, é necessário definir claramente os princípios e as diretrizes contextualizadas que projetem o vir-a-ser das instituições formadoras.
II. Atualmente as equipes técnicas multidisciplinares poderão contribuir, de forma mais efetiva, para o trabalho sócioeducativo, desde a diagnose até a responsabilidade de elaborar o documento, com base nas sugestões e participação das comunidades interna e externa.
III. A prática do planejamento participativo aprofunda compromissos, estabelece metas claras e realizáveis, criando uma consciência coletiva com base nos diagnósticos.
Indique a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).
Apenas I está correta.
Apenas I e II estão corretas.
Apenas I e III estão corretas.
Apenas II e III estão corretas.
I, II e III estão corretas.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
É recente, na discussão educacional brasileira, a questão do Projeto Político Pedagógico das escolas. Sobre ele podemos afirmar:
Trata-se de uma imposição dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
É um mecanismo importante de democratização das decisões escolares e pedagógicas que orientam a vida institucional das escolas.
É, na verdade, uma farsa, pois nem é cumprido nem fiscalizado.
Na verdade, ele é mais político que pedagógico, pois se constrói sob a influência direta e legítima de grupos eventualmente no poder.
Restringe radicalmente a autonomia do professor, que se vê na impossibilidade de inovar práticas.
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