Questões sobre Projeto Político-Pedagógico

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Nas estruturas organizacionais autônomas a tomada de decisão é feita de forma compartilhada, pode-se destacar como principais características do projeto político-pedagógico:

  • A.

    A melhoria administrativa e financeira da escola.

  • B.

    O processo concluso.

  • C.

    A participação coletiva e efetiva de vários segmentos da comunidade escolar.

  • D.

    A avaliação ao final do processo.

Os modelos organizacionais autônomas compreendem princípios democráticos que privilegiam a tomada de decisão compartilhada. Autonomia de todos os indivíduos, gestão democrática, negociação durante o processo de gestão e formação continuada dos educadores são elementos integrantes do:

  • A.

    Planejamento curricular.

  • B.

    Plano de ensino.

  • C.

    Projeto político-pedagógico.

  • D.

    Regimento escolar.

Para que a escola seja realmente um espaço democrático, na construção de seu Projeto Político Pedagógico, e não se limite a reproduzir a realidade socioeconômica em que está inserida, cumprindo apenas ordens e normas a ela impostas, deve-se criar um espaço para a participação e reflexão coletiva sobre o seu papel junto à comunidade.

Assim, torna-se importante a compreensão de um projeto educativo como

  • A. possibilidade de organização do ensino onde todos os conteúdos são discutidos com os alunos, pois os conhecimentos só são aprendidos se traduzirem necessidades do grupo.
  • B. documento que contenha as normas e diretrizes político-pedagógicas da Secretaria de Educação e a grade curricular a ser executada.
  • C. levantamento das deficiências de aprendizagem dos alunos da escola para a devida formação dos docentes no enfrentamento desses problemas.
  • D. instrumento de autonomia com o objetivo de estabelecer a identidade própria da escola, na superação dos problemas existentes.
  • E. processo autogestionário da comunidade, em que o professor é observador e mediador à disposição do processo ensino-aprendizagem de cada aluno e do grupo.

Democratizar a gestão da educação requer, fundamentalmente, que a comunidade

  • A. possa participar no processo de formulação e avaliação da política de educação e no acompanhamento de sua execução, através de mecanismos institucionais.
  • B. assuma como sua responsabilidade a realização dos projetos destinados à coletividade.
  • C. fiscalize a atuação dos especialistas como sujeitos da elaboração dos projetos voltados à população mais carente socioeconomicamente.
  • D. eleja o Dirigente Escolar legitimando para que o mesmo possa decidir e realizar o projeto político pedagógico da escola.
  • E. defina os projetos de interesse popular para que os dirigentes possam planejá-los e executá-los de acordo com os objetivos dos especialistas.

Assinale a opção correta em relação ao projeto político-pedagógico (PPP) em uma perspectiva emancipadora.

  • A.

    Em uma organização, o PPP delineia de forma coletiva a competência principal esperada pelo grupo de atores envolvidos naquele processo e, por ser elaborado e assumido coletivamente, oferece garantia de aperfeiçoamento permanente da qualidade esperada em um processo educativo.

  • B.

    Como o PPP é um processo em construção e seus resultados são gradativos e mediatos, fazem-se necessárias diretrizes de apoio, que devem ser elaboradas por terceiros, ou seja, por especialistas externos à organização.

  • C.

    Em uma organização democrática, na qual a participação é elemento fundante para a consecução dos fins assumidos pelo coletivo, torna-se irrelevante a postura de firmeza da equipe diretiva no sentido de encaminhar e viabilizar decisões, para que sejam efetivamente cumpridas por todos.

  • D.

    Na elaboração e na implementação do PPP, devem-se eliminar totalmente os conflitos organizacionais para não inviabilizar a organização em função de conflitos nas relações interpessoais.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

É muito comum a situação na qual o aluno, ao chegar atrasado, é penalizado. O professor pode fechar a porta da sala de aula e não permitir a entrada do aluno, sendo que a este mesmo professor é permitido chegar atrasado, o que ocasiona uma série de conflitos devido à desigual aplicação das normas. Ocorrências dessa natureza poderiam ser superadas partindo da relação existente entre o projeto pedagógico e o regimento escolar. Isto significa dizer que:

  • A.

    o regimento escolar é um instrumento que permite à equipe gestora de tomar decisão de que o professor pode se atrasar, mas não faltar, pois é mais relevante o cumprimento dos dias letivos do que da carga horária.

  • B.

    a medida que o projeto pedagógico se define por uma concepção disciplinar mais preventiva, teremos um regimento escolar menos preso às penalidades e mais direcionados para os direitos e deveres.

  • C.

    a elaboração do regimento escolar deve ser caracterizada por uma ação independente da construção do projeto pedagógico.

  • D.

    o regimento escolar deve apresentar um conjunto de orientações que garanta o cumprimento de preceitos legais, tendo o cuidado para que o conteúdo do regimento e sua aplicação sejam contraditórios ao projeto pedagógico.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sobre o papel do currículo na construção do Projeto Pedagógico, podemos afirmar que:

I- é preciso que se discuta e se proponha novos formatos de gestão, de espaços de ação educativa e novos significados para o ensino e a aprendizagem.

II- prever o atendimento às diferenças e às diversidades locais, pela inclusão de perspectivas como a do multiculturalismo, no tratamento de questões educacionais.

III- um currículo democrático necessita e exige uma escola democrática e uma das alternativas é um Projeto Pedagógico, em que a gestão ultrapasse a simples reformulação de conteúdos.

IV-o processo de democratização da escola e de definição de seu currículo, necessariamente, é independente da conscientização do gestor e dos professores, como executores das políticas de educação.

O correto está somente em:

  • A.

    I, II e IV.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    II, III e IV.

Em uma comunidade de periferia, a escola pública local se associou à associação de moradores e a uma ONG com o objetivo de desenvolver um projeto pedagógico voltado para o fortalecimento da ação empreendedora dos jovens na construção da cidadania.

A partir dessa situação hipotética, julgue os próximos itens.

A construção de um projeto político-pedagógico, obrigação legal que cada escola tem de atender, deve ser pautada principalmente no planejamento participativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma comunidade de periferia, a escola pública local se associou à associação de moradores e a uma ONG com o objetivo de desenvolver um projeto pedagógico voltado para o fortalecimento da ação empreendedora dos jovens na construção da cidadania.

A partir dessa situação hipotética, julgue os próximos itens.

A elaboração de projetos pedagógicos deve respeitar os princípios da liberdade e os ideais de solidariedade humana, bem como a formação integral do educando, entre outros princípio.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma comunidade de periferia, a escola pública local se associou à associação de moradores e a uma ONG com o objetivo de desenvolver um projeto pedagógico voltado para o fortalecimento da ação empreendedora dos jovens na construção da cidadania.

A partir dessa situação hipotética, julgue os próximos itens.

O tipo de jovem que se pretende formar nessa comunidade deve ser autônomo como pessoa; participativo e solidário como cidadão; produtivo como profissional.

  • C. Certo
  • E. Errado
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