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Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Nas estruturas organizacionais autônomas a tomada de decisão é feita de forma compartilhada, pode-se destacar como principais características do projeto político-pedagógico:
A melhoria administrativa e financeira da escola.
O processo concluso.
A participação coletiva e efetiva de vários segmentos da comunidade escolar.
A avaliação ao final do processo.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Os modelos organizacionais autônomas compreendem princípios democráticos que privilegiam a tomada de decisão compartilhada. Autonomia de todos os indivíduos, gestão democrática, negociação durante o processo de gestão e formação continuada dos educadores são elementos integrantes do:
Planejamento curricular.
Plano de ensino.
Projeto político-pedagógico.
Regimento escolar.
Para que a escola seja realmente um espaço democrático, na construção de seu Projeto Político Pedagógico, e não se limite a reproduzir a realidade socioeconômica em que está inserida, cumprindo apenas ordens e normas a ela impostas, deve-se criar um espaço para a participação e reflexão coletiva sobre o seu papel junto à comunidade.
Assim, torna-se importante a compreensão de um projeto educativo como
Democratizar a gestão da educação requer, fundamentalmente, que a comunidade
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Assinale a opção correta em relação ao projeto político-pedagógico (PPP) em uma perspectiva emancipadora.
Em uma organização, o PPP delineia de forma coletiva a competência principal esperada pelo grupo de atores envolvidos naquele processo e, por ser elaborado e assumido coletivamente, oferece garantia de aperfeiçoamento permanente da qualidade esperada em um processo educativo.
Como o PPP é um processo em construção e seus resultados são gradativos e mediatos, fazem-se necessárias diretrizes de apoio, que devem ser elaboradas por terceiros, ou seja, por especialistas externos à organização.
Em uma organização democrática, na qual a participação é elemento fundante para a consecução dos fins assumidos pelo coletivo, torna-se irrelevante a postura de firmeza da equipe diretiva no sentido de encaminhar e viabilizar decisões, para que sejam efetivamente cumpridas por todos.
Na elaboração e na implementação do PPP, devem-se eliminar totalmente os conflitos organizacionais para não inviabilizar a organização em função de conflitos nas relações interpessoais.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
É muito comum a situação na qual o aluno, ao chegar atrasado, é penalizado. O professor pode fechar a porta da sala de aula e não permitir a entrada do aluno, sendo que a este mesmo professor é permitido chegar atrasado, o que ocasiona uma série de conflitos devido à desigual aplicação das normas. Ocorrências dessa natureza poderiam ser superadas partindo da relação existente entre o projeto pedagógico e o regimento escolar. Isto significa dizer que:
o regimento escolar é um instrumento que permite à equipe gestora de tomar decisão de que o professor pode se atrasar, mas não faltar, pois é mais relevante o cumprimento dos dias letivos do que da carga horária.
a medida que o projeto pedagógico se define por uma concepção disciplinar mais preventiva, teremos um regimento escolar menos preso às penalidades e mais direcionados para os direitos e deveres.
a elaboração do regimento escolar deve ser caracterizada por uma ação independente da construção do projeto pedagógico.
o regimento escolar deve apresentar um conjunto de orientações que garanta o cumprimento de preceitos legais, tendo o cuidado para que o conteúdo do regimento e sua aplicação sejam contraditórios ao projeto pedagógico.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Sobre o papel do currículo na construção do Projeto Pedagógico, podemos afirmar que:
I- é preciso que se discuta e se proponha novos formatos de gestão, de espaços de ação educativa e novos significados para o ensino e a aprendizagem.
II- prever o atendimento às diferenças e às diversidades locais, pela inclusão de perspectivas como a do multiculturalismo, no tratamento de questões educacionais.
III- um currículo democrático necessita e exige uma escola democrática e uma das alternativas é um Projeto Pedagógico, em que a gestão ultrapasse a simples reformulação de conteúdos.
IV-o processo de democratização da escola e de definição de seu currículo, necessariamente, é independente da conscientização do gestor e dos professores, como executores das políticas de educação.
O correto está somente em:
I, II e IV.
I e IV.
I, II e III.
II, III e IV.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em uma comunidade de periferia, a escola pública local se associou à associação de moradores e a uma ONG com o objetivo de desenvolver um projeto pedagógico voltado para o fortalecimento da ação empreendedora dos jovens na construção da cidadania.
A partir dessa situação hipotética, julgue os próximos itens.
A construção de um projeto político-pedagógico, obrigação legal que cada escola tem de atender, deve ser pautada principalmente no planejamento participativo.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em uma comunidade de periferia, a escola pública local se associou à associação de moradores e a uma ONG com o objetivo de desenvolver um projeto pedagógico voltado para o fortalecimento da ação empreendedora dos jovens na construção da cidadania.
A partir dessa situação hipotética, julgue os próximos itens.
A elaboração de projetos pedagógicos deve respeitar os princípios da liberdade e os ideais de solidariedade humana, bem como a formação integral do educando, entre outros princípio.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em uma comunidade de periferia, a escola pública local se associou à associação de moradores e a uma ONG com o objetivo de desenvolver um projeto pedagógico voltado para o fortalecimento da ação empreendedora dos jovens na construção da cidadania.
A partir dessa situação hipotética, julgue os próximos itens.
O tipo de jovem que se pretende formar nessa comunidade deve ser autônomo como pessoa; participativo e solidário como cidadão; produtivo como profissional.
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