Questões sobre Relação aluno, professor e família

Lista completa de Questões sobre Relação aluno, professor e família para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito da relação entre professor, aluno e conhecimento, assinale a opção correta.

  • A. O professor deve evitar envolver-se afetivamente com os alunos, para que estes efetivamente exerçam a autonomia no processo de aprendizagem.
  • B. Quanto mais os alunos se comportem e pensem como o professor, mais positivo e harmônico será o relacionamento entre eles em sala de aula.
  • C. O professor que valoriza os erros do aluno para corrigi-los em uma próxima ocasião adota uma prática pedagógica progressista, que aproxima o aluno e o professor.
  • D. Atividades pedagógicas voltadas para as habilidades de classificação, comparação ou dedução são incapazes de despertar interesse no estudante do ensino fundamental.
  • E. Nos anos iniciais do ensino fundamental, a relação entre professor e aluno torna-se positiva à medida que este se reconhece como independente daquele para a construção do conhecimento.

A respeito da relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem, julgue os itens subsequentes. Em uma perspectiva walloniana, a afetividade é confundida com permissividade, o que limita a autoridade do professor.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem, julgue os itens subsequentes. A teoria freireana aponta o diálogo como uma postura necessária à relação professor-aluno e ao processo de ensino-aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à participação da família na escola, assinale a alternativa correta.

  • A. A participação dos pais nas atividades da escola deve se resumir ao acompanhamento das tarefas escolares de seus filhos.
  • B. Devem ser incentivados a participar das associações de pais e dos conselhos escolares somente aqueles cujos filhos tenham maior rendimento na vida escolar.
  • C. As escolas devem inserir, em seu projeto pedagógico, espaço para valorizar, reconhecer e trabalhar as práticas educativas familiares e utilizá-las como recurso importante nos processos de aprendizagem dos alunos.
  • D. A participação da família nas reuniões de entregas de notas e nas festas promovidas pela escola é o suficiente para configurar apropriada participação na vida escolar.
  • E. As iniciativas de parceria devem partir da família, uma vez que a escola está sempre aberta a recebê-las e inclui-las no processo de ensino e aprendizagem de seus filhos.

Acerca da tríade família – aprendizagem – escola é inadequado afirmar que:

  • A. As relações familiares constituem um importante sistema de aprendizagem para as crianças.
  • B. A aprendizagem de uma criança também ocorre nas relações sociais por ela estabelecida.
  • C. Toda e qualquer mudança na educação de uma criança deve incluir o apoio dos familiares da mesma.
  • D. A educação válida é aquela que é realizada somente no cotidiano escolar.

As relações com todos os personagens no espaço da escola – professores, alunos, funcionários, diretores e orientadores –, reproduzem, em escala menor, a rede de relações que existem na sociedade. O poder professoral, por exemplo, manifesta-se através do sistema de provas ou exames em que ele pretende avaliar o aluno. Na realidade está selecionando, pois a avaliação de uma classe pressupõe contato diário. Conforme afirma o pensador francês Michel Foucault, a escola é o espaço onde o poder disciplinar produz o saber. A possibilidade de desvincular saber de poder, no plano escolar, reside na criação de estruturas:

  • A. Verticais: em que professores, alunos e funcionários formam uma comunidade real.
  • B. Verticais: em que professores, alunos e funcionários formam uma comunidade ideal.
  • C. Horizontais: em que professores, alunos e funcionários formam uma comunidade real.
  • D. Horizontais: em que professores, alunos e funcionários formam uma comunidade ideal.

Sabe-se que o relacionamento interpessoal é uma das características (ou competências) mais exigidas dos profissionais na atualidade. Sendo assim, para ser eficaz no relacionamento com pessoas, alguns princípios fundamentais devem ser considerados, EXCETO:

  • A. Agir de forma cortês a todas as pessoas com quem se relaciona, independentemente de seu cargo na empresa.
  • B. Nunca considerar que está errado.
  • C. Mostrar-se sempre leal ao seu grupo, departamento ou empresa.
  • D. Não buscar obter troca de favores que aparentam ou possam dar origem a qualquer tipo de compromisso ou obrigação pessoal.

É INCORRETO afirmar que a relação professor‐aluno no processo de uma aprendizagem significativa consiste

  • A. na relação empática do professor e alunos.
  • B. na sua capacidade de ouvir e refletir sobre seus alunos.
  • C. unicamente na absorção de informação por parte dos alunos.
  • D. na criação de “pontes” entre o seu conhecimento e o dos alunos.

Acerca da relação professor-aluno no processo educativo, julgue os próximos itens. Para a tendência pedagógica liberal renovada não diretiva, é relevante que, na relação pedagógica, o professor seja um facilitador da aprendizagem capaz de aceitar o aluno em sua totalidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da relação professor-aluno no processo educativo, julgue os próximos itens. As pedagogias existencialistas preocupam-se com o dever/ser. Essa posição é contraditória, uma vez que as mesmas pedagogias consideram que, na relação professor-aluno, esse último é livre e cabe ao professor organizar o processo educativo para o exercício dessa liberdade.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...