Lista completa de Questões sobre Relação aluno, professor e família para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Educadores, alunos e famílias manifestam suas preocupações em relação ao momento de opção do curso superior que ocorre no período da adolescência. A orientação profissional, numa proposta renovadora, aponta para um trabalho de parceria família e escola na facilitação da opção dos jovens adolescentes. Nas escolas, o trabalho de orientação profissional pode acontecer dentro do currículo exigindo, para tal, a formulação de um plano de orientação:
vocacional e profissional.
pedagógica e profissional.
vocacional e psicossocial.
vocacional e educacional.
psicológica e profissional.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Andrea é professora de Educação Básica. Ela costuma ouvir seus alunos, em amplo sentido, pois, além de ouvir suas questões e conversar sobre assuntos que lhes interessam, ela usa das experiências dessa relação para rever, quando necessário, seus procedimentos didáticos. Ela é considerada uma ótima professora e mostra-se comprometida com a aprendizagem, não permitindo que a fala de seus alunos seja apenas um momento de descontração em sala de aula.
Com base nas concepções filosóficas de Paulo Freire sobre a relação entre professor e alunos, a postura da professora é
inadequada, pois é muito comum os alunos confundirem liberdade com falta de regras, o que será difícil de contornar depois.
adequada, pois a professora conversa com os alunos de modo a refletir sobre sua prática, tornando-a mais adequada à aprendizagem.
inadequada, pois não há como a professora impedir que os alunos conversem de forma descontraída durante as aulas.
adequada, pois Andrea permite que os alunos falem o que quiserem e quando quiserem, em detrimento da aprendizagem.
inadequada, pois Andrea deveria evitar que os alunos falassem em sala, para que houvesse maior rendimento dos conteúdos.
A participação dos pais no cotidiano da escola é
invasiva, pois os alunos acabam se dispersando de suas atividades diárias.
eventual, pois a maioria dos pais trabalha e não pode estar continuamente na escola.
restrita aos momentos de reunião de pais e mestres ou individuais.
desejada, pois espera-se que os pais interfiram nas atividades de seus filhos.
esperada, mas deve estar vinculada diretamente aos objetivos e ações da escola.
Para estimular a participação das famílias no ambiente escolar, a escola deve
acolher as famílias para que todas sintam-se bem naquele ambiente e possam expor sua opinião e desenvolver reuniões para compartilhar o trabalho realizado na escola apresentando sugestões de como os pais podem dar suporte para seus filhos.
planejar o acolhimento dos pais no início do ano e nas datas comemorativas e propiciar atendimentos em uma reunião semestral de pais para explicitar os problemas disciplinares ou dificuldades de aprendizagem dos alunos.
realizar reuniões com as famílias no inicio e no final do ano letivo para informar as regras da escola e avaliar os avanços dos alunos, além de realizar o atendimento individual dos pais cujos filhos apresentam problemas na escola.
estabelecer regras claras de convivência no espaço escolar apontando possibilidades e limites da participação dos pais na unidade e desenvolver um sistema de comunicação eficiente para que os pais estejam bem informados sobre os acontecimentos da escola.
Sandra é professora do 2º ano do Ensino Fundamental e está enfrentando diversos conflitos de relacionamento entre os alunos no que diz respeito às regras de convivência. Para estabelecer um clima de respeito e colaboração entre os alunos, a ação mais adequada seria
proporcionar um momento de discussão coletiva com os alunos para o estabelecimento de combinados a serem cumpridos pelo grupo.
determinar regras para o bom convívio do grupo e estabelecer premiações e punições para os alunos que cumprirem ou não estas regras.
reunir-se com os pais e explicitar os problemas que estão sendo enfrentados e exigir a colaboração dos mesmos para o enfrentamento das questões levantadas.
conversar com a coordenadora para estabelecer procedimentos para sanção de alunos que descumpram as boas regras de convivência.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito da relação professor/aluno, abordada no texto acima, julgue os próximos itens.
De acordo com Paulo Freire, seja autoritária, boazinha, irresponsável, amorosa, mal-humorada ou competente, a postura do professor sempre deixará marcas em seus alunos.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito da relação professor/aluno, abordada no texto acima, julgue os próximos itens.
O processo de educação na sociedade tecnológica deve ter como foco principal as deficiências dos alunos e trabalhar nas mudanças para que os educandos conquistem autonomia e liberdade de pensar e agir.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito da relação professor/aluno, abordada no texto acima, julgue os próximos itens.
Para que se desenvolva a leitura, a escrita, a reflexão, a aprendizagem e a pesquisa autônoma, são importantes as relações de afetividade, confiança, empatia e respeito entre professores e alunos. Assim, os educadores devem permitir que tais sentimentos interfiram no cumprimento ético de seu dever de professor.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que diz respeito à relação professor-aluno e à aprendizagem, julgue os itens seguintes.
O projeto político-pedagógico, por se tratar de documento no qual se apresenta a organização da escola, não influencia o trabalho pedagógico em sala de aula nem a relação professoraluno.
Hoje em dia, há a necessidade de a escola estar em perfeita sintonia com a família. A escola é uma instituição que complementa a família, e elas, juntas, criam espaços agradáveis para a convivência. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
A parceria família-escola pode ser estabelecida por meio de uma conversa franca dos professores com os pais, em reuniões simples, organizadas, nas quais é permitido aos pais falarem e opinarem sobre todos os assuntos.
Muitas funções que eram das famílias, como educação sexual, definição política, formação religiosa, entre outras, têm sido transferidas para a escola, mas isso não interfere nas relações humanas desses dois grupos sociais.
A escola deve ser um lugar de aprendizagem, e não um campo de ação no qual haverá continuidade da vida afetiva. A escola que funciona como quintal da casa perde sua função primordial na educação das crianças e dos adolescentes.
As crianças e os jovens precisam sentir que pertencem a uma família. Sabe-se que a família de sangue é a base para qualquer ser. Por sua vez, as famílias construídas com base em laços de afeto não atendem às necessidades fundamentais que tornam as pessoas mais humanas e afetuosas.
A construção da parceria família-escola é responsabilidade exclusiva dos professores, pois, com a proximidade dos pais à escola, tal parceria cria meios de que a família esteja cada vez mais preparada para ajudar seus filhos. É necessária uma conscientização muito grande para que todos se sintam envolvidos nesse processo de educação contínua dos filhos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...