Lista completa de Questões sobre Relação aluno, professor e família para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Acerca da relação professor-aluno no processo educativo, julgue os próximos itens. A pedagogia nova considera que a escola é vida e não preparação para a vida. As bases filosóficas dessa corrente encontram-se no positivismo, e a relação pedagógica professor-aluno desloca o centro de interesse do saber e do valor para se concentrar na criança.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Ao iniciar o quarto bimestre, um professor solicitou a uma turma de segundo ano do ensino médio, com quarenta alunos, um trabalho de pesquisa sobre as manifestações sociais ocorridas no mês de junho, que deveria ser realizado em grupos de até quatro alunos. Ao longo do bimestre, em três momentos distintos, o professor forneceu orientações sobre a realização da atividade. Na data marcada para a entrega da tarefa, apenas um dos grupos apresentou o trabalho.
Considerando a situação hipotética apresentada acima, bem como a relação professor-aluno e a importância do diálogo na relação pedagógica, julgue os itens a seguir.
O professor, que propõe aos seus alunos uma pesquisa acerca da atualidade e do que é relevante para a juventude, estará estabelecendo um diálogo pedagógico capaz de promover a interação professor-aluno-realidade social dentro de uma perspectiva crítico-social dos conteúdos, no entanto, o professor errará ao escolher a pesquisa como metodologia para realização da atividade.Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere à relação professor-aluno, às práticas e tendências pedagógicas, julgue os próximos itens.
O papel do professor, de acordo com a pedagogia liberal renovada não diretiva, é o de um especialista em relações humanas.Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere à relação professor-aluno, às práticas e tendências pedagógicas, julgue os próximos itens.
A busca do professor por formação acadêmica, para desenvolver competência técnica que lhe possibilite compreender os vínculos de sua prática pedagógica com a prática social global, evidencia postura afinada com a pedagogia liberal tecnicista.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que concerne ao processo de ensino e aprendizagem e à relação entre o professor e o aluno, julgue os itens seguintes.
Quando, por meio de lei, se impõe às autoridades responsáveis a necessidade de haver uma relação adequada entre o número de alunos e o de professores nos estabelecimentos de ensino, demonstra-se a importância da relação entre o professor e o aluno no processo de ensino e aprendizagem.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que concerne ao processo de ensino e aprendizagem e à relação entre o professor e o aluno, julgue os itens seguintes.
De acordo com a tendência pedagógica não diretiva, a relação entre o professor e o aluno deve ser orientada para a igualdade, o que, para essa tendência, constitui uma das medidas para solucionar o autoritarismo pedagógico.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Entre inúmeras pesquisas e estudos no campo educacional, os trabalhos a respeito da família/escola desenvolvidos por Heloisa Szymanski nos permitem afirmar que
no século XXI, as famílias, indistintamente, engajam-se em projetos coletivos de melhoria do ensino e das relações da escola com a comunidade, permitindo a fluidez das relações.
as famílias das classes trabalhadoras sempre se envolvem nos projetos de melhoria do ensino e da escola, estabelecendo uma relação horizontal com os gestores.
famílias com melhor condição financeira não valorizam os projetos coletivos voltados à melhoria do ensino e das relações escola/comunidade, dificultando a relação dialógica necessária.
a relação horizontal e dialógica entre a família e a escola só é possível quando se considera que os vários contextos sociais geram diferentes relações sociais.
a relação dialógica entre família e escola não é possível porque a ação educativa destas instituições difere em seus objetivos, conteúdos e métodos.
Sobre a imagem abaixo pode-se concluir que:
a educação pode caminhar sozinha;
a família é um grupo primário e a educação tem que partir dela;
a família é um grupo secundário e a educação não precisa partir dela;
a escola não precisa da família para educar as crianças;
a escola é o ponto fundamental para unir a família.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação à atuação e aos compromissos sociais e éticos dos profissionais docentes, julgue os itens seguintes.
A interação entre professor e aluno é uma das condições organizativas do trabalho docente, sendo determinada exclusivamente por componentes cognitivos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...