Lista completa de Questões sobre Relação aluno, professor e família para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os tipos de violência mais comuns que ocorrem nas escolas são: física; verbal; ofensa, desobediência e desacato ao professor; atitudes de discriminação; ameaças; violência simbólica; baixos salários e más condições de trabalho; exigências da legislação, em especial do Estatuto da Criança e do Adolescente. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
As vítimas e os causadores das violências escolares podem ser os professores, alunos e(ou) os funcionários.
Apenas os alunos são vítimas da violência escolar.
Apenas os professores e funcionários são vítimas da violência escolar.
Apenas os alunos são os causadores da violência escolar.
As causas da violência escolar são sociais e não se reportam ao ambiente educacional.
Julgue os itens a seguir acerca dos mecanismos de fortalecimento da relação escola-família na educação das crianças e dos jovens.
I Os conselhos escolares são os meios mais efetivos da participação da família na elaboração do projeto pedagógico da escola.
II Participar da vida escolar das crianças resume-se a participar do conselho escolar.
III A integração da família com a escola deve ser realizada por meio de diversas ações de aproximação que não dependem exclusivamente da escola.
IV Cada escola precisa encontrar os caminhos de aproximação com a comunidade, escutando o que os pais de alunos têm a dizer.
V As crianças que não encontram apoio dos pais nas atividades escolares estão fadadas ao fracasso na vida profissional.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
5
Quando se pensa o sucesso ou o fracasso escolar, geralmente se fala no papel das famílias como possibilitadoras de aprendizagem. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
As famílias de classes baixas não podem fornecer qualidade de vida satisfatória, alimentação adequada e acesso a diversas formas de cultura; por isso, seus filhos estão fadados ao fracasso escolar.
A falta de estrutura familiar é um sintoma que deve ser considerado de forma única, isolado, na análise sobre o sucesso ou fracasso escolar.
São consideradas famílias produtoras de problemas de aprendizagem somente aquelas que estão em situação de risco e de pobreza.
A família também é responsável pela aprendizagem da criança, já que os pais são os primeiros ensinantes e suas atitudes irão determinar a modalidade de aprendizagem dos filhos.
Para identificar os problemas de aprendizagem, não é preciso distinguir aquilo que é próprio da criança, em termos de dificuldades, daquilo que ela reflete em termos do sistema em que se insere.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Na educação a distância, há dois tipos de docentes o professor autor e o professor tutor. Essa é uma das características que diferencia o curso a distância do curso presencial. Cada um desses profissionais desempenha um papel específico no sistema de educação a distância. A respeito desse tema, julgue o itens que se seguem.
Na relação professor e aluno, o ponto chave da educação a distância é o material elaborado pelo conteudista.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A formação das crianças e dos jovens ocorre por meio de sua participação na rede de relações que constitui a dinâmica social. Na convivência com pessoas, seja com adultos, seja com seus pares, a criança e o jovem se apropriam dos conhecimentos e desenvolvem hábitos e atitudes de convívio social, como a cooperação e o respeito humano. Daí a importância do grupo como elemento formador.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, relacionados com a sala de aula como espaço de aprendizagem e interação.
A fim de assegurar o sucesso do trabalho pedagógico, o professor deve ser o condutor da aprendizagem do aluno. Dessa forma, ele poderá certificar-se de que este não se perderá na procura por caminhos alternativos que não garantam a construção do conhecimento.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A formação das crianças e dos jovens ocorre por meio de sua participação na rede de relações que constitui a dinâmica social. Na convivência com pessoas, seja com adultos, seja com seus pares, a criança e o jovem se apropriam dos conhecimentos e desenvolvem hábitos e atitudes de convívio social, como a cooperação e o respeito humano. Daí a importância do grupo como elemento formador.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, relacionados com a sala de aula como espaço de aprendizagem e interação.
A relação professor-aluno é o principal elemento favorecedor da construção do conhecimento por ambos os atores, no ambiente organizado da sala de aula, na perspectiva das relações interpessoais.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A formação das crianças e dos jovens ocorre por meio de sua participação na rede de relações que constitui a dinâmica social. Na convivência com pessoas, seja com adultos, seja com seus pares, a criança e o jovem se apropriam dos conhecimentos e desenvolvem hábitos e atitudes de convívio social, como a cooperação e o respeito humano. Daí a importância do grupo como elemento formador.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, relacionados com a sala de aula como espaço de aprendizagem e interação.
O conjunto de ações adotadas pela escola como forma de garantir a conscientização dos alunos com relação aos preconceitos de gênero, raça, etnias é chamado cultura de paz.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Quanto à relação entre professor e aluno, julgue os itens que se seguem.
Na abordagem tradicional, a relação é horizontal, e o trabalho coletivo é fundamental na resolução de problemas.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir acerca da relação entre professor e aluno.
Segundo a abordagem sócio-construtivista, a intervenção por parte do professor é fundamental para o desenvolvimento do aluno, assim como a observação dos processos psicológicos em transformação.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir acerca da relação entre professor e aluno.
Em uma abordagem behaviorista, o aluno recebe, escuta, escreve e repete as informações tantas vezes quanto forem necessárias, até acumular em sua mente o conteúdo que o professor repassou.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...