Lista completa de Questões sobre Relação aluno, professor e família para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Uma professora de uma turma da 3.ª série propôs uma atividade externa à escola. Dois alunos sugeriram um passeio ao jardim zoológico da cidade. Todos concordaram. Então passaram a uma nova etapa, começaram a organizar o passeio. As crianças foram falando o que precisavam fazer para realizar a atividade: definição da data, o transporte para o deslocamento, o comunicado aos pais, o lanche, escolha das brincadeiras e o roteiro do que iam fazer no passeio.
A partir dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
A organização do passeio pode ser entendida como uma atividade compartilhada por todos os membros da classe professor e alunos.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Na situação considerada, o diálogo estabelecido na sala de aula pode ser entendido como um dos elementos fundamentais na relação entre professor e aluno.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em relação ao álcool, ao tabagismo, a outras drogas e à redução de danos, julgue os itens a seguir.
De modo geral, as atitudes autoritárias dos pais favorecem a solução de problemas relacionados ao abuso de drogas na adolescência.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Para mim, a função da escola por excelência é ensinar. Mas nem todos os adolescentes gostam da escola. Vejo que ela é necessária principalmente quando se trata de alunos pobres... Freqüentam-na porque os pais os obrigam. Mesmo assim, fazem dela um ponto de encontro com os colegas. Os pais, por sua vez, demonstram muito interesse na formação escolar de seus filhos, pois participam de todos os eventos da escola.
Considerando o relato acima, feito por uma professora, julgue os itens a seguir, relativos a família, educação e integração social.
As famílias obrigam seus filhos a freqüentar a escola porque sabem que, sem acesso aos saberes legitimados socialmente, eles terão mais dificuldades na vida.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Uma professora de 2.ª série, após dois meses de trabalho, chamou a atenção dos alunos para os erros que eles estavam cometendo em seus trabalhos em sala de aula. Segundo a professora, essa conversa não produziu mudanças positivas; ao contrário, os alunos pareciam piores. Com isso, ela procurou a coordenadora pedagógica da escola para discutir algumas dificuldades que estava percebendo em sua turma: os alunos não prestavam atenção nas explicações, não conseguiam ler com entonação, não faziam a pontuação correta na leitura tampouco nos textos escritos, trocavam letras e não sabiam fazer as operações simples de adição e subtração. A coordenadora pedagógica logo deu algumas explicações: se os alunos não prestam atenção é porque não lêem, não escrevem e não estudam a tabuada em casa e os pais não se responsabilizam pelas atividades escolares dos filhos. A coordenadora propôs fazer uma reunião com os pais, a fim de solicitar que eles assumissem melhor o acompanhamento dos filhos. Os pais foram chamados à escola para ouvir a avaliação da professora e da coordenadora.
Diante da situação hipotética e considerando a relação professoraluno, julgue os itens a seguir.
A professora, quando conversou com os alunos, conseguiu vê-los como sujeitos capazes de superar as dificuldades apresentadas, o que contribuiu significativamente para melhorar a relação professor-aluno.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...