Lista completa de Questões sobre Relação aluno, professor e família para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, a respeito da relação professor e aluno no processo ensino-aprendizagem.
A atitude do professor em ouvir os alunos, possibilitando a exposição de opiniões e a formulação de perguntas, facilita a identificação de como está ocorrendo o processo de construções dos saberes.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, a respeito da relação professor e aluno no processo ensino-aprendizagem.
Nas relações estabelecidas em sala de aula, a afetividade exclui, necessariamente, a cognoscibilidade e interfere no cumprimento ético da autoridade do professor.
É comum nos dias de hoje ouvir os educadores se queixando das famílias, dizendo que as mesmas estão "abandonando" seus filhos sob a responsabilidade das escolas. Por outro lado, também é comum ouvir os pais dizerem que as escolas não têm cumprido seu papel, abrindo pouco espaço de troca com as famílias. Sobre esta situação, pode-se afirmar que a relação família-escola deve ser desenvolvida com base na:
responsabilização direta dos pais sobre a educação social das crianças.
responsabilização direta das escolas sobre a educação formal das crianças.
co-responsabilidade das famílias e das escolas sobre a educação das crianças.
gestão democrática de responsabilidades sobre a educação das crianças.
psicologia do desenvolvimento e das relações sobre a educação das crianças.
As questões 41 a 45 referem-se à obra "Higiene e Puericultura", de Valdemar de Oliveira.
"Eugenia" é a ciência que orienta as mães para que:
I - Escolham o parceiro ideal;
II - Saibam que o bebê precisa de cuidados desde a concepção;
III - Usem-na como manual de procedimentos e recomendações saudáveis para o desenvolvimento do individuo;
IV - Sigam as orientações para o exame pré-nupcial. Está(ão) correta(s):
apenas I.
I, II.
III e IV.
I, III e IV.
I, II, III e IV.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Muitas vezes diante de aluno com um modo diferente de vestir-se e pentear-se, nós, professores, fazemos um julgamento não adequado do aluno, afirmou certa professora.
Diante dessa afirmação, julgue os itens que se seguem, com relação a dificuldades, problemas e potencialidades no contidiano escolar.
O depoimento da professora mostra que julgamentos baseados na aparência podem interferir na construção de uma relação positiva entre professor e aluno.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens seguintes acerca da relação professor/aluno.
O estabelecimento do diálogo em sala de aula pode ser entendido como um dos elementos fundamentais na relação entre professor e aluno.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
O efeito emocional do aluno e de sua família:
Não deve ser levado em conta para orientar quanto à promoção ou retenção.
Deve ser levado em conta para orientar quanto à promoção apenas.
Deve ser levado em conta para orientar quanto à retenção apenas.
Deve ser levado em conta para orientar quanto à promoção e à retenção.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A respeito da relação professor-aluno (ou educador-educando), Paulo Freire afirmava:
que nossa educação ainda era "bancária", por causa das filas imensas que os pais enfrentam para matricular seus filhos na escola pública.
que a verdadeira educação libertadora é aquela que, à semelhança da "bancária", proporciona "saldo cultural" e "juros intelectuais" aos educandos.
que a educação libertadora é "dialogal", visando a transição da "consciência ingênua" para a "consciência crítica"
que o universo vocabular do oprimido é pobre do ponto de vista semântico, sintático e gramatical, daí sua incapacidade de "dizer a sua palavra".
que uma educação verdadeiramente revolucionária tem que ser autoritária no início, e só depois de instaurada a revolução ela pode ser dialogal e democrática.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens a seguir.
As relações estabelecidas no seio da instituição escolar são estáticas e harmônicas.
A fluidez nas relações interpessoais entre os jovens, os choques geracionais, novos paradigmas de educação familiar, mudanças nas relações de autoridade constituem parte das dificuldades no relacionamento professor-aluno em diversos contextos escolares. Reconstruir uma ética da compreensão entre as pessoas, formando uma cultura capaz de aprender e reaprender incessantemente, significa, na relação professor-aluno,
nutrir opiniões diversas e consensuais e promover práticas de trabalho intelectual e introspectiva.
trabalhar a consciência da complexidade humana, a abertura subjetiva ao outro e a implantação de práticas colaborativas.
promover a interiorização da tolerância, a expressão de idéias e a prática da solidariedade entre os grupos humanos de igual formação étnica.
estimular a abertura subjetiva ao outro, desenvolver sentimentos de comiseração e práticas de trabalho individual e reflexivo.
conscientizar para o entendimento do paradigma da especialização e da individuação nesses tempos de incerteza, visando à compreensão das culturas estudantis e ao desenvolvimento de práticas reflexivas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...