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Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Acerca da relação educação e sociedade dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica , assinale a opção correta.
Considerando a tirinha acima, julgue os itens seguintes acerca das bases psicológicas da aprendizagem.
De acordo com as teorias sociointeracionistas, as relações do homem com o mundo são mediadas por instrumentos e signos.Considerando a tirinha acima, julgue os itens seguintes acerca das bases psicológicas da aprendizagem.
De acordo com a teoria das inteligências múltiplas, a inteligência é um fator essencialmente genético.Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2016
A modernidade, do ponto de vista econômico, instalou o modelo liberal, a defesa do livre mercado, o incentivo à especialização, a discussão sobre os ideais de liberdade e igualdade que apontavam para uma sociedade em que se romperia com as hierarquias de sangue e a soberania sacralizada, com as tradições e os particularismos, em nome do universal, da razão e da revolução. Na modernidade, confirmou-se uma lógica, uma retórica e uma ideologia. Lógica no campo sociológico, no filosófico e no político, que se chamam, respectivamente:
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2014
No contexto da emergência da sociedade do conhecimento, os requisitos educacionais do emprego ampliaram-se (Márcio Pochmann)
O trecho acima pode ser compreendido no sentido de quePedagogia - Relação de Educação e Sociedade - EXATUS / EXATUSPR Promotores de Eventos e Consultorias - 2014
A globalização da economia e a reestruturação produtiva instigam uma nova concepção de estado. Com isso, a necessidade de capitalização conduz a adotar como regra, o imperativo de competir em todos os planos. Essa linha de pensamento, adotada por alguns teóricos, entre eles Santos (2005), e Delors (2006), ressalta a relevância dos conceitos de educação e trabalho numa perspectiva social e política. Nesse sentido é correto afirmar:
I - Que a competitividade, aos olhos da globalização, é uma espécie de guerra em que tudo vale, por isso, é importante que todos tenham formação bitolada ao conceito social.
II - Que a educação deve ser dissoluta do trabalho.
III - Que a crise do emprego na economia mundial, e principalmente em alguns países, é caracterizada pelo impacto imperativo e divergente que deve ter entre educação e conhecimento.
IV - Que a educação deve atender as expectativas sociais, porém para além dessas expectativas, deve primar pela formação e emancipação do indivíduo.
V - Que a educação contemporânea deve primar pela formação para além do trabalho, numa visão sócio-histórica e determinante das relações e responsabilidades do ser humano.
Dentre as afirmativas acima, assinale a alternativa correta:
Muitos desafios se interpõem à perspectiva de uma nova relação educação e trabalho.
Analise as seguintes afirmativas.
I. Articular, de forma não mecânica, o trabalho com a educação infantil e ensino fundamental. Ou seja, o de como fazer do trabalho útil e enquanto valor de uso e produção da vida, a razão da educação.
II. Integrar o trabalho com a educação dos jovens e adultos, considerando-se que, diferentemente das crianças, a principal atividade deles é ou deveria ser o trabalho.
III. Desenvolver processos educativos na perspectiva da construção da democracia integral, de tal modo que essa se faça presente no processo mesmo da educação.
IV. Educar para atender às necessidades postas pelas profundas e constantes transformações que assolam o mundo do trabalho na atualidade.
Estão CORRETAS as afirmativas
Para Nóvoa (1995) existem 12 elementos de transformação no sistema escolar, que indica fatores de mudança na função docente. Das alternativas a seguir assinale a correta:
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
De acordo com a perspectiva da relação entre educação e sociedade na prática escolar, julgue os itens de 54 a 59. Tanto as instituições quanto os indivíduos são imperfeitos segundo os valores básicos da democracia. Nesse sentido, para Bourdieu, a educação seria a responsável pela correção dessas imperfeições.
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