Questões sobre Relação de Educação e Sociedade

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Acerca da relação educação e sociedade — dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica —, assinale a opção correta.

  • A. Conforme Paulo Freire, a visão ingênua da sociedade é de suma importância para homens e mulheres da classe popular serem libertos.
  • B. De acordo com Anísio Teixeira, a responsabilidade da escola relaciona-se com a instrução de homens dóceis para anular todo tipo de opressão social.
  • C. A filosofia, a história e a sociologia da educação oferecem poucos elementos para o entendimento da dinâmica escolar.
  • D. As pesquisas que envolvem educação e sociedade enfraquecem as atuais políticas públicas destinadas à educação infantil.
  • E. A evolução da educação está ligada à evolução da própria sociedade.

Considerando a tirinha acima, julgue os itens seguintes acerca das bases psicológicas da aprendizagem.

De acordo com as teorias sociointeracionistas, as relações do homem com o mundo são mediadas por instrumentos e signos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a tirinha acima, julgue os itens seguintes acerca das bases psicológicas da aprendizagem.

De acordo com a teoria das inteligências múltiplas, a inteligência é um fator essencialmente genético.

  • C. Certo
  • E. Errado

A modernidade, do ponto de vista econômico, instalou o modelo liberal, a defesa do livre mercado, o incentivo à especialização, a discussão sobre os ideais de liberdade e igualdade que apontavam para uma sociedade em que se romperia com as hierarquias de sangue e a soberania sacralizada, com as tradições e os particularismos, em nome do universal, da razão e da revolução. Na modernidade, confirmou-se uma lógica, uma retórica e uma ideologia. Lógica no campo sociológico, no filosófico e no político, que se chamam, respectivamente:

  • A. socialismo, pragmatismo e imperialismo americano.
  • B. comunismo, idealismo e imperialismo.
  • C. capitalismo, positivismo e democracia formal para defender a liberdade.
  • D. socialismo, idealismo e monarquia parlamentarista.
  • E. capitalismo, iluminismo e monarquia.

“No contexto da emergência da sociedade do conhecimento, os requisitos educacionais do emprego ampliaram-se” (Márcio Pochmann)

O trecho acima pode ser compreendido no sentido de que

  • A. novos conhecimentos têm surgido das necessidades da indústria e do comércio.
  • B. a sociedade precisa formar trabalhadores que sejam mais requisitados temporalmente.
  • C. a educação profissional deve respeitar a emergência do mercado de trabalho.
  • D. novas demandas do mercado de trabalho relacionam-se com requisitos curriculares mais ampliados.
  • E. a sociedade do conhecimento faz com que o mercado de trabalho fique mais exigente em relação à formação profissional.

A globalização da economia e a reestruturação produtiva instigam uma nova concepção de estado. Com isso, a necessidade de capitalização conduz a adotar como regra, o imperativo de competir em todos os planos. Essa linha de pensamento, adotada por alguns teóricos, entre eles Santos (2005), e Delors (2006), ressalta a relevância dos conceitos de educação e trabalho numa perspectiva social e política. Nesse sentido é correto afirmar:

I - Que a competitividade, aos olhos da globalização, é uma espécie de guerra em que tudo vale, por isso, é importante que todos tenham formação bitolada ao conceito social.

II - Que a educação deve ser dissoluta do trabalho.

III - Que a crise do emprego na economia mundial, e principalmente em alguns países, é caracterizada pelo impacto imperativo e divergente que deve ter entre educação e conhecimento.

IV - Que a educação deve atender as expectativas sociais, porém para além dessas expectativas, deve primar pela formação e emancipação do indivíduo.

V - Que a educação contemporânea deve primar pela formação para além do trabalho, numa visão sócio-histórica e determinante das relações e responsabilidades do ser humano.

Dentre as afirmativas acima, assinale a alternativa correta:

  • A. Apenas as afirmativas I, II e IV.
  • B. Apenas as afirmativas IV e V.
  • C. Apenas as afirmativas II, III, IV e V.
  • D. Apenas as afirmativas I, III e IV.

Muitos desafios se interpõem à perspectiva de uma nova relação educação e trabalho.

Analise as seguintes afirmativas.

I. Articular, de forma não mecânica, o trabalho com a educação infantil e ensino fundamental. Ou seja, o de como fazer do trabalho útil e enquanto valor de uso e produção da vida, a razão da educação.

II. Integrar o trabalho com a educação dos jovens e adultos, considerando-se que, diferentemente das crianças, a principal atividade deles é ou deveria ser o trabalho.

III. Desenvolver processos educativos na perspectiva da construção da democracia integral, de tal modo que essa se faça presente no processo mesmo da educação.

IV. Educar para atender às necessidades postas pelas profundas e constantes transformações que assolam o mundo do trabalho na atualidade.

Estão CORRETAS as afirmativas

  • A. II, III, IV apenas.
  • B. I, II, III apenas.
  • C. I, III, IV apenas.
  • D. I, II, III e IV.

Para Nóvoa (1995) existem 12 elementos de transformação no sistema escolar, que indica fatores de mudança na função docente. Das alternativas a seguir assinale a correta:

  • A. Os meios de comunicação de massas, não obrigam os professores a alterarem o seu papel de transmissor de conhecimentos.
  • B. Atualmente, o professor não pode afirmar que a sua tarefa se reduz apenas ao domínio cognitivo. Além de dominar o conteúdo, pede-se que o mesmo seja facilitador de aprendizagem, pedagogo, eficaz, organizador de trabalho em grupo, e que para além do ensino, cuide do equilíbrio psicológico dos alunos, da integração social e da orientação social.
  • C. O aumento da responsabilidade dos professores, a massificação do ensino colaboraram com a melhoria efetiva dos recursos materiais e das condições de trabalho e salariais daqueles que exercem o exercício da docência.
  • D. Nas últimas décadas a configuração do sistema educativo não teve muita alteração, significa ainda que o ensino continua centrado na educação das elites (baseado na seleção e competências) em detrimento a educação das massas.

De acordo com a perspectiva da relação entre educação e sociedade na prática escolar, julgue os itens de 54 a 59. Tanto as instituições quanto os indivíduos são imperfeitos segundo os valores básicos da democracia. Nesse sentido, para Bourdieu, a educação seria a responsável pela correção dessas imperfeições.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A. Ensinar a partir dos diferentes níveis de uma cultura.
  • B. Ensinar conhecimentos, saberes e valores historicamente acumulados.
  • C. Educar para o exercício de funções sociais, de acordo com a cultura.
  • D. Educar para o desempenho de atividades técnicas socialmente úteis.
  • E. Educar para a reflexão sobre o poder das culturas dominantes.
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