Lista completa de Questões sobre Relação de Educação e Sociedade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A imagem abaixo mostra uma cena que, infelizmente, está se tornando rotina nas escolas de todo o mundo. Para combater esse tipo de violência na escola é preciso que:
I. a escola exercite do bom relacionamento;
II. a escola cultive da paz no ambiente;
III. a escola faça um projeto de conscientização junto, somente, aos alunos para combater a violência esco-lar;
IV. a escola faça um projeto de conscientização junto a comunidade escolar para combater essa violência;
Estão corretos os itens:
I e II, apenas;
I e III, apenas;
I e IV, apenas;
I, II e IV, apenas;
I, II, III e IV.
Em representação documentária, a linguagem controlada (normalizada) usada para fins de classificação, em sentido amplo, corresponde à linguagem
real.
virtual.
natural.
subliminar.
documentária.
A forma mais comum pela qual um pesquisador toma conhecimento das pesquisas que seus pares (colegas) estão realizando é através do(a)
jornal diário.
fonte impressa.
livro publicado.
artigo científico.
contato pessoal.
Como fonte de informação, a _______________ pode ter seu papel analisado por intermédio de suas funções informativa, formativa e de entretenimento. Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
biblioteca
biografia
enciclopédia
referência
televisão
O profissional bibliotecário, como ponto ético, tem o dever de orientar a execução de _______________, como também a _______________ de trabalhos intelectuais. Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
tarefas / leitura
atividades / conclusão
testes / identificação
normas / escolha
pesquisas / normalização
A respeito da Sociedade, Estado e Educação assinale a assertiva incorreta.
A educação surge como um trunfo indispensável à humanidade na sua construção dos ideais da paz, da liberdade e da justiça social.
Existem tensões com que a sociedade precisa se ocupar e muitas delas passam pela educação: entre o local e o global; entre o universal e o singular; entre a tradição e a modernidade; entre a indispensável competição e a igualdade de oportunidades; entre o extraordinário desenvolvimento dos conhecimentos e as capacidades de assimilação pelo homem.
À educação cabe a missão de fazer com que todos façam frutifi car seus talentos e potencialidades criativas, o que implica responsabilizar-se por seu processo individual.
A sociedade impõe cada vez mais o conceito de educação ao longo de toda a vida, dada às vantagens que oferece em matéria de fl exibilidade, diversidade e acessibilidade.
A educação deve se adaptar em função das transformações e deixar de transmitir os conhecimentos acumulados ao longo de um tempo para se lançar no campo do novo.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O método pedagógico de Sócrates baseava-se no diálogo para trazer à luz o pensamento. O método socrático chama-se:
montessoriano
construtivista.
pedagogia nova.
paideia.
maiêutica.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Alarcão afirma que na década de 70, em nome da eficiência e da eficácia, defendidas por abordagens de influência taylorista que subjazem a filosofias tecnocráticas, o supervisor é considerado o
mediador e o avaliador da execução das políticas centralmente decididas.
instrumento e o verificador de execução das políticas centralmente decididas.
avaliador e o observador da execução das políticas centralmente decididas.
mediador e o observador da execução das políticas centralmente decididas.
instrumento e o estimulador de execução das políticas centralmente decididas.
Leia o trecho da obra de BOFF:
Importa colocar cuidado em tudo, para isso urge desenvolver a dimensão anima que está em nós. Isto significa; conceder direito de cidadania a nossa capacidade de sentir o outro, de ter compaixão com todos os seres que sofrem, de humanos e não humanos, de obedecer à lógica do coração da cordialidade e da beleza do que é lógica, da conquista e do uso utilitário das coisas. (BOFF, 1999).
Sobre o trecho da obra de BOFF é correto afirmar:
O autor expressa o seu desejo em ver a humanidade se relacionar novamente com a natureza respeitando a sua divindade e no processo os seres vivos de um modo geral;
A ideia central é apresentar o cuidado incorporado à natureza humana, para que assim possa apresentar reais sentimentos de compaixão e ação no mundo a sua volta. Parte de uma tomada de responsabilidade dos seres das pessoas e das coisas;
Expressa a possibilidade de divinização do homem na volta ao seu eu primitivo, ligando-o novamente a natureza a sua volta e assim passando a cuidar da mesma;
A dimensão do cuidado aproxima o homem do seu eu divino, a humanidade quando se relacionar com a natureza pela ótica da compaixão passará a respeita-la tornando-se novamente parte dela.
Para PERRENOUD, a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos como saberes, habilidades e informações para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações se refere à:
Competência em educação;
Projeto Pedagógico;
Equilíbrio educacional;
Capacidade cognitiva.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...