Questões sobre Relação de Educação e Sociedade

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A imagem abaixo mostra uma cena que, infelizmente, está se tornando rotina nas escolas de todo o mundo. Para combater esse tipo de violência na escola é preciso que:

I. a escola exercite do bom relacionamento;

II. a escola cultive da paz no ambiente;

III. a escola faça um projeto de conscientização junto, somente, aos alunos para combater a violência esco-lar;

IV. a escola faça um projeto de conscientização junto a comunidade escolar para combater essa violência;

Estão corretos os itens:

  • A.

    I e II, apenas;

  • B.

    I e III, apenas;

  • C.

    I e IV, apenas;

  • D.

    I, II e IV, apenas;

  • E.

    I, II, III e IV.

Em representação documentária, a linguagem controlada (normalizada) usada para fins de classificação, em sentido amplo, corresponde à linguagem

  • A.

    real.

  • B.

    virtual.

  • C.

    natural.

  • D.

    subliminar.

  • E.

    documentária.

A forma mais comum pela qual um pesquisador toma conhecimento das pesquisas que seus pares (colegas) estão realizando é através do(a)

  • A.

    jornal diário.

  • B.

    fonte impressa.

  • C.

    livro publicado.

  • D.

    artigo científico.

  • E.

    contato pessoal.

“Como fonte de informação, a _______________ pode ter seu papel analisado por intermédio de suas funções informativa, formativa e de entretenimento.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  • A.

    biblioteca

  • B.

    biografia

  • C.

    enciclopédia

  • D.

    referência

  • E.

    televisão

“O profissional bibliotecário, como ponto ético, tem o dever de orientar a execução de _______________, como também a _______________ de trabalhos intelectuais.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  • A.

    tarefas / leitura

  • B.

    atividades / conclusão

  • C.

    testes / identificação

  • D.

    normas / escolha

  • E.

    pesquisas / normalização

A respeito da Sociedade, Estado e Educação assinale a assertiva incorreta.

  • A.

    A educação surge como um trunfo indispensável à humanidade na sua construção dos ideais da paz, da liberdade e da justiça social.

  • B.

    Existem tensões com que a sociedade precisa se ocupar e muitas delas passam pela educação: entre o local e o global; entre o universal e o singular; entre a tradição e a modernidade; entre a indispensável competição e a igualdade de oportunidades; entre o extraordinário desenvolvimento dos conhecimentos e as capacidades de assimilação pelo homem.

  • C.

    À educação cabe a missão de fazer com que todos façam frutifi car seus talentos e potencialidades criativas, o que implica responsabilizar-se por seu processo individual.

  • D.

    A sociedade impõe cada vez mais o conceito de educação ao longo de toda a vida, dada às vantagens que oferece em matéria de fl exibilidade, diversidade e acessibilidade.

  • E.

    A educação deve se adaptar em função das transformações e deixar de transmitir os conhecimentos acumulados ao longo de um tempo para se lançar no campo do novo.

O método pedagógico de Sócrates baseava-se no diálogo para trazer à luz o pensamento. O método socrático chama-se:

  • A.

    montessoriano

  • B.

    construtivista.

  • C.

    pedagogia nova.

  • D.

    paideia.

  • E.

    maiêutica.

Alarcão afirma que na década de 70, em nome da eficiência e da eficácia, defendidas por abordagens de influência taylorista que subjazem a filosofias tecnocráticas, o supervisor é considerado o

  • A.

    mediador e o avaliador da execução das políticas centralmente decididas.

  • B.

    instrumento e o verificador de execução das políticas centralmente decididas.

  • C.

    avaliador e o observador da execução das políticas centralmente decididas.

  • D.

    mediador e o observador da execução das políticas centralmente decididas.

  • E.

    instrumento e o estimulador de execução das políticas centralmente decididas.

Leia o trecho da obra de BOFF:

“Importa colocar cuidado em tudo, para isso urge desenvolver a dimensão anima que está em nós. Isto significa; conceder direito de cidadania a nossa capacidade de sentir o outro, de ter compaixão com todos os seres que sofrem, de humanos e não humanos, de obedecer à lógica do coração da cordialidade e da beleza do que é lógica, da conquista e do uso utilitário das coisas.” (BOFF, 1999).

Sobre o trecho da obra de BOFF é correto afirmar:

  • A.

    O autor expressa o seu desejo em ver a humanidade se relacionar novamente com a natureza respeitando a sua divindade e no processo os seres vivos de um modo geral;

  • B.

    A ideia central é apresentar o cuidado incorporado à natureza humana, para que assim possa apresentar reais sentimentos de compaixão e ação no mundo a sua volta. Parte de uma tomada de responsabilidade dos seres das pessoas e das coisas;

  • C.

    Expressa a possibilidade de divinização do homem na volta ao seu eu primitivo, ligando-o novamente a natureza a sua volta e assim passando a cuidar da mesma;

  • D.

    A dimensão do cuidado aproxima o homem do seu eu divino, a humanidade quando se relacionar com a natureza pela ótica da compaixão passará a respeita-la tornando-se novamente parte dela.

Para PERRENOUD, a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos – como saberes, habilidades e informações – para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações se refere à:

  • A.

    Competência em educação;

  • B.

    Projeto Pedagógico;

  • C.

    Equilíbrio educacional;

  • D.

    Capacidade cognitiva.

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