Questões sobre Relação de Educação e Sociedade

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A Orientação Vocacional Ocupacional – facilitadora do processo de escolha profissional ajustada – deve propiciar às pessoas a capacidade de adaptação, interpretação e juízo da realidade, discriminação, hierarquização, esclarecer diar iamente a ambiguidade e tolerar a ambivalência. Esses aspectos nada mais são do que o desenvolvimento do raciocínio:

  • A.

    hipotético-dedutivo.

  • B.

    indutivo.

  • C.

    psicossocial.

  • D.

    cognitivo.

  • E. filosófico.

A respeito da relação entre Educação e Tecnologias da Informação e da Comunicação, assinale a opção incorreta.

  • A.

    As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) foram introduzidas na educação para informatizar as atividades administrativas, visando agilizar o controle e a gestão técnica.

  • B.

    O uso das TICs na sala de aula contribui para facilitar a aprendizagem e dinamizar o ensino se for relacionado a projetos e atividades dinâmicas.

  • C.

    A relação inicial entre TICs e o ensino e a aprendizagem foi sem uma integração às atividades de sala de aula, representando uma atividade adicional ou compondo projetos.

  • D.

    As TICs favorecem uma nova relação com o saber ultrapassando os limites dos materiais instrucionais tradicionais e favorecendo a criação de comunidades de colaboração.

  • E.

    As TICs privilegiam a comunicação e permitem eliminar os muros que separam a instituição da sociedade e a articulação da escola com outros espaços produtores de conhecimento e podem resultar em mudanças interessantes.

A sociologia é uma das ciências que contribuem na prática educativa. A afirmação que melhor explicita a relação sociologia X educação

  • A.

    somente auxilia na compreensão do contexto social da escola.

  • B.

    a prática sócio educativa apenas ocorre na sala de aula.

  • C.

    as instituições escolares não refletem as características do sistema social.

  • D.

    as instituições escolares são antes de tudo instituições sociais.

  • E.

    N. D. A.

A promoção da cidadania na escola tem como meta contribuir na formação dos alunos, para que se reconheçam como cidadãos de direitos e deveres e possam se conduzir na sociedade de forma crítica e autônoma. Educar para a construção de uma sociedade plena em direitos requer provocar, estimular educadores e educandos a pensarem sobre sua própria realidade, a realidade de sua comunidade, de seu País e do mundo. A partir desse diagnóstico, refletir sobre sua responsabilidade e conceber uma prática individual, e também coletiva, para interferir e modificar esta realidade. A construção de uma cultura de paz requer uma prática educativa que promova a capacidade de crítica e a formulação de propostas, e não a passividade, que termina por ser cúmplice dos mecanismos de injustiça e violação de direitos.

Analise as afirmativas abaixo:

I – Constituem direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 64, de 2010);

II - A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social;

III - Os PCNs apresentam uma proposta de organização curricular na perspectiva da educação comprometida com a cidadania, elegendo os princípios norteadores: dignidade humana; igualdade de direitos; participação e co-responsabilidade pela vida social;

IV - A prática pedagógica voltada para a construção da cidadania democrática é essencialmente romper com a cultura autoritária, de submissão, de mando, impregnada nas diferentes relações sociais; é criar uma nova cultura a partir do entendimento de que todo e qualquer indivíduo é portador de direitos e deveres; é garantir o acesso ao conhecimento que permita-lhe apreender a complexidade das relações e determinações do conjunto da sociedade; é prepará-lo para sua inserção no mundo do trabalho, para compreender o avanço tecnológico e a participação ativa na organização da sociedade;

V - Para que a escola possa desenvolver um trabalho nesta perspectiva, faz-se necessária a construção de um projeto pedagógico, democrático e participativo, em que a formação do sujeito possa ser assumida coletivamente.

Esse processo se desenvolve na prática diária, através da apreensão dos conteúdos curriculares e na vivência do exercício da cidadania. Estão corretos os itens:

  • A.

    I– III – IV, apenas

  • B.

    I – II – V, apenas

  • C.

    II – III – V, apenas

  • D.

    Todos os itens estão corretos

Considere as afirmativas abaixo e em seguida marque a alternativa correta:

 I – A reflexão filosófica sobre a educação permite a compreensão dos valores que direcionam a prática educacional.

II – Permite exclusiva e unicamente a desenvolver o senso crítico.

III – A filosofia é o corpo de entendimento que compreende e direciona a existência humana.

IV – Não é área responsável pela reflexão dos problemas reais apresentados no ambiente da educação.

Estão corretas:

  • A.

    I e III

  • B.

    II e IV

  • C.

    I e II

  • D.

    II e III

  • E.

    I e IV

Na sociedade da informação e do conhecimento, a escola tem o papel de

  • A.

    restringir o uso das redes sociais, minimizando assim as situações de ciberbulling ou eventuais contatos com pessoas fora da escola sem o acompanhamento dos professores.

  • B.

    preservar os processos de ensino da forte influência das tecnologias, tendo em vista o caráter de dominação política que as empresas de tecnologia exercem no mercado.

  • C.

    atender as demandas do mercado de trabalho, assumindo as ferramentas do ensino a distância como as mais influentes do cenário social da contemporaneidade.

  • D.

    incluir as ferramentas tecnológicas nas aulas, já que os alunos de hoje se desinteressam com facilidade pelas metodologias mais utilizadas na escola.

  • E.

    propiciar a integração das mídias ao cotidiano escolar, de forma que os processos de ensino possibilitem a construção de capacidades de reflexão e seleção da informação e do conhecimento.

Dentre as influências do pensamento de Rousseau para a educação está

  • A.

    a consideração da criança com sentimentos, desejos e ideias próprias de seu momento de vida.

  • B.

    a ideia de que a criança é um adulto em miniatura e sua educação direciona-se para o seu futuro.

  • C.

    a organização da atividade escolar com foco na educação do corpo e dos hábitos, desde os anos iniciais.

  • D.

    a ênfase no estudo das disciplinas de língua portuguesa e matemática como base para o aprendizado das demais.

  • E.

    o foco na formação moral, já que o ser humano, em essência, é mau e a função da escola é educá-lo.

Com base nos aspectos filosóficos e históricos da educação, julgue os itens que se seguem.

Entre os adeptos da educação progressista, que defendem que a escola deve formar cidadãos críticos e politizados, capazes de participar ativamente da mudança social, há os que destacam a importância da assimilação do saber técnico e científico pelo educando.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nos aspectos filosóficos e históricos da educação, julgue os itens que se seguem.

A tendência pedagógica liberal caracteriza-se pela defesa da liberdade de ensino e por atribuir à escola papel que transcende os limites do campo pedagógico, visto que cabe à escola também propiciar a construção da autonomia do sujeito que aprende e, consequentemente, a sua emancipação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nos aspectos filosóficos e históricos da educação, julgue os itens que se seguem.

O movimento pela educação popular, iniciado no governo de Getúlio Vargas, concentrou-se, prioritariamente, na educação formal, atribuindo ao educador um papel central e diretivo na mediação do processo educativo.

  • C. Certo
  • E. Errado
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