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Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A Orientação Vocacional Ocupacional facilitadora do processo de escolha profissional ajustada deve propiciar às pessoas a capacidade de adaptação, interpretação e juízo da realidade, discriminação, hierarquização, esclarecer diar iamente a ambiguidade e tolerar a ambivalência. Esses aspectos nada mais são do que o desenvolvimento do raciocínio:
hipotético-dedutivo.
indutivo.
psicossocial.
cognitivo.
A respeito da relação entre Educação e Tecnologias da Informação e da Comunicação, assinale a opção incorreta.
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) foram introduzidas na educação para informatizar as atividades administrativas, visando agilizar o controle e a gestão técnica.
O uso das TICs na sala de aula contribui para facilitar a aprendizagem e dinamizar o ensino se for relacionado a projetos e atividades dinâmicas.
A relação inicial entre TICs e o ensino e a aprendizagem foi sem uma integração às atividades de sala de aula, representando uma atividade adicional ou compondo projetos.
As TICs favorecem uma nova relação com o saber ultrapassando os limites dos materiais instrucionais tradicionais e favorecendo a criação de comunidades de colaboração.
As TICs privilegiam a comunicação e permitem eliminar os muros que separam a instituição da sociedade e a articulação da escola com outros espaços produtores de conhecimento e podem resultar em mudanças interessantes.
A sociologia é uma das ciências que contribuem na prática educativa. A afirmação que melhor explicita a relação sociologia X educação
somente auxilia na compreensão do contexto social da escola.
a prática sócio educativa apenas ocorre na sala de aula.
as instituições escolares não refletem as características do sistema social.
as instituições escolares são antes de tudo instituições sociais.
N. D. A.
A promoção da cidadania na escola tem como meta contribuir na formação dos alunos, para que se reconheçam como cidadãos de direitos e deveres e possam se conduzir na sociedade de forma crítica e autônoma. Educar para a construção de uma sociedade plena em direitos requer provocar, estimular educadores e educandos a pensarem sobre sua própria realidade, a realidade de sua comunidade, de seu País e do mundo. A partir desse diagnóstico, refletir sobre sua responsabilidade e conceber uma prática individual, e também coletiva, para interferir e modificar esta realidade. A construção de uma cultura de paz requer uma prática educativa que promova a capacidade de crítica e a formulação de propostas, e não a passividade, que termina por ser cúmplice dos mecanismos de injustiça e violação de direitos.
Analise as afirmativas abaixo:
I Constituem direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 64, de 2010);
II - A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social;
III - Os PCNs apresentam uma proposta de organização curricular na perspectiva da educação comprometida com a cidadania, elegendo os princípios norteadores: dignidade humana; igualdade de direitos; participação e co-responsabilidade pela vida social;
IV - A prática pedagógica voltada para a construção da cidadania democrática é essencialmente romper com a cultura autoritária, de submissão, de mando, impregnada nas diferentes relações sociais; é criar uma nova cultura a partir do entendimento de que todo e qualquer indivíduo é portador de direitos e deveres; é garantir o acesso ao conhecimento que permita-lhe apreender a complexidade das relações e determinações do conjunto da sociedade; é prepará-lo para sua inserção no mundo do trabalho, para compreender o avanço tecnológico e a participação ativa na organização da sociedade;
V - Para que a escola possa desenvolver um trabalho nesta perspectiva, faz-se necessária a construção de um projeto pedagógico, democrático e participativo, em que a formação do sujeito possa ser assumida coletivamente.
Esse processo se desenvolve na prática diária, através da apreensão dos conteúdos curriculares e na vivência do exercício da cidadania. Estão corretos os itens:
I III IV, apenas
I II V, apenas
II III V, apenas
Todos os itens estão corretos
Considere as afirmativas abaixo e em seguida marque a alternativa correta:
I A reflexão filosófica sobre a educação permite a compreensão dos valores que direcionam a prática educacional.
II Permite exclusiva e unicamente a desenvolver o senso crítico.
III A filosofia é o corpo de entendimento que compreende e direciona a existência humana.
IV Não é área responsável pela reflexão dos problemas reais apresentados no ambiente da educação.
Estão corretas:
I e III
II e IV
I e II
II e III
I e IV
Na sociedade da informação e do conhecimento, a escola tem o papel de
restringir o uso das redes sociais, minimizando assim as situações de ciberbulling ou eventuais contatos com pessoas fora da escola sem o acompanhamento dos professores.
preservar os processos de ensino da forte influência das tecnologias, tendo em vista o caráter de dominação política que as empresas de tecnologia exercem no mercado.
atender as demandas do mercado de trabalho, assumindo as ferramentas do ensino a distância como as mais influentes do cenário social da contemporaneidade.
incluir as ferramentas tecnológicas nas aulas, já que os alunos de hoje se desinteressam com facilidade pelas metodologias mais utilizadas na escola.
propiciar a integração das mídias ao cotidiano escolar, de forma que os processos de ensino possibilitem a construção de capacidades de reflexão e seleção da informação e do conhecimento.
Dentre as influências do pensamento de Rousseau para a educação está
a consideração da criança com sentimentos, desejos e ideias próprias de seu momento de vida.
a ideia de que a criança é um adulto em miniatura e sua educação direciona-se para o seu futuro.
a organização da atividade escolar com foco na educação do corpo e dos hábitos, desde os anos iniciais.
a ênfase no estudo das disciplinas de língua portuguesa e matemática como base para o aprendizado das demais.
o foco na formação moral, já que o ser humano, em essência, é mau e a função da escola é educá-lo.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com base nos aspectos filosóficos e históricos da educação, julgue os itens que se seguem.
Entre os adeptos da educação progressista, que defendem que a escola deve formar cidadãos críticos e politizados, capazes de participar ativamente da mudança social, há os que destacam a importância da assimilação do saber técnico e científico pelo educando.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com base nos aspectos filosóficos e históricos da educação, julgue os itens que se seguem.
A tendência pedagógica liberal caracteriza-se pela defesa da liberdade de ensino e por atribuir à escola papel que transcende os limites do campo pedagógico, visto que cabe à escola também propiciar a construção da autonomia do sujeito que aprende e, consequentemente, a sua emancipação.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com base nos aspectos filosóficos e históricos da educação, julgue os itens que se seguem.
O movimento pela educação popular, iniciado no governo de Getúlio Vargas, concentrou-se, prioritariamente, na educação formal, atribuindo ao educador um papel central e diretivo na mediação do processo educativo.
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