Lista completa de Questões sobre Relação de Educação e Sociedade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Considerando a relação educação e sociedade em suas dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica, julgue os itens a seguir.
O principal representante da vertente redentora é o teórico Althusser, que estudou o papel da escola como um dos aparelhos do Estado.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Considerando a relação educação e sociedade em suas dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica, julgue os itens a seguir.
A tendência reprodutivista concebe a sociedade como um conjunto de seres humanos que vivem de forma orgânica e harmoniosa, com desvios de grupos ou indivíduos situados à margem desse todo; nesse contexto, cabe à educação, como instância social, integrar harmoniosamente os indivíduos no todo social já existente.
Segundo Alarcão (2010), subjacente à ideia de escola reflexiva está a de uma escola detentora de:
I. Uma filosofia, evidenciada no seu projeto.
II. Consciência de uma missão de serviço social.
III. Inserção em um determinado contexto, que conhece bem e com o qual interage.
IV. Saberes universalmente aceitos, transmitidos aos alunos por um corpo docente em permanente atualização.
Quais estão corretas?
Apenas I, II e III.
Apenas I, II e IV.
Apenas I, III e IV.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Considerando a relação educação e sociedade em suas dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica, julgue os itens a seguir.
Para Bourdieu, a escola tem um papel ativo no processo social de reprodução das desigualdades sociais, ao dissimular as bases sociais e convertê-las em diferenças acadêmicas e cognitivas, relacionadas aos méritos e dons individuais.
O conhecimento é, pois, uma aventura incerta que comporta em si mesma, permanentemente, o risco de ilusão e de erro. (Morin, 2000) Sobre as incertezas do conhecimento, Edgar Morin faz as seguintes considerações:
I. A consciência do caráter incerto do ato cognitivo constitui a oportunidade de chegar ao conhecimento pertinente.
II. É nas certezas doutrinárias, dogmáticas e intolerantes que se encontram as piores ilusões.
III. É tarefa das ciências físicas e biológicas acabarem com as incertezas do conhecimento e instaurar o conhecimento pertinente.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
I, II e III.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) - 2012
No seu livro O que é Ideologia (1980), Marilena Chauí, define a ideologia como um conjunto lógico, sistemático e coerente de representações (ideias e valores) e de normas ou regras (de conduta) que indicam e prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e como devem pensar, o que devem valorizar e como devem valorizar, o que devem sentir e como devem sentir, o que devem fazer e como devem fazer (p.113). Nesse contexto, a função da ideologia é:
Mostrar as diferenças, como as de classe, libertando os indivíduos das tarefas prefixadas pela sociedade;
Evidenciar as diferenças de classe e os conflitos sociais;
Apagar as diferenças, como as de classe, evitando a dominação de uma classe sobre outra;
Apagar as diferenças, como as de classe, procurando assegurar determinada relação dos homens entre si e com suas condições de existência;
Todas as alternativas estão erradas.
A imagem abaixo expressa claramente a idéia de:
A que os professores já são tão sofridos nos dias atuais que poderiam ser confundidos por meliantes;
Que até mesmo os professores estão se escondendo para não serem confundidos como realizadores de atos criminosos;
Que, os alunos sabem da constante lamentação pelo sofrimento dos professores, tiram proveito disso disfarçando-se deles;
Que os alunos se assustam ao verem criminosos disfarçando-se de professores
Que os crimes nas escolas são tão constantes que a polícia só não caça professores.
Analise com atenção a charge abaixo:
É possível apreender que:
I. O acesso ao ensino público está cada vez mais desacreditado como garantia cidadã até pela própria família.
II. O desestímulo pela educação começa no próprio ambiente doméstico-familiar.
III. Quanto mais a família é descapitalizada maior a ineficiência do ensino.
IV. A educação é tão desacreditada no na escola pública que é tratada como desnecessária.
Estão CORRETAS:
Todas estão corretas;
N.D.A;
I, II e III;
Apenas a I;
Apenas a II.
Vários foram os estudiosos que se destacaram na história da educação. A partir de seus legados formaram- se algumas tendências pedagógicas. Sendo assim, podemos dizer que a tendência pedagógica que tem seu método baseado na facilitação da aprendizagem, seus conteúdos fundamentam-se na busca do conhecimento pelos próprios alunos e um dos seus ícones é Carl Rogers é:
A Tendência Liberal Renovadora Progressiva;
A Tendência Liberal Renovadora Não-Diretiva;
A Tendência Progressista Libertadora;
A Tendência Progressista Libertária;
A Tendência Progressista Crítico Social dos Conteúdos.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
A teoria histórico-cultural ou Sócio-interacionista de Lev S. Vygotsky apresenta como níveis de desenvolvimento:
1. Nível do Desenvolvimento Real: se refere às conquistas já efetivadas pela criança.
2. Nível de Adaptação: envolve um equilíbrio entre os processos de assimilação e acomodação.
3. Nível de Desenvolvimento Potencial: se refere às capacidades a serem construídas. A criança realiza-as através da colaboração com os outros.
4. Zona de Desenvolvimento Proximal: é a distância entre aquilo que ela é capaz de realizar sozinha e aquilo que ela só consegue realizar com a ajuda dos outros.
5. Nível do Desenvolvimento Real: se refere a distância entre aquilo que ela é capaz de realizar com o professor e aquilo que ela consegue realizar com a ajuda dos amigos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 1.
São corretas apenas as afirmativas 4 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...