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Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com base nos aspectos filosóficos e históricos da educação, julgue os itens que se seguem.
As teorias da Escola Nova, inspiradas no pensamento iluminista europeu, representaram um avanço no que se refere à autonomia do pensamento pedagógico brasileiro.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com base nos aspectos filosóficos e históricos da educação, julgue os itens que se seguem.
A concepção de educação tradicional privilegia o processo de desenvolvimento pessoal e social centrado na transmissão dos valores da sociedade em que os educandos se inserem, o que significa que, segundo tal concepção, há interdependência entre educação e sociedade.
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Considerando os aspectos sociológicos da educação, julgue os itens a seguir.
Segundo Karl Mannheim, para a definição dos objetivos e das metas educacionais, deve-se considerar o contexto social, que não se constitui de valores exclusivamente dominantes; dessa forma, a educação pode contribuir para ampliar os horizontes do estudante e, consequentemente, levá-lo a superar a divisão da sociedade em blocos políticos e ideológicos.
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Considerando os aspectos sociológicos da educação, julgue os itens a seguir.
De acordo com Antonio Gramsci, a escola deveria ser organizada em dois sistemas de ensino estanques, um, de caráter formativo, voltado ao desenvolvimento intelectual e orgânico do educando, e outro voltado à capacitação profissional do indivíduo para o trabalho produtivo.
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Considerando os aspectos sociológicos da educação, julgue os itens a seguir.
Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron defendem que toda ação pedagógica é arbitrária, porque impõe a visão da classe dominante, inculcando normas e valores no educando, de modo que sejam por eles interiorizados, aplicados e retransmitidos aos outros.
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Considerando os aspectos sociológicos da educação, julgue os itens a seguir.
Para Émile Durkheim, por meio da educação, um mecanismo de coerção social com função socializadora, os indivíduos assimilam os fatos sociais e se preparam para a vida em sociedade.
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Considerando os aspectos sociológicos da educação, julgue os itens a seguir.
De acordo com John Dewey, a educação deve pautar-se por valores democráticos e ter o aluno como o ator principal do processo educacional, oferecendo-lhe condições para que solucione sozinho os seus problemas.
Na década de 1980, começa no Brasil o bilinguismo, com base nas pesquisas sobre a Língua Brasileira de Sinais realizadas por
Ivete Vasconcelos.
Alexander Graham Bell.
Laurent Clerc.
Marcia Goldfeld.
Lucinda Ferreira Brito.
Atenção: Considere a situação abaixo para responder às questões de números 21 a 35.
Em uma Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo/HTPC, os professores discutiam que o direito de toda criança à educação implica uma série de desafios para os sistemas escolares e suas escolas. Uma professora recém-formada, que pela primeira vez estava atuando em sala de aula, pediu às colegas mais experientes que esclarecessem alguns aspectos que para ela não eram claros. Disse que iria colocar uma série de questões e que ficaria grata se pudesse contar com a resposta das colegas.
Eu escuto falar muito em escolas inclusivas. Há autores, como Sassaki, defensores da ideia de que a sociedade se adapte para incluir quem tem necessidades especiais e que essas pessoas, por sua vez, se preparem para assumir seus papéis na sociedade. Não seriam as pessoas com necessidades especiais que deveriam se adaptar à sociedade?
Não. Essas pessoas precisam sentir que são capazes, mesmo não o sendo.
Sim. A nossa Constituição, inclusive, não acha que devemos seguir essa linha.
Não. Pessoas com necessidades especiais não se adaptam à sociedade.
Sim. Supor o contrário é agir contra os interesses da maioria da sociedade.
Não. A inclusão dessas pessoas requer a eliminação de preconceitos sociais.
Atenção: Considere a situação abaixo para responder às questões de números 21 a 35.
Em uma Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo/HTPC, os professores discutiam que o direito de toda criança à educação implica uma série de desafios para os sistemas escolares e suas escolas. Uma professora recém-formada, que pela primeira vez estava atuando em sala de aula, pediu às colegas mais experientes que esclarecessem alguns aspectos que para ela não eram claros. Disse que iria colocar uma série de questões e que ficaria grata se pudesse contar com a resposta das colegas.
Afirmar que toda criança tem direito de estar na escola é reconhecer que aquelas com deficiência de algum tipo devem estudar junto com as demais. Isso é possível?
Não, essa é, ainda, uma boa ideia teórica: na realidade, a prática tem mostrado que as dificuldades dessas crianças são tão grandes e de tal ordem que elas não aprendem em situações coletivas.
Sim, as crianças com deficiência devem estudar nas mesmas escolas que as demais, ainda que não na mesma sala: é mais produtivo que elas formem um agrupamento só delas.
Sim, mas apenas as crianças com deficiências físicas, cuja dificuldade motora pode ser sanada mediante um bom projeto arquitetônico, que lhes permita ter acesso às escolas.
Sim, mas não só as com deficiência: na escola cabem todos, ou seja, as bem dotadas; as que vivem nas ruas; as que trabalham; as crianças ciganas e as de circo, que são nômades; entre outras.
Não, porque essas crianças não conseguem ser incluídas nos planos de educação elaborados para a maioria de meninos e meninas: seus problemas são demasiadamente específicos.
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