Questões sobre Tecnologias Educacionais

Lista completa de Questões sobre Tecnologias Educacionais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um exemplo de Tecnologia Assistiva no contexto educacional:

    A) Mouses diferenciados, teclados virtuais com varreduras e acionadores.

    B) Softwares de comunicação alternativa, leitores de texto, textos ampliados, textos em Braille, textos com símbolos.

    C) Mobiliário acessível, recursos de mobilidade pessoal.

    D) Equipamentos utilizados para melhorar a força muscular de um indivíduo, sua amplitude de movimentos ou equilíbrio.

A educação e o mundo contemporâneo sofreram transformações estruturais significativas com o advento das novas tecnologias por meio dos avanços da Ciência. Diante desse contexto, marcado por inúmeras transformações, as práticas curriculares entram em pauta como um dos mais importantes aspectos a serem discutidos em torno da escola. Nesse cenário de constantes modificações, surge uma nova concepção de currículo mais comprometida com os processos de ensinar e aprender. Assinale a alternativa correta que apresenta o conceito de currículo dentro dessa nova concepção:

    A) O currículo é uma área meramente técnica, contendo uma relação de conteúdos e conhecimentos delimitados, restrito somente ao âmbito da escola e da sala de aula.

    B) O currículo é a relação e distribuição de disciplinas, com sua respectiva carga horária, que se constitui pela seriação de estudos.

    C) O currículo deve ser organizado de forma fragmentada e hierárquica, ou seja, cada disciplina deve ser ensinada separadamente e as que são consideradas de maior importância em detrimento de outras, devem receber mais tempo para serem explanadas no contexto escolar.

    D) O currículo é algo abrangente, dinâmico e existencial. Ele é entendido numa dimensão que envolve todas as situações circunstanciais da vida escolar e social do aluno. É a escola em ação, é o interagir de tudo e de todos que interferem no processo educacional da pessoa do aluno.

Analise as afirmativas a seguir:

I. No âmbito escolar, para que haja uma relação educativa, se faz necessário menosprezar a ação mediadora do professor, de modo a desconstruir as estruturas do conhecimento (organização das informações) e a capacidade crítica dos alunos.

II. A escola é apenas lugar para se defrontar com o conhecimento acumulado (atualmente há também outros lugares para se fazer isso, inclusive no espaço virtual – na internet). Assim, o objetivo da escola é ensinar a decorar fórmulas e regras.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

São características das metodologias ativas:
I. Aprendizagem por descoberta. II. Resolução de problemas. III. Aluno como protagonista da sua aprendizagem.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e III.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

“A sala de recursos é uma modalidade classificada como auxílio ___________. Como o próprio nome diz, consiste em uma sala da escola, provida com materiais e equipamentos especiais, na qual um professor especializado, sediado na escola, ___________ os alunos excepcionais naqueles aspectos específicos em que precisam de ajuda para se manter na classe comum. O professor da sala de recursos tem uma dupla função: prestar __________ direto ao aluno e indireto através de orientação e assistência aos professores da classe _______, às famílias dos alunos e aos demais profissionais que atuam na escola. Mediante essa modalidade de atendimento educacional, o aluno é matriculado na classe comum correspondente ao seu nível de escolaridade. Assim sendo, o professor especializado deve desenvolver o seu trabalho de forma _________ com os professores de classe comum (MAZZOTTA, 1982).
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

    A) especial – auxilia – atendimento – comum – cooperativa

    B) fundamental – socorre – apoio – normal – assistencial

    C) social – protege – assessoria – comum – integrativa

    D) excepcional – auxilia – apoio – geral – cooperativa

    E) fundamental – protege – atendimento – comum – assistencial

São características das metodologias ativas:
I. Aprendizagem por descoberta. II. Resolução de problemas. III. Aluno como protagonista da sua aprendizagem.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e III.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

São características das metodologias ativas:
I. Aprendizagem por descoberta. II. Resolução de problemas. III. Aluno como protagonista da sua aprendizagem.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e III.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

No que se refere ao documento “Recursos Pedagógicos Acessíveis e Comunicação Aumentativa e Alternativa (Fascículo VI), analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – A tecnologia Assistiva é uma área de conhecimento e de atuação que desenvolve serviços, recursos e estratégias que auxiliam na resolução de dificuldades funcionais das pessoas com deficiência na realização de suas tarefas. II – Os recursos tecnológicos podem ser de baixa ou de alta tecnologia. III – Recursos de alta tecnologia são os adquiridos após a avaliação das necessidades do aluno, sob a indicação do professor de AEE.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens I e II são verdadeiros.

    E) Todos os itens são verdadeiros.

No que se refere ao documento “Recursos Pedagógicos Acessíveis e Comunicação Aumentativa e Alternativa (Fascículo VI), analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – A escola que acolhe e tira partido das diferenças busca construir coletivamente uma pedagogia que parte das diferenças dos seus alunos como impulsionadoras de novas formas de organizar o ensino. II – Os recursos pedagógicos e de acessibilidade colaboram minimamente para que pessoas com deficiência participem ativamente do processo escolar. III – Os recursos podem ser considerados ajudas, apoio e também meios utilizados para alcançar um determinado objetivo.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens I e III são verdadeiros.

    E) Nenhum dos itens é verdadeiro.

Para Moran, há inúmeros grupos interessantes nas redes sociais – Facebook, LinkedIn, WhatsApp – em que é possível ampliarmos nossos horizontes e nos motivarmos a ser proativos, corresponsáveis por múltiplas aprendizagens. Nesse sentido, utilizando esses grupos nas redes sociais, é correto afirmar que acabamos nos tornando:

    A) Coadjuvantes e figurantes.

    B) Autores e participantes.

    C) Imprevisíveis e individualistas.

    D) Coautores, coparticipantes e coaprendentes.

    E) Coaprendentes, imprevisíveis e figurinistas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...