Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos

Lista completa de Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, uma sala de aula com carteiras fixas dificulta o trabalho em grupo, o diálogo e a cooperação. Da mesma forma, armários trancados não ajudam a desenvolver a autonomia do aluno, como também:

    A) Faz com que elas desenvolvam insegurança e medo do desconhecido.

    B) Permitem às crianças acesso e uso frequente de seu conteúdo.

    C) Estimulam que as crianças peças licença e ajuda dos mais velhos.

    D) Não favorecem o aprendizado da preservação do bem coletivo.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma característica da Tendência Pedagógica Libertária:

    A) Dispensam-se programas previamente estruturados, bem como aulas expositivas, assim como qualquer tipo de verificação direta da aprendizagem, formas essas próprias da "educação bancária", portanto domesticadoras.

    B) Baseada na aceitação positiva incondicional, quando o professor aceita os sentimentos do aluno, em toda espécie de atitude, uma capacidade de captar o mundo do aluno como se fosse o seu, em todas as reações ao enfrentar uma nova matéria.

    C) Preocupação científica que está baseada em princípios da tecnologia educacional, com ênfase nos meios, na instrução programada, nas técnicas de microensino, nos recursos audiovisuais.

    D) A participação grupal deve ser obtida através de assembleias, conselhos, eleições, reuniões, associações, de tal forma que o aluno leve para a escola e para a vida cotidiana tudo que aprendeu.

Analise as afirmativas a seguir:
I. A elaboração do Projeto Político Pedagógico deve partir da concepção de educação que se constituirá como referencial teórico para todos os tópicos do documento, norteando os procedimentos, os processos, as atividades, a organização administrativa, pedagógica e curricular e a rotina que envolve tempo e espaços do ambiente escolar. II. O Plano de Intervenção Pedagógica deve estar centrado no desempenho escolar dos estudantes, tendo como base de análise os indicadores educacionais internos e externos, ignorando as dificuldades que a equipe pedagógica possui, os objetivos da instituição e o protagonismo de educandos/as e educadores/as.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

A escola tem uma importante função que é sistematizar os conhecimentos nas disciplinas que compõem a sua matriz curricular como mecanismos de conhecimentos que dê:

    A) Habilidades intelectuais para certos alunos.

    B) Acesso para aquisição de uma cultura geral.

    C) Chance de aprimoramento para o modelo escolar neoliberal.

    D) Apenas o conhecimento básico de algumas disciplinas.

Analise as afirmativas a seguir:
I. O PPP ou Projeto Político Pedagógico é uma ação pedagógica que deve partir de um objetivo geral e de um conjunto de objetivos específicos que visam a alcançar metas, sobretudo, que venham a elevar o desempenho escolar dos/as estudantes em determinada área de conhecimento, causando mudanças conceituais e comportamentais nestes, e cumprindo com a função social da escola. II. O Projeto Político Pedagógico, na perspectiva de Libâneo, é um documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola, expressando a síntese das exigências sociais e legais do sistema de ensino e os propósitos e expectativas da comunidade escolar.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

A língua é, simultaneamente, produto e condição da vida social. Neste sentido, analise as proposições a seguir e coloque (V) para Verdadeiras e (F) para Falsas.
( ) Em todas as configurações histórico-sociais de vida, trabalho e cultura, a língua revela-se produto e condição das formas de sociabilidade e dos jogos das forças sociais. ( ) O binômio saber/sabor é indispensável e contribui para realizar a proeza do professor de língua ser bem sucedido na sala de aula. ( ) Nas aulas de Língua Portuguesa é suficiente que o professor esteja bem embasado pelo conhecimento específico para conseguir êxito no processo de ensino e aprendizagem.
O preenchimento CORRETO dos parênteses está na alternativa.

    A) V, V e F.

    B) F, F e F.

    C) V, F e V.

    D) V, F e F.

    E) F, F e V.

É possível a vida dos gêneros como uma tessitura de redes discursivas, provenientes dos mais diferentes focos da cultura oral e escrita. Nessas esferas de realidade, o gênero piada constitui-se como um discurso que faz parte do universo da sala de aula.
Leia a piada a seguir e, em seguida, responda o que se pede.
Assim que Joãozinho chegou em casa, sua mãe perguntou: - Oi, meu filho, como foi a aula hoje? E o menino respondeu sem muito entusiasmo: - Foi bem! -Que bom! Tem certeza de que aprendeu tudo? - Acho que não, Mãe! Amanhã vou ter que ir de novo. (Fonte: CEREJA, William e COCHAR, Thereza. Português/Linguagens. São Paulo: Saraiva. 2015, p. 160).
Do gênero textual acima, pode-se depreender:
I- A ideia central da piada retrata a mesmice da sala de aula, evidenciando, sob a forma de humor, a ineficiência do processo de ensino e aprendizagem. II- O gênero lúdico incentiva o riso em sala de aula, cria um ambiente propício ao ensino e à aprendizagem, ajudando o professor a conquistar a atenção do aluno e a reter o conhecimento. III- A transposição do gênero piada ao discurso didático se configura e reflete as múltiplas possibilidades de uso da linguagem, provocando o riso, que nega o discurso autoritário.
É CORRETO o que se afirma em:

    A) II apenas.

    B) I apenas.

    C) II e III apenas.

    D) I, II e III.

    E) III apenas.

Espera-se que o estudo da geografia no ensino fundamental, anos finais, possa contribuir para o delineamento do projeto de vida dos jovens alunos, de modo que eles compreendam:

    A) Que as linguagens são dinâmicas, e que todos participam desse processo de constante transformação.

    B) A produção social do espaço e a transformação do espaço em território usado.

    C) A si mesmos e àqueles que estão em seu entorno, suas histórias de vida e suas diferenças.

    D) A falta de relações existentes entre fatos nos níveis local, nacional e global.

Marcos Bagno, em (Dramática da língua portuguesa. São Paulo: Loyola, 2000. p.83), aponta um mito da necessidade da gramática normativa: “É preciso saber gramática para falar e escrever bem”. Entende-se que este mito chama a atenção para que o ensino de (a)
I- Gramática deva ser “o ponto de chegada” da prática pedagógica, e não, “seu ponto de partida”. II- Língua Portuguesa deixe de ser visto como transmissão de conteúdos prontos e passe a ser uma atividade de construção de conhecimentos. III- Gramática tenha como princípio a memorização mecânica de regras para cumprimento do programa determinado.
É VERDADE o que se afirma apenas em:

    A) II.

    B) I.

    C) II e III.

    D) I e II.

    E) III.

A respeito da aprendizagem colaborativa, assinale a opção correta.

    A) A aprendizagem colaborativa deve ocorrer presencialmente.

    B) Na aprendizagem colaborativa, o conhecimento é resultado de um consenso entre os membros de uma comunidade de conhecimento.

    C) Na aprendizagem colaborativa, o conhecimento é resultado da atuação de um líder, que busca fazer suas ideias prevalecerem sobre as dos demais membros do grupo.

    D) A aprendizagem colaborativa busca reforçar os papéis sociais de subordinação e de autoridade.

    E) Na aprendizagem colaborativa, a reflexão ocorre apenas por parte dos aprendentes.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...