É possível a vida dos gêneros como uma tessitura de redes discursivas, provenientes dos mais diferentes focos da cultura oral e escrita. Nessas esferas de realidade, o gênero piada constitui-se como um discurso que faz parte do universo da sala de aula. 
 Leia a piada a seguir e, em seguida, responda o que se pede. 
 Assim que Joãozinho chegou em casa, sua mãe perguntou:  - Oi, meu filho, como foi a aula hoje?  E o menino respondeu sem muito entusiasmo:  - Foi bem!  -Que bom! Tem certeza de que aprendeu tudo?  - Acho que não, Mãe! Amanhã vou ter que ir de novo. (Fonte: CEREJA, William e COCHAR, Thereza. Português/Linguagens. São Paulo: Saraiva. 2015, p. 160). 
 Do gênero textual acima, pode-se depreender: 
 I- A ideia central da piada retrata a mesmice da sala de aula, evidenciando, sob a forma de humor, a ineficiência do processo de ensino e aprendizagem. II- O gênero lúdico incentiva o riso em sala de aula, cria um ambiente propício ao ensino e à aprendizagem, ajudando o professor a conquistar a atenção do aluno e a reter o conhecimento. III- A transposição do gênero piada ao discurso didático se configura e reflete as múltiplas possibilidades de uso da linguagem, provocando o riso, que nega o discurso autoritário. 
 É CORRETO o que se afirma em: 
 
						
						A) II apenas. 
 
B) I apenas. 
 
C) II e III apenas. 
 
D) I, II e III.
 
E) III apenas.