Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos

Lista completa de Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) consistem em um referencial de qualidade para a educação em todo o país. Sua função é orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações. Com base no disposto nos PCN, analise as afirmativas a seguir, referentes à sua natureza e função:
( ) O acesso aos conhecimentos socialmente elaborados, que são comuns a todas as regiões brasileiras, deve ser garantido pelo Estado, tendo todos os alunos brasileiros o direito de aprender. ( ) Os PCN configuram um modelo curricular homogêneo e impositivo, que se sobrepõe à competência políticoexecutiva dos Estados e Municípios e à diversidade sociocultural das diferentes regiões do País. ( ) Os PCN, apesar de apresentarem uma estrutura curricular completa, são abertos e flexíveis, uma vez que, por sua natureza, exigem adaptações para a construção do currículo de uma escola. ( ) A valorização da atividade docente deve ocorrer, principalmente, mediante a revisão das condições salariais e, secundariamente, por meio de formação inicial e continuada. ( ) Os novos programas do ensino médio fundamentam-se, primordialmente, no desenvolvimento de competências essenciais e na construção de conhecimentos críticos e reflexivos.
A alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

    A) V, F, V, F, V.

    B) V, F, F, V, V.

    C) V, F, V, F, F.

    D) V, F, F, V, F.

    E) V, F, F, F, V.

Com relação às habilidades comunicativas, em particular, a compreensão escrita, espera-se que o aluno seja capaz de: I. Selecionar informações específicas do texto. II. Demonstrar consciência de que a leitura é um processo linear que exige o entendimento de cada palavra no texto. III. Demonstrar conhecimento da organização textual através do reconhecimento de como a informação é apresentada no texto e dos conectores articuladores do discurso e de sua função enquanto tais.
Está correto o que se afirma em:

    A) I, apenas.

    B) II e III.

    C) I e III.

    D) I, II e III.

Segundo Vasconcellos, o ________________ deve ser feito como uma necessidade do professor e não por exigência formal da coordenação ou direção. É a proposta de trabalho do professor para uma determinada aula ou conjunto de aulas.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

    A) plano de aula

    B) projeto político

    C) plano administrativo

    D) planejamento objetivo

    E) projeto anual

De acordo com Libâneo (2004), o Projeto Político Pedagógico (PPP) é o documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola, expressando a síntese das exigências sociais e legais do sistema de ensino, os propósitos e expectativas da comunidade escolar. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.

    A) Na elaboração de um PPP com qualidade, a articulação, a confiança e o apoio entre a equipe diretiva e os professores da escola são desnecessários.

    B) O PPP pode ser desvinculado do currículo escolar, uma vez que ele não expressa a concepção das práticas educativas.

    C) O PPP deve envolver a comunidade escolar, contemplar o diagnóstico da realidade, favorecer o diálogo e a cooperação.

    D) O PPP pode expressar um conhecimento descontextualizado em relação às questões coletivas e locais nas quais a escola está inserida.

    E) Numa perspectiva democrática, o PPP deve ser construído somente pela equipe da gestão pedagógica da escola.

Acerca das tendências pedagógicas, que compreendem diferentemente as relações entre ensino e aprendizagem, professor e aluno, escola e sociedade, assinale a opção correta.

    A) Na tendência tradicional, o relacionamento professor-aluno é pautado pelo diálogo e a transmissão dos conteúdos é realizada de forma reflexiva.

    B) Para a tendência renovada não diretiva, os problemas pedagógicos e sociais são os mais importantes, pois eles fortalecem o autodesenvolvimento.

    C) Na tendência tecnicista, o papel do professor é incentivar a reflexão crítica por meio do treinamento da argumentação lógica.

    D) A valorização da escola como meio de apropriação do saber e de transformação social é preconizada pela tendência crítico-social dos conteúdos.

    E) A relação educador-educando defendida pela tendência libertadora pauta-se numa posição vertical, na qual predomina a autoridade do professor.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, há uma diferença entre avaliar a capacidade de desempenho do aluno e estabelecer diferentes níveis de proficiência. A este respeito, com relação ao processo de avaliação do aprendizado de língua estrangeira, assinale a alternativa correta.

    A) A avaliação somativa, e os testes em particular, dão informação e certificam os níveis de proficiência alcançados e revelam o desenvolvimento do processo de aprendizagem.

    B) A avaliação formativa não contempla o desenvolvimento do processo de aprendizagem

    C) A avaliação formativa envolve apenas o professor e os pais do aluno, enquanto a avaliação somativa envolve apenas o aluno.

    D) Na avaliação formativa interativa há procedimentos constantes e personalizados envolvendo professor e alunos.

Com relação ao ensino de matemática visando à construção da cidadania, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, são objetivos levar o aluno a:

    A) Selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las criticamente.

    B) Levar a uma nova percepção da natureza da linguagem, aumentar a compreensão de como a linguagem funciona e desenvolver maior consciência do funcionamento da própria língua materna.

    C) Desenvolver a capacidade de compreender textos orais e escritos e de assumir a palavra, produzindo textos em situações de participação social.

    D) Garantir estudos detalhados sobre o ambiente onde vive.

Designa as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação. Esta descrição trata-se da definição de:

    A) Tendências Pedagógicas Progressistas.

    B) Tendências Pedagógicas Liberais.

    C) Tendências Pedagógicas Tradicionais.

    D) Tendências Pedagógicas Tecnicistas.

Com relação às correntes do pensamento pedagógico brasileiro, julgue os seguintes itens.

I A pedagogia tecnicista é embasada no pressuposto da neutralidade e inspirada nos princípios da racionalidade, da eficiência e da produtividade.

II A pedagogia tecnicista defende que o processo educativo seja reordenado de modo a se tornar objetivo e operacional.
III Durante o regime militar, a escola era um dos instrumentos de controle social, com vistas a perpetuar as relações de dominação, e as teorias crítico-reprodutivas surgiram para corroborar essa ideologia.
IV As teorias crítico-reprodutivas operam uma crítica à hegemonia instalada na sociedade capitalista, participando do movimento contra-hegemônico.
V A teoria crítico-reprodutiva é considerada uma teoria que analisa a educação pelo aspecto de sua relação com a sociedade, sem o objetivo de formular diretrizes que orientem a prática educativa, razão por que não pode ser considerada uma pedagogia.
Estão certos apenas os itens

    A) I e III.

    B) II e III.

    C) I, IV e V.

    D) I, II, IV e V.

    E) II, III, IV e V.

Com relação ao ensino e aprendizagem de Matemática e a resolução de problemas:
I. Educadores matemáticos apontam a resolução de problemas como ponto de partida da atividade matemática. II. O conhecimento matemático ganha significado quando os alunos têm situações desafiadoras para resolver e trabalham para desenvolver estratégias de resolução. III. Os problemas são utilizados como aplicação de conhecimentos adquiridos anteriormente pelos alunos.
Está correto o que se afirma em:

    A) I.

    B) I e II.

    C) II e III.

    D) I, II e III.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...