Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos

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Os PCNs apontam que os alunos têm ideias acerca do seu corpo, dos fenômenos naturais e dos modos de realizar transformações no meio; são modelos com uma lógica interna, carregados de:

    A) Conhecimento científico.

    B) Símbolos da sua cultura.

    C) Imagens, palavras e proposições.

    D) Fenômenos naturais e suas transformações.

ABORDAGEM COMUNICATIVA


Por volta das décadas de 1970 e 1980, alguns professores e linguistas perceberam que os alunos eram capazes de produzir sentenças gramaticalmente corretas muitas vezes, mas pouco as utilizavam em situações realmente comunicativas e reais fora da sala de aula. Ficou claro, portanto, que a comunicação (entendida como um todo, e não somente a fala) requeria mais do que simplesmente o conhecimento das regras.

O conceito de competência comunicativa postula que ser competente, comunicativamente falando, vai além do conhecimento linguístico que o indivíduo pode ter. Ser competente, comunicativamente falando, engloba também outras competências, tais como:

• A competência cultural, que é o conhecimento acerca do contexto sociocultural no qual se fala a língua-alvo, levandose em consideração os países, a suas populações, as suas tradições, os seus costumes e os seus hábitos, entre outros aspectos;

• A competência sociolinguística, que é a competência para saber escolher, entre os vários meios e registros de comunicação, aquele que possui melhor adequação a uma determinada situação, ou seja, o uso de uma linguagem mais formal ou informal, por exemplo;

• A competência discursiva, que é a capacidade de construir ou interpretar textos no seu conjunto, trabalhando, além de aspectos como seleção, previsão, inferência e diferenciação de gêneros, também questões relacionadas ao discurso. Aqui, o texto deixa de ser um pretexto para ensinar a gramática e passa a ser o pilar de sustentação da aula, devendo ser priorizado sempre. A leitura não dependerá somente do material didático, mas, também, da articulação feita pelo professor e do conhecimento de mundo do aluno;

• A competência estratégica, que é a capacidade de usar estratégias apropriadas para compensar deficiências no domínio do código linguístico ou outras lacunas na comunicação, visando favorecer uma efetiva comunicação ou alcançar um efeito pretendido (falar mais lentamente, pedir para repetir ou esclarecer algo, enfatizar certas palavras, entre outros).

A prioridade dada ao conceito de competências é um recurso para quem busca um processo de ensino e de aprendizagem mais equilibrado, cujos objetivos são definidos não apenas em termos de conteúdo a ser aprendido, mas também com base na discussão das habilidades que o aprendiz precisa desenvolver. Assim, a aprendizagem da língua, antes relegada a um trabalho segmental cujo foco está nela mesma como objeto de estudo, passa a ser focada nos contextos “autênticos” e nas situações de uso, elevando a aprendizagem ao nível de segmentos e discursos.

O professor que faz uso da abordagem comunicativa passa a ser um mediador da aprendizagem; promove situações efetivas de uso da língua e atua como um conselheiro dos aprendizes; e encoraja a cooperação entre os alunos e a comunicação entre eles por meio de atividades, jogos e dramatizações, entre outros, de forma que se preocupem não somente com o que dizer, mas como fazê-lo. Dessa maneira, os contextos social e cultural ganham maior importância, assim como as interações do tipo aluno-aluno. Com relação aos erros, o professor geralmente não corrige os alunos imediatamente, porém trabalha os erros como algo construtivo, retomados após as situações de prática em um segundo momento de produção ou uso da língua.


Adaptado. Disponível em: https://bit.ly/3jJjsOE
Leia o texto 'ABORDAGEM COMUNICATIVA' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. O texto explica que a competência cultural é o conhecimento acerca do contexto sociocultural no qual se fala a língua-alvo, levando-se em consideração os países, as suas populações, as suas tradições, os seus costumes e os seus hábitos, entre outros aspectos.

II. O texto relata que, por volta das décadas de 1970 e 1980, alguns professores e linguistas perceberam que os alunos eram capazes de produzir sentenças gramaticalmente corretas muitas vezes, mas pouco as utilizavam em situações realmente comunicativas e reais fora da sala de aula.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

De acordo com os PCNs, o que oferece modelos lógicos e categorias de raciocínio, um painel de objetos de estudo, para o ensino das Ciências?

    A) Investigações e Projetos.

    B) História científica.

    C) Teorias científicas.

    D) Astronomia e Geociências.

O conhecimento sobre como a natureza se comporta e a vida se processa contribui para o aluno se posicionar com fundamentos acerca de questões bastante polêmicas e orientar suas ações de forma mais consciente. São exemplos dessas questões: I. A manipulação gênica, os desmatamentos. II. O acúmulo na atmosfera de produtos resultantes da combustão. III. O destino dado ao lixo industrial, hospitalar e doméstico.
Está correto o que se afirma em:

    A) I e II, apenas.

    B) I e III, apenas.

    C) II e III, apenas.

    D) I, II e III.

Acerca das tendências pedagógicas, que compreendem diferentemente as relações entre ensino e aprendizagem, professor e aluno, escola e sociedade, assinale a opção correta.

    A) Na tendência tradicional, o relacionamento professor-aluno é pautado pelo diálogo e a transmissão dos conteúdos é realizada de forma reflexiva.

    B) Para a tendência renovada não diretiva, os problemas pedagógicos e sociais são os mais importantes, pois eles fortalecem o autodesenvolvimento.

    C) Na tendência tecnicista, o papel do professor é incentivar a reflexão crítica por meio do treinamento da argumentação lógica.

    D) A valorização da escola como meio de apropriação do saber e de transformação social é preconizada pela tendência crítico-social dos conteúdos.

    E) A relação educador-educando defendida pela tendência libertadora pauta-se numa posição vertical, na qual predomina a autoridade do professor.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) indicam como objetivos do ensino fundamental que os alunos sejam capazes de perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando:

    A) Seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente.

    B) Fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.

    C) Aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva.

    D) Diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.

Sobre o ensino e a aprendizagem de língua estrangeira, assinale a alternativa correta:

    A) A aprendizagem de uma língua estrangeira é fonte de ampliação dos horizontes culturais, pois, ao conhecer outra cultura e outras formas de encarar a realidade, os alunos passam a refletir sobre a sua própria cultura.

    B) O ensino de línguas estrangeiras é barreira para acesso a informações de outras culturas e grupos sociais.

    C) As expressões em idiomas estrangeiros têm interpretações independentes de aspectos sociais e/ou culturais.

    D) Diferentes variantes linguísticas não devem ser priorizadas no ensino de línguas estrangeiras.

A abordagem de ensino em que as instruções dos conteúdos se realizam fora da sala de aula por meio de vídeos-aula, leituras e outras mídias, sendo o tempo de sala de aula liberado para realização de atividades ativas, nas quais os alunos praticam e desenvolvem o que aprenderam com o auxílio e supervisão do professor, chama-se:

    A) Tendência Inovadora da Educação.

    B) Proposta Inovadora Liberal.

    C) Sala de Aula Invertida.

    D) Tendência Criativa Invertida

    E) Tendência Social Criativa.

Sobre o aprendizado de Inglês e sua relação com a língua materna do aprendiz, verifique se cada afirmação abaixo é verdadeira (V) ou falsa (F): I. Reduz o conhecimento sobre linguagem que o aluno construiu sobre sua língua materna, por meio de comparações com o inglês. II. Impossibilita que o aluno se constitua em um ser discursivo no uso do inglês. III. Aprender a ler em outra língua pode colaborar no desempenho do aluno como leitor em sua língua materna.
O resultado para I – II – III é:

    A) V – F – V.

    B) F – F – V.

    C) F – V – F.

    D) V – V – F.

De acordo com Vasconcellos, devemos considerar alguns atributos importantes do planejamento, EXCETO:

    A) A contribuição com o não desperdiçar de atividades de aprendizagem.

    B) A valorização da vida baseada nos preceitos da ordem e governança.

    C) A organização adequada do currículo.

    D) A racionalização do tempo.

    E) A valorização da participação dos alunos.

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