Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos

Lista completa de Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação ao ensino de matemática, analise: (__) - A Matemática está presente na vida de todas as pessoas, em situações em que é preciso, por exemplo, quantificar, calcular, localizar um objeto no espaço, ler gráficos e mapas e fazer previsões. (__) - É fundamental enfatizar a aprendizagem centrada em procedimentos mecânicos, indicando a resolução de problemas como finalização da atividade desenvolvida em sala de aula. (__) - A Matemática faz parte da vida das pessoas como criação humana, pois tem sido desenvolvida para dar respostas às necessidades e preocupações de diferentes culturas e em diferentes momentos históricos. Sabendo que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso, e assinale a alternativa que contém a sequência correta:

    A) V – V – F.

    B) F – F – V.

    C) F – V – F.

    D) V – F – V.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, ao destacarem o ensino fundamental como prioridade, enfatiza o papel da escola. A este respeito, assinale a alternativa correta:

    A) A educação escolar deve constituir-se em uma ajuda intencional, sistemática, planejada e continuada para crianças, adolescentes e jovens durante um período contínuo e extensivo de tempo.

    B) A educação escolar iguala-se aos processos educativos que ocorrem em instâncias tais como família, trabalho, mídia, lazer e demais espaços de construção de conhecimentos e valores para o convívio social.

    C) O papel da escola deve ser delineado para se alcançar uma uniformização dos estabelecimentos escolares, ainda que cada escola tenha sua história, suas peculiaridades e sua identidade.

    D) Os aspectos desejáveis e comuns a todas as escolas brasileiras devem ser identificados com o objetivo de padronização do ensino.

Os projetos de trabalho, na concepção de Fernando Hernandez (1998), na obra “Transgressão e mudança na Educação: os projetos de trabalho”, não são apenas identificados como metodologias didáticas, mas como formas compreensivas de entender o sentido da escolaridade e do ensino. Nessa perspectiva, quanto aos estudantes, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I- São participantes nos processos de pesquisa, por meio de diferentes estratégias, que possuem sentidos para eles. II- Participam no processo de planejamento da própria aprendizagem. III- São incentivados a serem flexíveis, reconhecerem o outro e compreenderem seu entorno pessoal e cultural.
É correto o que se afirma em:

    A) I e II, apenas.

    B) I e III, apenas.

    C) I, II e III.

    D) II e III, apenas.

    E) III, apenas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. As decisões sobre o calendário escolar é um dos principais temas das reuniões sobre a gestão escolar, já que é preciso tomar decisões sobre todo o planejamento do ano letivo (períodos de avaliação, reuniões de pais e responsáveis, entrega de boletins e finalizações dos projetos didáticos), as estratégias de acompanhamento das ações e a realização de adequações, quando necessário.

II. O foco da atuação do gestor escolar dentro da dimensão pedagógica tem como orientação principal coordenar a elaboração coletiva da ação educacional e pedagógica da escola, propiciando uma gestão participativa e democrática. Tal objetivo é desenvolvido na liderança que deve ser exercida pelo gestor no processo de coordenação da elaboração coletiva do projeto político pedagógico.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

A aprendizagem escolar é um processo de assimilação que envolve determinados conhecimentos e formas de ações físicas e mentais, organizados e orientados no decorrer dos processos de ensino. Sobre o processo de assimilação ativa, disposto na literatura de José Libâneo (1994), na obra “Didática”, é possível afirmar que se trata de:

    A) Um processo unilateral em que o professor atua como reprodutor do conhecimento sistematizado na sociedade, sem que o estudante necessite desenvolver habilidades para conversão das aprendizagens recebidas.

    B) Um processo em que o professor exerce a figura de autoridade, exigindo atitudes passivas dos estudantes, que receberão os conteúdos e informações, convertendo-as em habilidades e atitudes.

    C) Um processo de exposição e demonstração de materiais didáticos, conteúdos e orientações do professor, para posterior tomada de atitude ativa por parte do aluno na sociedade.

    D) Um processo livre de desenvolvimento cognitivo, psicológico e motor do aluno, sem orientações didáticas por parte do professor, que desenvolve uma relação horizontal com o aluno.

    E) Um processo de percepção, compreensão, reflexão e aplicação que se desenvolve com os meios intelectuais, motivacionais e atitudinais dos próprios estudantes, com a orientação do professor.

Antunes (2014) salienta que o sistema de avaliação da aprendizagem na nova pedagogia baseia-se:
I. Na valorização do saber aprender. II. Na aferição de conceitos passados pelo professor. III. Nas relações grupais e no espírito empreendedor dos alunos.
Quais estão INCORRETOS?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e III.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Considere as charges e a afirmação sobre o ensino de História e os PCNs abaixo e responda:




Na intenção de compreender o ensino de História na proposta dos PCNs, o desafio se configura por entender as características do saber histórico escolar presente no cotidiano e o seu processo de criação, levando em consideração os diversos aspectos presentes na sociedade, os saberes presentes na escola e também as suas representações nos(as) alunos (as).


Sobre o ensino de história e sua relação com a aprendizagem dos alunos, é CORRETO afirmar que:


1. O professor deve identificar a apreensão de conteúdos, noções, conceitos, procedimentos e atitudes como conquistas dos estudantes, comparando o antes, o durante e o depois. A avaliação não deve mensurar simplesmente fatos ou conceitos assimilados. Deve ter um caráter diagnóstico e possibilitar ao educador avaliar o seu próprio desempenho como docente, refletindo sobre as intervenções didáticas e outras possibilidades de como atuar no processo de aprendizagem dos alunos.


2. Nas charges fica enunciado que o ensino de História deve também pautar a defesa de uma educação como meio de formar e preparar o (a) aluno (a) para o exercício crítico e consciente da cidadania, relacionada sobretudo, com as questões da participação política no Estado e dos direitos sociais, para enfrentar a questão em uma espécie de agenda da cidadania para o século XXI e de fomentação da consciência histórica.


3. Os Parâmetros Curriculares Nacionais de História destacam que os currículos escolares apontam para a importância social do ensino de História de modo a postular os posicionamento individuais dos educandos como construção da identidade, sendo esta entendida como a formação do cidadão patriótico, do homem civilizado ou da pessoa ajustada ao seu meio. Isto é, caberia à História desenvolver no aluno a sua identidade com a pátria, com o mundo civilizado ou com o país do trabalho e do desenvolvimento.


4. O ensino de História procura desenvolver uma educação e um ensino voltados para uma formação pautada pela cidadania, o PCN de História destaca que o ensino da disciplina deve fazer escolhas pedagógicas capazes de possibilitar ao aluno refletir sobre seus valores e suas práticas cotidianas e relacioná-los com problemáticas históricas inerentes ao seu grupo de convívio, à sua localidade, à sua região e à sociedade nacional e mundial.


5. As charges reforçam o que formula os PCNs de História, quando da formação dos alunos (as), ou seja, a formação e constituição do (a) cidadão (ã) considerado crítico e consciente da realidade vivenciada, para que os estudante possa conhecer as problemáticas e os anseios individuais, de classes e de grupos - local, regional, nacional e internacional – a partir da suas conjunturas individuais para que projetem a cidadania como prática e ideal, conhecendo as conceituações históricas delineadas por estudiosos do tema em diferentes épocas.


Estão CORRETAS:



    A) 1, 3 e 5

    B) 1, 2 e 4

    C) 2, 4 e 5

    D) 2, 3 e 4

    E) 3, 4 e 5

As orientações didáticas para a compreensão escrita do Inglês podem envolver o trabalho em fases que podem ser chamadas de pré-leitura, leitura e pós-leitura. A este respeito, analise as tabelas a seguir:
TABELA 1 I Atividades destinadas a levar os alunos a pensar sobre o texto, emitir suas reações e avaliar, criticamente, as ideias do autor. II Ativar o pré-conhecimento do aluno em relação à organização textual. III São importantes as estratégias de integração de uma informação a outra, o estabelecimento dos elos coesivos e a utilização de estratégias de inferência.
TABELA 2 A Pré-leitura B Leitura. C Pós-leitura.
Relacione as duas tabelas acima e assinale a alternativa que contém a sequência correta, respectivamente:

    A) I-A; II-B; III-C.

    B) I-B; II-A; III- C.

    C) I-C; II-A; III-B.

    D) I-B; II-C; III-A.

As tendências pedagógicas, que influenciaram as práticas docentes e saberes escolares, constituíram-se a partir das diferentes relações sociais vivenciadas pela sociedade ao longo dos anos. No que se refere ao papel da escola, a tendência crítico-social dos conteúdos é caracterizada por:

    A) Considerar os elementos de ensino aprendizagem como indissociáveis das realidades sociais.

    B) Moldar o comportamento humano por meio de técnicas específicas.

    C) Adequar o currículo aos processos internos da escola.

    D) Preparar moralmente os indivíduos para atuarem na sociedade.

    E) Propor uma avaliação da aprendizagem, na perspectiva somativa a partir de temas específicos.

Na Pedagogia Tradicional, a organização dos conteúdos assume as seguintes características:
I. Centralizados a partir dos interesses dos alunos. II. Desenvolvidos de forma objetiva. III. Exaltação do enciclopedismo.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e III.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...