Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos

Lista completa de Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação à avaliação em Matemática, na atual perspectiva curricular, conforme exposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais:

    A) Os resultados expressos pelos instrumentos de avaliação devem centralizar informações sobre as competências em resolver problemas.

    B) As formas de avaliação devem contemplar também as explicações, justificativas e argumentações orais.

    C) É prioritário adotar avaliações em se permite avaliar apenas se os alunos memorizam regras e esquemas ensinados.

    D) As autoavaliações substituem a observação do professor no que se refere às avaliações de atitudes.

O uso de recursos didáticos envolvendo tecnologia traz contribuições para se repensar sobre o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. É correto afirmar que:

    A) Apesar de serem grandes aliados do desenvolvimento cognitivo dos alunos, deve-se ter em mente o grande potencial desses recursos didáticos na substituição do professor e, por isso, devem ser utilizados com ressalvas.

    B) A integração de tecnologia no ensino reforça o papel do professor na preparação, condução e avaliação do processo de ensino e aprendizagem.

    C) No mundo atual saber fazer cálculos com lápis e papel é uma competência de extrema importância, por isso as calculadoras não favorecem o aprendizado se forem adotadas no processo de ensino.

    D) A atual tecnologia de produção de vídeos educativos permite que conceitos, figuras, relações, gráficos sejam apresentados de forma atrativa e dinâmica, o que não favorece a aprendizagem por se aproximar de um contexto lúdico e de ambientes não formais.

O ensino de Língua Portuguesa dá continuidade às práticas de oralidade e escrita, iniciadas na Educação Infantil no campo de experiências da escuta, da fala do pensamento e da imaginação. Leia cada um dos assertos abaixo sobre esse tópico e marque a opção correta.


I. As aprendizagens da Língua Portuguesa na Educação Infantil demonstram que sua finalidade é inserir a criança no universo das culturas do escrito visando ao reconhecimento da função social da escrita e da leitura como fonte de prazer e informação;

II. O processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa deve excluir qualquer referência à cultura digital, uma vez que ela não é parte da prática de linguagem;

III. No Ensino Fundamental, o texto (oral, escrito, multimodal) torna-se o centro das atividades a serem desenvolvidas, implicando um trabalho com a língua não apenas como um mero sistema de regras gramaticais, mas como uma das formas de manifestação da linguagem.

    A) Apenas o item I está correto.

    B) Apenas os itens I e III estão corretos.

    C) Apenas os itens I e II estão corretos.

    D) Apenas o item II está correto.

De acordo com Ilma Passos A. Veiga (1998), na obra “Projeto Político-Pedagógico da Escola: uma construção coletiva”, o Projeto Político-Pedagógico desempenha a função própria de organização do trabalho pedagógico da escola. Ao encontro dessa temática, analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, se for verdadeira, e F, se for falsa, quanto aos princípios básicos que embasam sua construção:
( ) Plano salarial do magistério. ( ) Gestão democrática. ( ) Liberdade.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

    A) V – F – F.

    B) F – F – V.

    C) F – V – F.

    D) F – V – V.

    E) V – V – F.

Com relação à técnica de resolução de problemas como eixo organizador do processo de ensino e aprendizagem de Matemática, é correto afirmar que:

    A) A situação problema consiste na definição ou conclusão da atividade matemática, e não no seu ponto de partida.

    B) É uma atividade para ser desenvolvida em paralelo ou como aplicação da aprendizagem, proporcionando o contexto em que se pode aprender conceitos, procedimentos e atitudes matemáticas.

    C) Neste processo, conceitos, ideias e métodos matemáticos devem ser abordados mediante a exploração de problemas.

    D) Trata-se de um exercício ou problema em que o aluno aplica, de forma quase mecânica, uma fórmula ou um processo operatório.

Para Celso Vasconcelos (2008), na obra “Avaliação: concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar”, a avaliação está relacionada intrinsecamente aos objetivos da educação escolar, das concepções de homem e de sociedade presentes no Projeto Político-Pedagógico de cada instituição. Operacionalizada especialmente pelo professor, para que essas premissas se cumpram, espera-se que este profissional possua uma concepção de avaliação que:

    A) tenha a intenção de garantir a formação integral do aluno através da mediação efetiva da construção do conhecimento.

    B) fiscalize e classifique a absorção dos conhecimentos transmitidos.

    C) identifique e constate as potencialidades do aluno, desabonando suas dificuldades.

    D) comprove o mérito do desenvolvimento individual do aluno ao longo ano.

    E) seja colaborativa para o aluno, ainda que coercitiva e classificatória.

Antunes (2014) salienta que o sistema de avaliação da aprendizagem na nova pedagogia baseia-se:
I. Na valorização do saber aprender. II. Na aferição de conceitos passados pelo professor. III. Nas relações grupais e no espírito empreendedor dos alunos.
Quais estão INCORRETOS?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e III.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Considere o texto abaixo: “Tradicionalmente, a prática mais frequente no ensino de Matemática tem sido aquela em que o professor apresenta o conteúdo oralmente, partindo de definições, exemplos, demonstração de propriedades, seguidos de exercícios de aprendizagem, fixação e aplicação, e pressupõe que o aluno aprenda pela reprodução. Assim, considera-se que uma reprodução correta é evidência de que ocorreu a aprendizagem.” (Fonte adaptada: Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998. Pág. 37.) I. Essa prática de ensino tem se mostrado eficaz, pois a reprodução correta é uma indicação de que o aluno aprendeu alguns procedimentos mecânicos, fixou o conteúdo e saberá utilizá-lo em outros contextos. II. É relativamente recente a atenção ao fato de que o aluno é agente da construção do seu conhecimento, pelas conexões que estabelece com seu conhecimento prévio, por exemplo, num contexto de resolução de problemas. III. Ao ser redefinido o papel do aluno diante do saber, é preciso redimensionar também o papel do professor que ensina Matemática, numa perspectiva de trabalho em que se considere o aluno como protagonista da construção de sua aprendizagem. Está correto o que se afirma em:

    A) I, apenas.

    B) II e III, apenas.

    C) I e III, apenas.

    D) I, II e III.

A fim de compreender as formas com as quais o homem se desenvolve ao longo da vida, diferentes concepções de desenvolvimento humano emergem sob o campo da educação e da psicologia ao longo dos anos, corroborando com a elaboração de perspectivas de ensino e aprendizagem. Isso posto, associe as colunas:
Primeira coluna: 1- Inatismo 2- Ambientalismo 3- Interacionismo
Segunda coluna: ( ) O comportamento do indivíduo é influenciado pelo meio externo. ( ) O conhecimento é derivado de capacidades inatas. ( ) O conhecimento tem relação construtiva e permanente entre meio e o indivíduo ao longo de sua vida.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

    A) 1 – 3 – 2.

    B) 2 – 3 – 1.

    C) 2 – 1 – 3.

    D) 1 – 2 – 3.

    E) 3 – 2 – 1.

Na Pedagogia Tradicional, a organização dos conteúdos assume as seguintes características:
I. Centralizados a partir dos interesses dos alunos. II. Desenvolvidos de forma objetiva. III. Exaltação do enciclopedismo.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e III.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...