Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

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De acordo com Vigotski, a escola deve pensar o ensino das possibilidades; o bom ensino é aquele que se volta para as funções psicológicas emergentes, valorizando as relações sociais, a cultura, os professores e os colegas como mediadores de conhecimento. Esse pensamento se baseia na teoria

  • A.

    do condicionamento.

  • B.

    dos estágios de desenvolvimento humano.

  • C.

    da psicanálise.

  • D.

    da motivação.

  • E.

    das relações sociais.

Muitos autores reúnem as teorias da aprendizagem genericamente em duas categorias: as teorias do condicionamento e as teorias cognitivistas. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    As teorias cognitivas enfatizam as condições ambientais como forças propulsoras da aprendizagem.

  • B.

    As teorias do condicionamento definem a aprendizagem pelas suas consequências comportamentais.

  • C.

    Para as teorias cognitivas, a aprendizagem é a conexão entre o estímulo e a resposta.

  • D.

    Nas teorias do condicionamento, a aprendizagem é um processo de relação do sujeito com o mundo exterior.

  • E.

    Nas teorias cognitivas, aprendemos hábitos, ou seja, aprendemos praticando.

Existem várias teorias do desenvolvimento humano em psicologia. Elas foram construídas a partir de observações e pesquisas com grupos e indivíduos em diferentes culturas e faixas etárias. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Entre as teorias do desenvolvimento no campo da educação, destaca-se a de Jean Piaget.

  • B.

    As teorias do desenvolvimento humano devem ser entendidas a partir de um único aspecto, o físico-motor.

  • C.

    Emília Ferreiro é uma das educadoras que mais se destacaram nas teorias do desenvolvimento no Brasil.

  • D.

    Quando estudamos as teorias do desenvolvimento na educação, enfatizamos apenas o aspecto intelectual.

  • E.

    O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal é um dos mais importantes na teoria do desenvolvimento.

Acerca da educação, das tecnologias educacionais e dos sistemas de informação, julgue os itens que se seguem.

O excesso de informações acessíveis ao estudante exige maior capacidade crítica e reflexiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

Paulo Freire é um dos ícones da educação brasileira por ter apresentado a pedagogia libertadora como concepção de aprendizagem. Assinale a opção que identifica um dos pressupostos dessa prática educativa.

  • A.

    A capacidade de assimilação da criança é idêntica à do adulto.

  • B.

    Aprender é desenvolver a capacidade de processar informações e lidar com os estímulos do ambiente.

  • C.

    O ensino é um processo de condicionamento por meio do uso de reforço das respostas que se quer obter.

  • D.

    A motivação para a aprendizagem se dá a partir da codificação de uma situação-problema.

  • E.

    A ênfase na aprendizagem formal se baseia na negação da repressão e na valorização do desenvolvimento de pessoas livres.

Fundamentadas na teoria positivista, que comunga a ideia de que os homens são diferentes em sua essência e explica a diferença e a desigualdade como divinas (humanistacatólica), naturais ou genéticas (humanista-iluminista), quatro correntes pedagógicas apresentam explicações particulares para o fenômeno da marginalidade, prescrevendo medidas também diferenciadas para sua superação. Essas correntes denominam-se:

  • A. teoria da violência simbólica; teoria da escola como aparelho ideológico de Estado; teoria da escola dualista; teoria crítica.
  • B. tendência pedagógica libertadora; tendência pedagógica libertária; tendência pedagógica histórico-crítica; tendência pedagógica crítico-social dos conteúdos.
  • C. teoria da atividade; teoria da complexidade; teoria da aprendizagem emocional; teoria do comportamento humano.
  • D. tendência pedagógica tradicional; tendência pedagógica renovada progressivista; tendência pedagógica renovada não-diretiva; tendência pedagógica tecnicista.

Na década de 1990, estiveram em destaque discussões acerca dos mecanismos de exclusão escolar e dos processos de avaliação da aprendizagem. Hoje fala-se de inclusão, progressão continuada, reforço escolar, recuperação contínua e de outros procedimentos para fazer frente ao fracasso escolar. Nesse contexto, a progressão continuada é entendida como

  • A. um mecanismo de controle dos professores sobre o rendimento escolar dos alunos e das hierarquias dele resultantes dentro e fora da escola.
  • B. uma expressão dos esforços empreendidos pela escola para a eficaz transmissão dos conteúdos propostos nos PCN, de modo a acelerar a preparação de recursos humanos para o trabalho.
  • C. um regime que prevê três quesitos: não prejuízo da avaliação do processo de aprendizagem; obrigatoriedade dos estudos de recuperação para alunos de baixo rendimento e possibilidade de retenção, por um ano, ao final do ciclo.
  • D. uma forma individualizada de registro do desenvolvimento alcançado pelos alunos no decorrer do ano letivo, segundo a qual os alunos permanecem na escola independente de progressos terem sido alcançados.

Strazzacappa (2001), lembrando Giordano, faz uma análise das dicotomias presentes na modernidade capitalista atual e percebe que, na educação, a arte e a ciência reforçam estas distâncias. Diz ser lastimável a regra de estabelecer distinção segundo a qual a primeira se aprende como atividade lúdica e a segunda como atividade séria e constrangedora. Dessa reflexão, conclui-se que

  • A. os questionamentos sobre arte na escola devem ser sobre a presença da ludicidade e da importância da recreação para o ensino de arte na escola.
  • B. a arte é apenas um ambiente de exploração dos potenciais lúdicos e a ciência um local de exploração do pensamento racional e formal.
  • C. a separação entre arte e ciência reforça a ideia de que os dois campos devem permanecer como locais separados e de produção do conhecimento distintos e não penetráveis.
  • D. a autora critica não apenas a ausência do lúdico nas disciplinas científicas ministradas na escola, mas também a falta de seriedade no ensino de arte, o que corrobora a falsa ideia de que o ensino da arte seja supérfluo e recreativo.

Com relação às teorias educacionais, julgue os itens subsequentes.

A pedagogia libertadora é chamada também de educação bancária e está centrada na discussão de temas sociais e políticos e postula que a educação deve transmitir conhecimentos que contribuam para a emancipação dos estudantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às teorias educacionais, julgue os itens subsequentes.

A pedagogia tecnicista é inspirada nos princípios da racionalidade, da eficiência e da produtividade e propõe que o processo educativo seja objetivo e operacional.

  • C. Certo
  • E. Errado
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