Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com Vigotski, a escola deve pensar o ensino das possibilidades; o bom ensino é aquele que se volta para as funções psicológicas emergentes, valorizando as relações sociais, a cultura, os professores e os colegas como mediadores de conhecimento. Esse pensamento se baseia na teoria
do condicionamento.
dos estágios de desenvolvimento humano.
da psicanálise.
da motivação.
das relações sociais.
Muitos autores reúnem as teorias da aprendizagem genericamente em duas categorias: as teorias do condicionamento e as teorias cognitivistas. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
As teorias cognitivas enfatizam as condições ambientais como forças propulsoras da aprendizagem.
As teorias do condicionamento definem a aprendizagem pelas suas consequências comportamentais.
Para as teorias cognitivas, a aprendizagem é a conexão entre o estímulo e a resposta.
Nas teorias do condicionamento, a aprendizagem é um processo de relação do sujeito com o mundo exterior.
Nas teorias cognitivas, aprendemos hábitos, ou seja, aprendemos praticando.
Existem várias teorias do desenvolvimento humano em psicologia. Elas foram construídas a partir de observações e pesquisas com grupos e indivíduos em diferentes culturas e faixas etárias. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
Entre as teorias do desenvolvimento no campo da educação, destaca-se a de Jean Piaget.
As teorias do desenvolvimento humano devem ser entendidas a partir de um único aspecto, o físico-motor.
Emília Ferreiro é uma das educadoras que mais se destacaram nas teorias do desenvolvimento no Brasil.
Quando estudamos as teorias do desenvolvimento na educação, enfatizamos apenas o aspecto intelectual.
O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal é um dos mais importantes na teoria do desenvolvimento.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da educação, das tecnologias educacionais e dos sistemas de informação, julgue os itens que se seguem.
O excesso de informações acessíveis ao estudante exige maior capacidade crítica e reflexiva.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Paulo Freire é um dos ícones da educação brasileira por ter apresentado a pedagogia libertadora como concepção de aprendizagem. Assinale a opção que identifica um dos pressupostos dessa prática educativa.
A capacidade de assimilação da criança é idêntica à do adulto.
Aprender é desenvolver a capacidade de processar informações e lidar com os estímulos do ambiente.
O ensino é um processo de condicionamento por meio do uso de reforço das respostas que se quer obter.
A motivação para a aprendizagem se dá a partir da codificação de uma situação-problema.
A ênfase na aprendizagem formal se baseia na negação da repressão e na valorização do desenvolvimento de pessoas livres.
Fundamentadas na teoria positivista, que comunga a ideia de que os homens são diferentes em sua essência e explica a diferença e a desigualdade como divinas (humanistacatólica), naturais ou genéticas (humanista-iluminista), quatro correntes pedagógicas apresentam explicações particulares para o fenômeno da marginalidade, prescrevendo medidas também diferenciadas para sua superação. Essas correntes denominam-se:
Na década de 1990, estiveram em destaque discussões acerca dos mecanismos de exclusão escolar e dos processos de avaliação da aprendizagem. Hoje fala-se de inclusão, progressão continuada, reforço escolar, recuperação contínua e de outros procedimentos para fazer frente ao fracasso escolar. Nesse contexto, a progressão continuada é entendida como
Strazzacappa (2001), lembrando Giordano, faz uma análise das dicotomias presentes na modernidade capitalista atual e percebe que, na educação, a arte e a ciência reforçam estas distâncias. Diz ser lastimável a regra de estabelecer distinção segundo a qual a primeira se aprende como atividade lúdica e a segunda como atividade séria e constrangedora. Dessa reflexão, conclui-se que
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação às teorias educacionais, julgue os itens subsequentes.
A pedagogia libertadora é chamada também de educação bancária e está centrada na discussão de temas sociais e políticos e postula que a educação deve transmitir conhecimentos que contribuam para a emancipação dos estudantes.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação às teorias educacionais, julgue os itens subsequentes.
A pedagogia tecnicista é inspirada nos princípios da racionalidade, da eficiência e da produtividade e propõe que o processo educativo seja objetivo e operacional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...