Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca das concepções pedagógicas contra-hegemônicas, julgue os itens que se seguem. Para a pedagogia histórico-crítica, a prática educativa parte de uma situação hipotética e tem como finalidade a prática social.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos a didática, formação de professores e tendências pedagógicas na educação. Para a pedagogia histórico-crítica dos conteúdos, a didática é uma prática social de determinado contexto orientada por determinadas ideias de escola e de sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos a didática, formação de professores e tendências pedagógicas na educação. Um dos princípios da tendência pedagógica progressivista é o da aprendizagem por meio da prática.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos a didática, formação de professores e tendências pedagógicas na educação. Nas tendências pedagógicas liberais, como a renovada não diretiva, a escolanovista e a tecnicista, predomina a abordagem voltada à liberdade e aos interesses individuais na sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o texto 26A2BBB, julgue os itens subsequentes.

No cotidiano escolar há um currículo oculto, transmitido sem a plena consciência dos atores sociais, e que pode tornar-se mais impactante na vida dos estudantes do que os conteúdos expressamente ensinados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o texto 26A2BBB, julgue os itens subsequentes.

Se utilizado em sala de aula, o texto 26A2BBB permite explorar os conceitos de violência e dominação simbólica tal como formulados por Pierre Bourdieu.

  • C. Certo
  • E. Errado

A educação deve ser mediadora de um projeto social. Entre outras instâncias sociais, a escola deve adotar a dialética como metodologia e, por meio da troca de ideias, propor um modelo ideal de sociedade.

Assinale a opção que apresenta a afirmação que resume a concepção de educação exposta no excerto acima.

  • A. A educação promove a harmonia social por meio de projeto realista para a sociedade.
  • B. Cabe à escola impor novas ideias à sociedade.
  • C. A escola deve negar os fatores socioeconômicos e culturais.
  • D. A sociedade pode ser transformada pela educação.
  • E. A educação deve reproduzir o modelo social vigente.

A partir do texto precedente, assinale a opção correta, acerca das teorias crítico-reprodutivistas.

  • A. Os aparelhos ideológicos do Estado funcionam massivamente pelos rituais econômicos e políticos e, secundariamente, pelos rituais educativos.
  • B. Incluem-se entre as teorias crítico-reprodutivistas a teoria do sistema de ensino como violência simbólica, a teoria da escola como aparelho ideológico de Estado (AIE) e a teoria da escola dualista.
  • C. A teoria do sistema de ensino como violência simbólica foi desenvolvida por Althusser.
  • D. O termo violência simbólica relaciona-se à ideia de que toda e qualquer sociedade se estrutura como um sistema de relações de força emocional cujo papel é enfraquecer, por dissimulação, as relações de força material.
  • E. Os autores que defendem a teoria da escola dualista se empenham em mostrar que a escola, embora pareça unitária e unificadora, é dividida em duas grandes redes, a rede pública e a rede privada.

A reordenação do processo educativo com base no pressuposto da neutralidade científica e nos princípios de racionalidade, da eficiência e da produtividade é defendida pela

  • A. pedagogia crítico-social dos conteúdos.
  • B. tendência pedagógica renovada não diretiva.
  • C. tendência pedagógica renovada progressivista.
  • D. pedagogia tradicional.
  • E. pedagogia tecnicista.

A revolução informacional intensificou o processo de comunicação mundial e a globalização de atividades. Isso constitui um desafio para o ensino de ciências, tendo em vista a necessidade de geração de conhecimento e desenvolvimento tecnológico. Nesse contexto, a educação pública deve promover a

  • A. preparação para o processo produtivo e para a vida em uma sociedade técnico-informacional.
  • B. priorização de disciplinas matemáticas em contraposição às que promovam a formação cultural.
  • C. criação de ambientes virtuais de aprendizagem, que prescindem de mediação pedagógica.
  • D. substituição do ensino das línguas nativas pelas linguagens de programação computacional.
  • E. educação para a especialização, mediante tarefas restritas e individualizadas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...