Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando o assunto abordado no texto acima, julgue os itens a seguir.

Para Perrenoud, as competências utilizam, integram e mobilizam conhecimentos para enfrentar um conjunto de situações complexas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A aprendizagem que acontece por meio de um processo dialético, ativo e investigativo que requer a (re) construção de novos conhecimentos como as formas de pensar e de tomar decisão é reconhecida como aprendizagem:

  • A.

    subjetiva.

  • B.

    significativa.

  • C.

    memorativa.

  • D.

    natural.

O pensamento pedagógico de Freire enfatiza também a importância da comunicação dialógica, considerando-a um elemento vital na produção da realidade social. Para ele é impossível qualquer ação humana sem uma comunicação dialógica. Nessa visão, o termo diálogo é entendido como:

I - Forma concreta em que se dá a comunicação-reflexão-ação.

II - Forma técnica de manter as pessoas informadas sobre o bem viver.

III - A oportunidade e a possibilidade de compreender o pensamento do outro.

IV - A comunicação entre seres sociais por meio de mensagens efêmeras.

V - A aproximação entre as pessoas de forma desarmadas de preconceito.

Estão corretas APENAS as alternativas:

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II, IV e V.

  • C.

    II, III e IV.

  • D.

    I, III e V.

Paulo Freire deixou grande legado à educação, com foco no desenvolvimento da autonomia, enquanto amadurecimento do ser humano para si mesmo, assumindo-se como ser social e histórico; como ser pensante, comunicativo, transformador, criador e realizador de sonhos. Por isso, destacou-se como grande defensor da pedagogia:

  • A.

    Espontaneista e evolutiva.

  • B.

    Construtivista e compensatória.

  • C.

    Libertadora e conscientizadora.

  • D.

    Libertária e ingênua.

Na história da humanidade, o estudo da criança é bastante recente. Até o século XVII, a criança era vista como um adulto em miniatura e participava integralmente das atividades relativas à vida da comunidade, inclusive orgias e execuções. Com o aparecimento da infância como categoria, surgiu a psicologia do desenvolvimento, trazendo importantes elementos para a compreensão particularizada da infância e seus processos.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos à psicologia do desenvolvimento.

O campo teórico da psicologia do desenvolvimento estuda os processos psicológicos, objetivando encontrar soluções para os transtornos do desenvolvimento humano.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise os quadrinhos abaixo.

Analisando sos quadrinhos acerca da motivação do personagem, conclui-se que ele está

  • A.

    solicitando uma motivação extrínseca, que é o desejo de realizar um comportamento pelo comportamento em si mesmo.

  • B.

    requerendo uma motivação intrínseca, que é a necessidade de realizar comportamentos para obter um reforçador externo ou evitar estímulo aversivo externo.

  • C.

    manifestando a necessidade de que o ambiente externo lhe conduza a uma ação motivacional para objetivos que o equilibrem.

  • D.

    indicando um grau elevado de excitação fisiológica e sua regulação para o comportamento motivado.

  • E.

    expondo um efeito da superjustificação, em que há um acréscimo no comportamento extrinsecamente motivado e, depois, o reforço é interrompido.

Na história da humanidade, o estudo da criança é bastante recente. Até o século XVII, a criança era vista como um adulto em miniatura e participava integralmente das atividades relativas à vida da comunidade, inclusive orgias e execuções. Com o aparecimento da infância como categoria, surgiu a psicologia do desenvolvimento, trazendo importantes elementos para a compreensão particularizada da infância e seus processos.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos à psicologia do desenvolvimento.

Os conhecimentos da psicologia do desenvolvimento podem auxiliar o educador a escolher metodologias e programas de ensino adequados a cada faixa etária.

  • C. Certo
  • E. Errado

Há um tipo de aprendizagem que ocorre de forma natural na vida cotidiana e é denominada condicionamento operante, caracterizada sumariamente como aprendizagem por

  • A.

    oferecimento de estímulos que condicionam o sujeito a agir de determinada forma sempre que o estímulo vier a se repetir.

  • B.

    oferecimento de estímulo que precede a um estímulo incondicionado, mas é retirado antes que esse seja apresentado.

  • C.

    respostas a um estímulo incondicionado em função do aparato biológico da pessoa, ou mesmo do animal.

  • D.

    generalização e discriminação de estímulo, em que um comportamento é adaptado sempre que determinado procedimento ocorre.

  • E.

    associação de comportamentos às suas consequências, em que atitudes reforçadas são fortalecidas e as rejeitadas são enfraquecidas.

De acordo com as teorias da motivação, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Para os cognitivistas, são as representações externas que impulsionam as motivações.

  • B.

    A psicanálise afirma que a libido não interfere nas motivações.

  • C.

    Segundo os behavioristas, o que motiva o comportamento são as consequências produzidas por comportamentos passados.

  • D.

    De acordo com a Teoria das Necessidades, as motivações são essencialmente sociais.

  • E.

    Para a fenomenologia, a motivação é um fenômeno inatingível.

A comunicação e o inter-relacionamento pessoal são fatores básicos para o sucesso do educador em equipes interdisciplinares. Assim, dentre os elementos mais significativos, há aquele que diz respeito à maneira como as coisas são ditas, podendo gerar uma comunicação ambígua e inespecífica, conduzindo ao agravamento das relações. Isto póde ocorrer porque:

  • A.

    a comunicação é um dos principais processos pelos quais as pessoas descobrem e definem sua identidade pessoal

  • B.

    a manipulação do comportamento do outro é alcançada pelo processo de comunicação

  • C.

    as pessoas tendem a não ter consciência das suas motivações em relação às situações

  • D.

    o conteúdo da comunicação é veiculado e controlado por símbolos não verbais

  • E.

    o significado de uma mensagem depende de quem a decodifica ou interpreta

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...