Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando o assunto abordado no texto acima, julgue os itens a seguir.
Para Perrenoud, as competências utilizam, integram e mobilizam conhecimentos para enfrentar um conjunto de situações complexas.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
A aprendizagem que acontece por meio de um processo dialético, ativo e investigativo que requer a (re) construção de novos conhecimentos como as formas de pensar e de tomar decisão é reconhecida como aprendizagem:
subjetiva.
significativa.
memorativa.
natural.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
O pensamento pedagógico de Freire enfatiza também a importância da comunicação dialógica, considerando-a um elemento vital na produção da realidade social. Para ele é impossível qualquer ação humana sem uma comunicação dialógica. Nessa visão, o termo diálogo é entendido como:
I - Forma concreta em que se dá a comunicação-reflexão-ação.
II - Forma técnica de manter as pessoas informadas sobre o bem viver.
III - A oportunidade e a possibilidade de compreender o pensamento do outro.
IV - A comunicação entre seres sociais por meio de mensagens efêmeras.
V - A aproximação entre as pessoas de forma desarmadas de preconceito.
Estão corretas APENAS as alternativas:
I, II e III.
II, IV e V.
II, III e IV.
I, III e V.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
Paulo Freire deixou grande legado à educação, com foco no desenvolvimento da autonomia, enquanto amadurecimento do ser humano para si mesmo, assumindo-se como ser social e histórico; como ser pensante, comunicativo, transformador, criador e realizador de sonhos. Por isso, destacou-se como grande defensor da pedagogia:
Espontaneista e evolutiva.
Construtivista e compensatória.
Libertadora e conscientizadora.
Libertária e ingênua.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Na história da humanidade, o estudo da criança é bastante recente. Até o século XVII, a criança era vista como um adulto em miniatura e participava integralmente das atividades relativas à vida da comunidade, inclusive orgias e execuções. Com o aparecimento da infância como categoria, surgiu a psicologia do desenvolvimento, trazendo importantes elementos para a compreensão particularizada da infância e seus processos.
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos à psicologia do desenvolvimento.
O campo teórico da psicologia do desenvolvimento estuda os processos psicológicos, objetivando encontrar soluções para os transtornos do desenvolvimento humano.
Analise os quadrinhos abaixo.
Analisando sos quadrinhos acerca da motivação do personagem, conclui-se que ele estásolicitando uma motivação extrínseca, que é o desejo de realizar um comportamento pelo comportamento em si mesmo.
requerendo uma motivação intrínseca, que é a necessidade de realizar comportamentos para obter um reforçador externo ou evitar estímulo aversivo externo.
manifestando a necessidade de que o ambiente externo lhe conduza a uma ação motivacional para objetivos que o equilibrem.
indicando um grau elevado de excitação fisiológica e sua regulação para o comportamento motivado.
expondo um efeito da superjustificação, em que há um acréscimo no comportamento extrinsecamente motivado e, depois, o reforço é interrompido.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Na história da humanidade, o estudo da criança é bastante recente. Até o século XVII, a criança era vista como um adulto em miniatura e participava integralmente das atividades relativas à vida da comunidade, inclusive orgias e execuções. Com o aparecimento da infância como categoria, surgiu a psicologia do desenvolvimento, trazendo importantes elementos para a compreensão particularizada da infância e seus processos.
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos à psicologia do desenvolvimento.
Os conhecimentos da psicologia do desenvolvimento podem auxiliar o educador a escolher metodologias e programas de ensino adequados a cada faixa etária.
Há um tipo de aprendizagem que ocorre de forma natural na vida cotidiana e é denominada condicionamento operante, caracterizada sumariamente como aprendizagem por
oferecimento de estímulos que condicionam o sujeito a agir de determinada forma sempre que o estímulo vier a se repetir.
oferecimento de estímulo que precede a um estímulo incondicionado, mas é retirado antes que esse seja apresentado.
respostas a um estímulo incondicionado em função do aparato biológico da pessoa, ou mesmo do animal.
generalização e discriminação de estímulo, em que um comportamento é adaptado sempre que determinado procedimento ocorre.
associação de comportamentos às suas consequências, em que atitudes reforçadas são fortalecidas e as rejeitadas são enfraquecidas.
De acordo com as teorias da motivação, assinale a alternativa correta.
Para os cognitivistas, são as representações externas que impulsionam as motivações.
A psicanálise afirma que a libido não interfere nas motivações.
Segundo os behavioristas, o que motiva o comportamento são as consequências produzidas por comportamentos passados.
De acordo com a Teoria das Necessidades, as motivações são essencialmente sociais.
Para a fenomenologia, a motivação é um fenômeno inatingível.
A comunicação e o inter-relacionamento pessoal são fatores básicos para o sucesso do educador em equipes interdisciplinares. Assim, dentre os elementos mais significativos, há aquele que diz respeito à maneira como as coisas são ditas, podendo gerar uma comunicação ambígua e inespecífica, conduzindo ao agravamento das relações. Isto póde ocorrer porque:
a comunicação é um dos principais processos pelos quais as pessoas descobrem e definem sua identidade pessoal
a manipulação do comportamento do outro é alcançada pelo processo de comunicação
as pessoas tendem a não ter consciência das suas motivações em relação às situações
o conteúdo da comunicação é veiculado e controlado por símbolos não verbais
o significado de uma mensagem depende de quem a decodifica ou interpreta
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...