Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando o assunto abordado no texto acima, julgue os itens a seguir.
Para Perrenoud, as competências utilizam, integram e mobilizam conhecimentos para enfrentar um conjunto de situações complexas.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
A aprendizagem que acontece por meio de um processo dialético, ativo e investigativo que requer a (re) construção de novos conhecimentos como as formas de pensar e de tomar decisão é reconhecida como aprendizagem:
subjetiva.
significativa.
memorativa.
natural.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
O pensamento pedagógico de Freire enfatiza também a importância da comunicação dialógica, considerando-a um elemento vital na produção da realidade social. Para ele é impossível qualquer ação humana sem uma comunicação dialógica. Nessa visão, o termo diálogo é entendido como:
I - Forma concreta em que se dá a comunicação-reflexão-ação.
II - Forma técnica de manter as pessoas informadas sobre o bem viver.
III - A oportunidade e a possibilidade de compreender o pensamento do outro.
IV - A comunicação entre seres sociais por meio de mensagens efêmeras.
V - A aproximação entre as pessoas de forma desarmadas de preconceito.
Estão corretas APENAS as alternativas:
I, II e III.
II, IV e V.
II, III e IV.
I, III e V.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
Paulo Freire deixou grande legado à educação, com foco no desenvolvimento da autonomia, enquanto amadurecimento do ser humano para si mesmo, assumindo-se como ser social e histórico; como ser pensante, comunicativo, transformador, criador e realizador de sonhos. Por isso, destacou-se como grande defensor da pedagogia:
Espontaneista e evolutiva.
Construtivista e compensatória.
Libertadora e conscientizadora.
Libertária e ingênua.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Na história da humanidade, o estudo da criança é bastante recente. Até o século XVII, a criança era vista como um adulto em miniatura e participava integralmente das atividades relativas à vida da comunidade, inclusive orgias e execuções. Com o aparecimento da infância como categoria, surgiu a psicologia do desenvolvimento, trazendo importantes elementos para a compreensão particularizada da infância e seus processos.
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos à psicologia do desenvolvimento.
O campo teórico da psicologia do desenvolvimento estuda os processos psicológicos, objetivando encontrar soluções para os transtornos do desenvolvimento humano.
Analise os quadrinhos abaixo.
solicitando uma motivação extrínseca, que é o desejo de realizar um comportamento pelo comportamento em si mesmo.
requerendo uma motivação intrínseca, que é a necessidade de realizar comportamentos para obter um reforçador externo ou evitar estímulo aversivo externo.
manifestando a necessidade de que o ambiente externo lhe conduza a uma ação motivacional para objetivos que o equilibrem.
indicando um grau elevado de excitação fisiológica e sua regulação para o comportamento motivado.
expondo um efeito da superjustificação, em que há um acréscimo no comportamento extrinsecamente motivado e, depois, o reforço é interrompido.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Na história da humanidade, o estudo da criança é bastante recente. Até o século XVII, a criança era vista como um adulto em miniatura e participava integralmente das atividades relativas à vida da comunidade, inclusive orgias e execuções. Com o aparecimento da infância como categoria, surgiu a psicologia do desenvolvimento, trazendo importantes elementos para a compreensão particularizada da infância e seus processos.
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos à psicologia do desenvolvimento.
Os conhecimentos da psicologia do desenvolvimento podem auxiliar o educador a escolher metodologias e programas de ensino adequados a cada faixa etária.
Há um tipo de aprendizagem que ocorre de forma natural na vida cotidiana e é denominada condicionamento operante, caracterizada sumariamente como aprendizagem por
oferecimento de estímulos que condicionam o sujeito a agir de determinada forma sempre que o estímulo vier a se repetir.
oferecimento de estímulo que precede a um estímulo incondicionado, mas é retirado antes que esse seja apresentado.
respostas a um estímulo incondicionado em função do aparato biológico da pessoa, ou mesmo do animal.
generalização e discriminação de estímulo, em que um comportamento é adaptado sempre que determinado procedimento ocorre.
associação de comportamentos às suas consequências, em que atitudes reforçadas são fortalecidas e as rejeitadas são enfraquecidas.
De acordo com as teorias da motivação, assinale a alternativa correta.
Para os cognitivistas, são as representações externas que impulsionam as motivações.
A psicanálise afirma que a libido não interfere nas motivações.
Segundo os behavioristas, o que motiva o comportamento são as consequências produzidas por comportamentos passados.
De acordo com a Teoria das Necessidades, as motivações são essencialmente sociais.
Para a fenomenologia, a motivação é um fenômeno inatingível.
A comunicação e o inter-relacionamento pessoal são fatores básicos para o sucesso do educador em equipes interdisciplinares. Assim, dentre os elementos mais significativos, há aquele que diz respeito à maneira como as coisas são ditas, podendo gerar uma comunicação ambígua e inespecífica, conduzindo ao agravamento das relações. Isto póde ocorrer porque:
a comunicação é um dos principais processos pelos quais as pessoas descobrem e definem sua identidade pessoal
a manipulação do comportamento do outro é alcançada pelo processo de comunicação
as pessoas tendem a não ter consciência das suas motivações em relação às situações
o conteúdo da comunicação é veiculado e controlado por símbolos não verbais
o significado de uma mensagem depende de quem a decodifica ou interpreta
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...