Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A taxonomia de Bloom classifica os objetivos educacionais em três grandes domínios. Com relação a essa classificação, julgue os itens a seguir.

Conhecimento, compreensão e avaliação são categorias referentes ao domínio cognitivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A taxonomia de Bloom classifica os objetivos educacionais em três grandes domínios. Com relação a essa classificação, julgue os itens a seguir.

Os três grandes domínios estabelecidos por Bloom são: cognitivo, afetivo e social.

  • C. Certo
  • E. Errado

A taxonomia de Bloom classifica os objetivos educacionais em três grandes domínios. Com relação a essa classificação, julgue os itens a seguir.

A taxonomia de Bloom define capacidades e conhecimentos adquiridos por meio do processo de aprendizagem e por ações que devem ser atingidas ao final do processo de ensino e aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

A taxonomia de Bloom classifica os objetivos educacionais em três grandes domínios. Com relação a essa classificação, julgue os itens a seguir.

Os processos cognitivos não são cumulativos, pois uma categoria cognitiva não depende da outra para que ocorra o desenvolvimento dos processos mentais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A taxonomia de Bloom classifica os objetivos educacionais em três grandes domínios. Com relação a essa classificação, julgue os itens a seguir.

A lista de processos cognitivos, cuja descrição se divide em seis níveis de raciocínio, é organizada do mais simples, marcado pela posse da informação, ao mais complexo, que implica julgamento sobre o valor e a importância de uma ideia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Piaget estabeleceu uma distinção fundamental entre três tipos de conhecimento, considerando suas fontes básicas e seu modo de estruturação.

(KAMII,K. - A CRIANÇA E O NÚMERO,Ed. Papirus38a. Ed, 2010, Campinas, pág. 17)

Quais são esses três tipos de conhecimentos?

  • A.

    conhecimento físico, conhecimento motor e conhecimento cognitivo;

  • B.

    conhecimento motor, conhecimento cognitivo e conhecimento emocional;

  • C.

    conhecimento físico, conhecimento lógicomatemático e conhecimento social;

  • D.

    conhecimento emocional, conhecimento intelectual e conhecimento espiritual;

  • E.

    N.d.a.

“O professor que pretenda qualificar-se melhor para lidar com a aprendizagem dos alunos precisa estudar e desenvolver uma...........”

(WEISZ,T. – O DIÁLOGO ENTRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM, Ed. Ática, 2ª. Ed,13ª. reimpressão, S. Paulo, 2006, pág. 45)

  • A.

    aptidão para o inesperado;

  • B.

    relativa paciência;

  • C.

    postura investigativa;

  • D.

    atitude compreensiva;

  • E.

    N.d.a.

“O que move as crianças é o esforço para acreditar que atrás das coisas que elas tem de aprender existe uma............ .

De certa maneira, aprender é, para elas, ter de reconstruir suas ideias lógicas a partir do confronto com a realidade.”

(WEISZ,T. – O DIÁLOGO ENTRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM, Ed. Ática, 2ª. Ed,13ª. reimpressão, S. Paulo, 2006, pág. 42)

Assinale a alternativa que completa corretamente os pontilhados acima:

  • A.

    atitude elogiosa;

  • B.

    alegria para aprender;

  • C.

    intenção pedagógica;

  • D.

    lógica;

  • E.

    N.d.a.

Segundo Paulo Freire, com base no texto acima, ENSINAR exige:

  • A.

    criticidade;

  • B.

    respeito à autonomia do educando;

  • C.

    anestesiamento;

  • D.

    reconhecer que a educação é ideológica;

  • E.

    N.d.a.

Nas teorias da aprendizagem desenvolvidas a partir dos anos 80 do século passado, encontramos um movimento de valorização do significado do conhecimento espontâneo da criança. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Emília Ferreiro tomou como principal referência a teoria de Piaget para elaboração dessa teoria da aprendizagem.

  • B.

    Henri Wallon é um dos educadores brasileiros que mais se destacaram no movimento de valorização do conhecimento espontâneo da criança.

  • C.

    Piaget desenvolveu uma teoria do processo de aprendizagem que enfatizava a valorização da espontaneidade infantil.

  • D.

    Vigotski, em suas experiências de alfabetização com crianças latino-americanas, desenvolveu essa teoria de valorização.

  • E.

    O movimento de valorização da espontaneidade infantil está em conformidade com o condicionamento humano.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...