Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A taxonomia de Bloom classifica os objetivos educacionais em três grandes domínios. Com relação a essa classificação, julgue os itens a seguir.
Conhecimento, compreensão e avaliação são categorias referentes ao domínio cognitivo.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A taxonomia de Bloom classifica os objetivos educacionais em três grandes domínios. Com relação a essa classificação, julgue os itens a seguir.
Os três grandes domínios estabelecidos por Bloom são: cognitivo, afetivo e social.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A taxonomia de Bloom classifica os objetivos educacionais em três grandes domínios. Com relação a essa classificação, julgue os itens a seguir.
A taxonomia de Bloom define capacidades e conhecimentos adquiridos por meio do processo de aprendizagem e por ações que devem ser atingidas ao final do processo de ensino e aprendizagem.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A taxonomia de Bloom classifica os objetivos educacionais em três grandes domínios. Com relação a essa classificação, julgue os itens a seguir.
Os processos cognitivos não são cumulativos, pois uma categoria cognitiva não depende da outra para que ocorra o desenvolvimento dos processos mentais.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A taxonomia de Bloom classifica os objetivos educacionais em três grandes domínios. Com relação a essa classificação, julgue os itens a seguir.
A lista de processos cognitivos, cuja descrição se divide em seis níveis de raciocínio, é organizada do mais simples, marcado pela posse da informação, ao mais complexo, que implica julgamento sobre o valor e a importância de uma ideia.
Piaget estabeleceu uma distinção fundamental entre três tipos de conhecimento, considerando suas fontes básicas e seu modo de estruturação.
(KAMII,K. - A CRIANÇA E O NÚMERO,Ed. Papirus38a. Ed, 2010, Campinas, pág. 17)
Quais são esses três tipos de conhecimentos?
conhecimento físico, conhecimento motor e conhecimento cognitivo;
conhecimento motor, conhecimento cognitivo e conhecimento emocional;
conhecimento físico, conhecimento lógicomatemático e conhecimento social;
conhecimento emocional, conhecimento intelectual e conhecimento espiritual;
N.d.a.
O professor que pretenda qualificar-se melhor para lidar com a aprendizagem dos alunos precisa estudar e desenvolver uma...........
(WEISZ,T. O DIÁLOGO ENTRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM, Ed. Ática, 2ª. Ed,13ª. reimpressão, S. Paulo, 2006, pág. 45)
aptidão para o inesperado;
relativa paciência;
postura investigativa;
atitude compreensiva;
N.d.a.
O que move as crianças é o esforço para acreditar que atrás das coisas que elas tem de aprender existe uma............ .
De certa maneira, aprender é, para elas, ter de reconstruir suas ideias lógicas a partir do confronto com a realidade.
(WEISZ,T. O DIÁLOGO ENTRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM, Ed. Ática, 2ª. Ed,13ª. reimpressão, S. Paulo, 2006, pág. 42)
Assinale a alternativa que completa corretamente os pontilhados acima:
atitude elogiosa;
alegria para aprender;
intenção pedagógica;
lógica;
N.d.a.
Segundo Paulo Freire, com base no texto acima, ENSINAR exige:
criticidade;
respeito à autonomia do educando;
anestesiamento;
reconhecer que a educação é ideológica;
N.d.a.
Nas teorias da aprendizagem desenvolvidas a partir dos anos 80 do século passado, encontramos um movimento de valorização do significado do conhecimento espontâneo da criança. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Emília Ferreiro tomou como principal referência a teoria de Piaget para elaboração dessa teoria da aprendizagem.
Henri Wallon é um dos educadores brasileiros que mais se destacaram no movimento de valorização do conhecimento espontâneo da criança.
Piaget desenvolveu uma teoria do processo de aprendizagem que enfatizava a valorização da espontaneidade infantil.
Vigotski, em suas experiências de alfabetização com crianças latino-americanas, desenvolveu essa teoria de valorização.
O movimento de valorização da espontaneidade infantil está em conformidade com o condicionamento humano.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...