Lista completa de Questões de Pedagogia da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os professores, via de regra, enfrentam o "problema da solidão", ou seja, a dificuldade de trocar idéias com seus colegas e de formar equipes de trabalho.
Considere as ações abaixo:
I- organizar grupos de estudo;
II- traçar os objetivos gerais do planejamento;
III- incentivar a atitude de pesquisa;
IV- acolher as experiências pessoais.
São consideradas ações compatíveis com uma prática de orientação pedagógica participativa:
somente I, III e IV
somente I e III
somente I, II e IV
somente II, III e IV
I, II, III e IV
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresenta-se como o veículo de que se serve a Constituição para consagrar o direito à cidadania àqueles que não tiveram acesso à escolarização na idade apropriada. A necessidade da EJA torna-se evidente em razão de suas funções:
I. Reparadora
II. Equalizadora
III. Qualificadora
IV. Classificatória
Estão corretas APENAS as afirmativas:
A sala de recursos destina-se a:
atender os alunos com necessidades educacionais que estão freqüentando classe especial;
atender alunos com necessidades educacionais especiais que estão freqüentando instituição clínica;
atender os alunos com necessidades educacionais que não freqüentam escolas;
atender os alunos com necessidades educacionais especiais que estão freqüentando classe comum;
atender alunos com necessidades educacionais que estão freqüentando escola especial.
Marque a opção que define Educação Inclusiva?
Educação Inclusiva pressupõe que as pessoas precisam ser modificadas (habilitada, reabilitada, educada) para tornar-se apta a freqüentar a escola;
Educação Inclusiva pressupõe que as pessoas com deficiência estudem em escolas especiais;
Educação Inclusiva pressupõe que as pessoas com deficiência devam só freqüentar oficinas pedagógicas;
Educação Inclusiva pressupõe que todas as pessoas tenham que ser avaliadas, para serem aceitas na escola.
Educação Inclusiva pressupõe que toda as pessoas tenham a mesma oportunidade de acesso, de permanência e de aproveitamento na escola, independentemente de qualquer característica peculiar que apresentem ou não.
O serviço de escrituração escolar é importantíssimo na dinâmica de uma escola. Analise as afirmativas abaixo, referentes à escrituração escolar:
I- Os documentos expedidos pelo estabelecimento são assinados exclusivamente pelo Diretor da Escola.
II- A transcrição de dados deve ser exata, de acordo com os documentos originais, a fim de proporcionar confiabilidade aos documentos escolares;
III- Os originais dos documentos pessoais, como Carteira de Identidade, Certidão de Nascimento e CPF não podem por norma legal, ficar retidos na escola. Deverão ser devolvidos após a conferência e anotação.
De acordo com análise feita, é possível concluir que:
Para que o aproveitamento do aluno com deficiência visual possa acontecer com sucesso é importante que as suas aulas sejam:
Expositivas, que alguém leia para o aluno o que está escrito na lousa, que o professor disponibilize com antecedência os textos e livros ( para que possam ser transcritos para Braile ou gravados), que alguém descreva as imagens que aparecem nos livros ou em filmes, texto em braile ou gravados em CD/fita K7 ou ampliados;
Organizadas sem preocupação com os recursos utilizados;
Planejadas levando em consideração a experiência e a sensibilidade do professor.
Expositivas, com recursos visuais ( filmes, gravuras).
A Secretaria Escolar é o órgão central de desempenho das atividades administrativas da escola; tendo como atividades-meio as diferentes áreas de responsabilidade, a saber:
I- atendimento;
II- expediente;
III- supervisão pedagógica;
IV- arquivo;
V- escrituração;
Assinale a alternativa:
Se I, II, III e IV completam corretamente a sentença.
Se I, II, IV e V completam corretamente a sentença.
Se I, II, III e V completam corretamente a sentença.
Se I, III, IV e V completam corretamente a sentença.
Se II, III, IV e V completam corretamente a sentença.
Qual a postura a ser adotada pelos professores para que sejam respeitadas as diferenças dos alunos com necessidades educacionais especiais?
O aluno deve ter privilégios em relação aos demais alunos (não realizar provas);
O aluno não deve ter privilégios em relação aos demais alunos, mas suas provas devem ser diferentes (mais fáceis) dos outros;
O aluno deve ter privilégios em relação aos demais alunos e deve ser avaliado através da freqüência;
O aluno não deve ter privilégios em relação aos demais alunos, mas dependendo de sua condição, as provas e as avaliações podem ser diferentes na forma (oral, letras ampliadas, tempo maior para a realização);
O aluno não deve ter privilégios, mas não deve ser avaliado.
Para alunos com deficiência auditiva as aulas devem privilegiar:
recursos auditivos (gravações em fita K7, músicas, aulas expositivas),
recursos visuais (objetos, filmes legendados, fotos, gravuras de livros, revistas e desenhos);
"A inclusão escolar significa que todas as crianças e jovens em idade escolar devem freqüentar a mesma escola, que deverá estar organizada para atender às necessidades educativas especiais de todos os seus alunos. Significa garantir que também os alunos com deficiência tenham o acesso à escola, possam aí permanecer e nela serem bem sucedidos, indo esse movimento, portanto, muito além da inclusão física, apenas."
(MENICUCCI, Maria do Carmo - 2006).
A garantia para que os alunos com Necessidades Educacionais Especiais sejam bem sucedidos na escola, está assegurada através das adaptações de grande e pequeno porte. As adaptações de pequeno porte são responsabilidades:
do professor (novas formas de ensinar, de avaliar, de acompanhar o desenvolvimento de seus alunos, de se relacionar com as diferenças, de trabalhar de forma cooperativa);
da escola (espaços acessíveis, professor de apoio professor intérprete, número menor de alunos nas salas inclusivas);
da escola (professor intérprete, professor capaz de se relacionar com as diferenças, não preocupação de número de alunos nas salas inclusivas).
do professor (novas formas de ensinar, de avaliar, professor intérprete).
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