Questões de Pedagogia da Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na dinâmica da aprendizagem, o processo que favorece a apropriação, criação e soma dos conteúdos socioculturais é chamado de:

  • A. assimilação
  • B. inventividade
  • C. aplicação
  • D. operacionalização
  • E. mecanização

Dentre as concepções de organização e gestão escolar, a gestão democrático-participativa destaca-se por:

  • A. comunicação linear baseada em normas e regras
  • B. decisões coletivas (assembleias, reuniões)
  • C. qualificação e competência profissional
  • D. prescrição detalhada de funções e tarefas
  • E. ênfase nas interrelações, mais do que nas tarefas

O planejamento para a ação imediata do educador, em uma atividade docente, é conhecido por planejamento de:

  • A. escola
  • B. currículo
  • C. projeto pedagógico
  • D. ensino
  • E. conteúdo

O que de mais importante ocorre em termos de linguagem infantil no período da explosão da gramática, processo importante na concretização da alfabetização, é o:

  • A. crescimento do vocabulário
  • B. uso de gestos comunicativos
  • C. aparecimento da holofrase
  • D. surgimento das perguntas negativas
  • E. fomento das relações sociais

Para atingir um determinado objetivo, o educador(a) deverá apropriar-se de métodos que o ajudem a cumprir metas e ações. O método que possibilita a aquisição da independência do educando em relação ao educador chama-se:

  • A. problematização
  • B. exposição
  • C. reprodução
  • D. exercitação
  • E. dinamização

O ensino fundamental, componente obrigatório da educação básica, tem como objetivo:

  • A. compreensão do ambiente natural e dos valores da sociedade
  • B. preparação básica para o trabalho e cidadania do educando
  • C. articulação com instituições especializadas
  • D. introdução à tecnologia de informática e de telecomunicação
  • E. divulgação da criação cultural e da pesquisa tecnológica

A I Conferência Nacional de Educação (1932) teve como marco o lançamento do Manifesto dos Pioneiros, cuja característica principal foi:

  • A. o entusiasmo pela educação
  • B. o otimismo pedagógico
  • C. a ênfase nos conteúdos
  • D. a inserção da tecnologia educacional
  • E. o interesse do proletariado

“Ensinamos crianças, não matérias”, foi um slogan usado por Scheffler, citado por Sairani (1998), que alertava para a:

  • A. corrente da filosofia humanística da educação
  • B. subjetividade dos educandos
  • C. centralidade da criança no processo educativo
  • D. importância da dosagem dos conteúdos
  • E. divisão entre a escola tradicional e a nova

De acordo com Freire (1997), são qualidades inerentes à condição de professor(a):

  • A. humildade, amorosidade e coragem
  • B. mansidão, autoridade, conivência
  • C. tolerância, alegria de viver, insegurança
  • D. sublimação, pertinência, engajamento
  • E. eticidade, verbalismo e justiça

A assimilação ativa dos conteúdos socioculturais, dentro de uma escola, ocorre por meio do ensino:

  • A. espontâneo
  • B. informal
  • C. sistemático
  • D. repetitivo
  • E. intencional
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...