Questões de Pedagogia da Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A educação pública estatal iniciou-se no Brasil a partir de:

  • A. final do século XIX
  • B. meados do século XIX
  • C. final do século XVIII
  • D. meados do século XVIII
  • E. meados do século XX

O que promove mais eficiência na aquisição de informações na criança, relativo ao seu processo de aprendizagem, resultando em respostas cognitivas mais rápidas, são as:

  • A. diferenças individuais
  • B. percepções motoras
  • C. operações concretas
  • D. operações formais
  • E. experiências efetivas

Para Kohlberg, citado por Bee (1996), o estudo dos níveis de desenvolvimento moral da criança e do adolescente apresentase como um estágio de moralidade pré-convencional, quando o indivíduo segue regras por interesse, resultando em:

  • A. sistema e consciência sociais
  • B. expectativas e relacionamentos interpessoais
  • C. contrato social e direitos individuais
  • D. princípios éticos e universais
  • E. individualismo e propósito instrumental

Entre as várias correntes crítico-reprodutivas da escola, aquela que explicita as condições e qualifi ca diferentemente o trabalho intelectual e o trabalho manual denomina-se:

  • A. teoria da escola dualista
  • B. escola como aparelho ideológico
  • C. ensino como violência simbólica
  • D. pedagogia tecnicista
  • E. pedagogia progressista

O professor, como agente e sujeito de transformação da sociedade, deve priorizar a problematização dos conteúdos de acordo com a prática social dos educandos. Esse cuidado fica caracterizado por procedimentos de:

  • A. planejamento
  • B. objetivos
  • C. currículo
  • D. metodologia
  • E. avaliação

Aproximadamente aos 18 meses de idade, a criança passa da dominância dos esquemas sensório-motores simples para o uso dos primeiros símbolos. Segundo Piaget, isto ocorre pelo processo de:

  • A. equilibração
  • B. assimilação
  • C. adaptação
  • D. organização
  • E. abstração

Entre as diversas funções da avaliação, a função que retrata a média do desempenho escolar obtida por um estudante durante um determinado período letivo é chamada de:

  • A. classificatória
  • B. formativa
  • C. normativa
  • D. diagnóstica
  • E. somativa

Com a obra “Professora sim, tia não”, Paulo Freire pretende:

  • A. negar à professora a condição que deseja assumir
  • B. identificar a professora com o parentesco de tia
  • C. recusar a identificação da professora à tia
  • D. transformar a professora em tia do aluno
  • E. distorcer o papel da professora e da tia

As transformações da sociedade contemporânea, ante o neoliberalismo de mercado, atingiram fortemente a educação. Entre as características desenvolvidas por esta corrente, destaca-se:

  • A. formação por mérito das elites intelectuais
  • B. desenvolvimento igualitário dos indivíduos
  • C. tendência liberal-capitalista estatizante
  • D. planificação dos sistemas de ensino/cidadania
  • E. ênfase no direito público com justiça social

A aprendizagem dos conteúdos procedimentais, segundo Zabala (1998), compreende ler, desenhar, observar, calcular, classificar, traduzir... Para identificar estas características diferenciais, é preciso situar cada conteúdo procedimental, mas, para se chegar à aprendizagem de um procedimento, é preciso:

  • A. manter organização conceitual
  • B. aproveitar as situações reais
  • C. aproveitar os conflitos
  • D. refletir sobre a própria atividade
  • E. favorecer modelos de atitudes
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...