Questões de Pedagogia da Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na avaliação formativa, a formação integral do aluno, quanto a sua função social e de aprendizagem, deve basear-se no desenvolvimento de suas:

  • A. ações
  • B. necessidades
  • C. capacidades
  • D. disponibilidades
  • E. possibilidades

As atitudes e comportamentos de um professor em sala de aula e problemas aí surgidos, precisam ser pensados e resolvidos ou encaminhados para uma solução, exigindo uma qualidade de relação pessoal e social que permita, pelo menos, que ocorram tentativas de compreensão e equilíbrio pessoal, social, profissional e de independência de juízo com responsabilidade social. Tal atitude é reconhecida por:

  • A. autonomia
  • B. dependência
  • C. atilamento
  • D. receptividade
  • E. valorização

Ao pensar no professor reflexivo, depara-se com variedades dessa prática reflexiva. Zeichner, citado por Contreras (2012), cita uma prática que diz respeito à priorização de um ensino sensível ao pensamento, aos interesses e ao desenvolvimento dos estudantes e do desempenho dos professores como docentes e como pessoas, a que denomina de versão:

  • A. genérica
  • B. de reconstrução social
  • C. de eficiência social
  • D. acadêmica
  • E. evolutiva

A educação moral pode ser entendida como aplicação, quando a escola oferece instrumentalização para a realização dos projetos dos alunos, o que pode ser compreendido por ensino de:

  • A. desenvolvimento planificado
  • B. boa qualidade
  • C. solidariedade
  • D. respeito ao próximo
  • E. integridade permanente

As escolas oferecem atividades gerais que, na maioria das vezes, beneficiam o trabalho de grupo. No entanto, nos trabalhos individuais, encontra-se uma característica bastante definida, que auxilia na aprendizagem, conhecida por:

  • A. organização
  • B. conceitualização
  • C. qualificação
  • D. memorização
  • E. estimulação

A prática pedagógica atual é muito influenciada pelo construtivismo, sendo este um facilitador para as relações interativas entre professor e aluno. Assim, o professor que atua de uma forma suficientemente flexível, irá permitir, entre as várias possibilidades, que haja:

  • A. contribuições de fundo emocional
  • B. aumento das relações de confiança
  • C. adaptação às necessidades do aluno
  • D. estabelecimento de respeito mútuo
  • E. criação de metas a longo prazo

O multiculturalismo estuda a melhor forma de se conviver com as diferenças. Essas ideias discutem como se pode entender e até resolver os problemas de uma sociedade heterogênea. Dentre as diferentes concepções de multiculturalismo propostas por Stuart Hall, citado por Piletti (2006), tem-se a proposição de que os diferentes devem ser integrados como iguais na sociedade dominante. Esta modalidade de multiculturalismo é denominada:

  • A. liberal
  • B. pluralista
  • C. corporativa
  • D. crítica
  • E. absenteísta

O pensamento pedagógico moderno sofreu infl uências de várias escolas sociológicas. Comte, citado por Piletti (2006), deu início a esses estudos ao sustentar, como princípio básico, o modelo educacional de:

  • A. desenvolvimento da consciência coletiva
  • B. transformação evolutiva do espírito humano
  • C. processo amplo de racionalização
  • D. planejamento racional de intervencionismo
  • E. construção de uma sociedade socialista
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...