Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que diz respeito à concepção e prática da supervisão, julgue os itens subsequentes.
A partir das concepções mais recentes de supervisão escolar, a função do supervisor passou de meramente técnico-burocrática para educacional e integrada aos demais profissionais e segmentos da comunidade escolar.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que diz respeito à concepção e prática da supervisão, julgue os itens subsequentes.
A LDB e os PCNs são marcos fundamentais definidores da concepção de supervisão escolar que vigora no atual cenário educacional brasileiro.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que diz respeito à concepção e prática da supervisão, julgue os itens subsequentes.
A despeito das dificuldades presentes no cotidiano escolar, o supervisor escolar tem-se mantido estritamente em atividades inerentes à sua área de atuação.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Considerando a legislação aplicada à educação a distância, julgue os próximos itens.
O incentivo legal garantido pelo poder público ao desenvolvimento de programas de educação a distância abstrai-se da oferta de cursos de graduação na educação superior e de cursos técnicos na educação básica.
Considerando a legislação aplicada à educação a distância, julgue os próximos itens.
Os cursos na modalidade de educação a distância prescindem, conforme legislação, da realização de momentos presenciais para a realização de atividades de avaliação de desempenho de estudantes.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Considerando a legislação aplicada à educação a distância, julgue os próximos itens.
O projeto pedagógico de cursos e programas a serem ofertados na modalidade de educação a distância é um dos requisitos básicos exigidos no processo de credenciamento das instituições de ensino para essa oferta.
Considerando a legislação aplicada à educação a distância, julgue os próximos itens.
A oferta de educação básica na modalidade de educação a distância restringe-se a casos específicos, como o de cidadãos em situação de cárcere.
Recurso didático é
uma ferramenta utilizada nos processos de avaliação institucional com o objetivo de transmitir aos professores o desempenho global dos alunos.
qualquer material essencial para o bom funcionamento de uma instituição de ensino, como a estrutura física da escola.
todo material utilizado como auxílio no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo proposto pelo professor a seus alunos.
a capacidade intrínseca do estudante em resolver problemas de forma inovadora e criativa.
o montante em dinheiro destinado ao ensino pelos poderes públicos de forma a viabilizar o ano letivo.
É objetivo dos processos de avaliação
gerar uma planilha de notas que será utilizada como base para levantamento de verbas, junto ao governo federal, para melhorias físicas nas instituições de ensino.
julgar como os objetivos iniciais definidos no plano de trabalho do professor foram cumpridos.
classificar os alunos a partir das notas obtidas, de forma a subdividir as turmas em grupos de acordo com o seu rendimento.
gerar índices satisfatórios para reduzir as taxas de evasão.
gerar um quadro de resultados que será utilizado para selecionar os alunos para o ingresso nas instituições de ensino superior.
Com relação à utilização e aplicação de recursos didáticos no ensino de biologia, assinale a opção correta.
O professor, além de não diversificar a escolha dos recursos didáticos, deve manter os mesmos recursos didáticos em diversas fases ou momentos do processo de ensino.
O uso de recursos didáticos deve servir de auxílio para que, no futuro, os alunos aprofundem e apliquem seus conhecimentos, e produzam outros conhecimentos a partir desses.
O professor deve estimular o aluno, por meio de recursos didáticos, a aprender o conhecimento construído e ministrado.
O professor deve conscientizar o aluno de que o conhecimento é dado como algo previamente formulado e de que ele deve receber o conhecimento e trabalhar no seu entendimento.
Os materiais didáticos devem ser sempre utilizados no ensino escolar, independentemente do contexto pedagógico, uma vez que só trarão benefícios ao aprendizado do aluno.
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