Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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No que diz respeito à concepção e prática da supervisão, julgue os itens subsequentes.

A partir das concepções mais recentes de supervisão escolar, a função do supervisor passou de meramente técnico-burocrática para educacional e integrada aos demais profissionais e segmentos da comunidade escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito à concepção e prática da supervisão, julgue os itens subsequentes.

A LDB e os PCNs são marcos fundamentais definidores da concepção de supervisão escolar que vigora no atual cenário educacional brasileiro.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito à concepção e prática da supervisão, julgue os itens subsequentes.

A despeito das dificuldades presentes no cotidiano escolar, o supervisor escolar tem-se mantido estritamente em atividades inerentes à sua área de atuação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a legislação aplicada à educação a distância, julgue os próximos itens.

O incentivo legal garantido pelo poder público ao desenvolvimento de programas de educação a distância abstrai-se da oferta de cursos de graduação na educação superior e de cursos técnicos na educação básica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a legislação aplicada à educação a distância, julgue os próximos itens.

Os cursos na modalidade de educação a distância prescindem, conforme legislação, da realização de momentos presenciais para a realização de atividades de avaliação de desempenho de estudantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a legislação aplicada à educação a distância, julgue os próximos itens.

O projeto pedagógico de cursos e programas a serem ofertados na modalidade de educação a distância é um dos requisitos básicos exigidos no processo de credenciamento das instituições de ensino para essa oferta.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a legislação aplicada à educação a distância, julgue os próximos itens.

A oferta de educação básica na modalidade de educação a distância restringe-se a casos específicos, como o de cidadãos em situação de cárcere.

  • C. Certo
  • E. Errado

Recurso didático é

  • A.

    uma ferramenta utilizada nos processos de avaliação institucional com o objetivo de transmitir aos professores o desempenho global dos alunos.

  • B.

    qualquer material essencial para o bom funcionamento de uma instituição de ensino, como a estrutura física da escola.

  • C.

    todo material utilizado como auxílio no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo proposto pelo professor a seus alunos.

  • D.

    a capacidade intrínseca do estudante em resolver problemas de forma inovadora e criativa.

  • E.

    o montante em dinheiro destinado ao ensino pelos poderes públicos de forma a viabilizar o ano letivo.

É objetivo dos processos de avaliação

  • A.

    gerar uma planilha de notas que será utilizada como base para levantamento de verbas, junto ao governo federal, para melhorias físicas nas instituições de ensino.

  • B.

    julgar como os objetivos iniciais definidos no plano de trabalho do professor foram cumpridos.

  • C.

    classificar os alunos a partir das notas obtidas, de forma a subdividir as turmas em grupos de acordo com o seu rendimento.

  • D.

    gerar índices satisfatórios para reduzir as taxas de evasão.

  • E.

    gerar um quadro de resultados que será utilizado para selecionar os alunos para o ingresso nas instituições de ensino superior.

Com relação à utilização e aplicação de recursos didáticos no ensino de biologia, assinale a opção correta.

  • A.

    O professor, além de não diversificar a escolha dos recursos didáticos, deve manter os mesmos recursos didáticos em diversas fases ou momentos do processo de ensino.

  • B.

    O uso de recursos didáticos deve servir de auxílio para que, no futuro, os alunos aprofundem e apliquem seus conhecimentos, e produzam outros conhecimentos a partir desses.

  • C.

    O professor deve estimular o aluno, por meio de recursos didáticos, a aprender o conhecimento construído e ministrado.

  • D.

    O professor deve conscientizar o aluno de que o conhecimento é dado como algo previamente formulado e de que ele deve receber o conhecimento e trabalhar no seu entendimento.

  • E.

    Os materiais didáticos devem ser sempre utilizados no ensino escolar, independentemente do contexto pedagógico, uma vez que só trarão benefícios ao aprendizado do aluno.

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